É de graça: Rua Walls leva atrações culturais para a Zona Portuária neste domingo (12)
Evento fechará a Avenida Rodrigues Alves e terá slam, batalha de rap, DJs e roda de samba. A ideia é tornar a atração fixa, como o Minhocão, em São Paulo
Neste domingo (12), um trecho de 1,5 km da Avenida Rodrigues Alves, na Zona Portuária, será ocupado por diversas atrações culturais gratuitas. Promovido pelo projeto de urbanismo tático Rua Walls, o evento fechará a via das 10h às 17h para uma fase de teste – a ideia é tornar a ação fixa, como ocorre no viaduto do Minhocão, em São Paulo.
+ Até que enfim: obras do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, são retomadas
“Queremos abrir as ruas, diminuir o fluxo de carros e devolver a cidade para o pedestre”, explica André Bretas, um dos idealizadores do projeto.
A primeira edição contará com equipes de skate e de bike, slam, batalha de rap, DJs e roda de samba entre as atrações. Além disso, haverá apresentações de grupos de dança e um tour pelos grafites da região, feito por guias locais.
+ Novo centro cultural abre as portas na Zona Portuária com mostra de arte urbana
Durante o evento, o público poderá presenciar pinturas de murais inéditos na região. Neste domingo (12), começa o segundo bloco de pinturas do Rua Walls 2021, que vai inaugurar, ao todo, 22 painéis no percurso de 1,5 km da avenida até 22 de dezembro. Em 2020, o projeto foi responsável por colorir outro trecho de 1,5km da mesma via com grafites.
O primeiro grande mural foi inaugurado no último dia 2. Pintado em estilo bomb (letras características do universo do graffiti) o painel possui as mesmas proporções do famoso Mural Etnias do artista Kobra, no Boulevard Olímpico (150m x 18m). As obras foram assinadas pelos artistas que se identificam pelos users @om108, @coe_zn, @edazilhaz, @lollyndona, @loostavale, @monstrodeasa, @planob_vandal_life e @searc_src.
+ Balé natalino volta aos palcos do Teatro Riachuelo Rio em curta temporada
Participaram do primeiro bloco de pinturas, realizado entre os dias 1º e 10 de dezembro, os artistas: Thiago Thipan, Gugie Cavalcanti, Di Couto, Camila Rosa, Kadu Ori, Gebara e Ju Angelino. Já na segunda etapa, será a vez de Marcela Cantuária, Guilherme Kid, Ian Nes, Lelo, Yara Pão, Kika Carvalho, Serifa e Alex Senna ocuparem o espaço com suas artes.
Os novos grafites vão fazer parte do Museu de Arte Urbana do Porto, uma plataforma digital que faz o mapeamento dos murais da região.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui