Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Rolé Carioca vai homenagear o cronista João do Rio em tour virtual

Projeto comandado por professores de história convida participantes a 'flanar' pela Belle Époque carioca neste domingo (27)

Por Marcela Capobianco Atualizado em 23 jun 2021, 11h48 - Publicado em 23 jun 2021, 11h47

Há exatamente 100 anos, morria o cronista João do Rio, o primeiro flâneur da cidade. A importância do chamado “repórter maldito” se mantém até hoje, e ele é um ícone para o projeto Rolé Carioca, que organiza passeios históricos por diversos bairros.

+ Quase 80 000 cariocas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

A edição deste mês, ainda virtual por causa da pandemia, homenageia João do Rio, é claro. No próximo domingo (27), o roteiro on-line propõe um passeio pela Belle Époque carioca a partir dos contos e crônicas do jornalista, que traduziu, em seus escritos, a alma do Rio do início do século XX.

O encontro está marcado para as 10h e acontece pela plataforma Zoom. Haverá transmissão simultânea pelo Facebook do projeto Rolé Carioca.

+ Dira Paes: “Ser artista é um ato político”

O percurso foi baseado no livro A Alma Encantadora das Ruas, obra de maior sucesso do autor. Em suas páginas, João do Rio descreve uma cidade de contrastes e convida o leitor a viajar pelas ruas sob a ótica do flâneur, que não se fixa num local, mas passa por vários pontos, conversando com pessoas e conhecendo diversos tipos humanos.

Continua após a publicidade

O repórter observava as situações sob um o ponto de vista que inovaria o jornalismo e faria dele um dos maiores de seu tempo.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“A proposta do projeto é passear pelo Rio observando seus detalhes, seus personagens, hábitos e costumes. Acreditamos que explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, signos e deformidades”, diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto.

O tour virtual será conduzido pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins.

+ Irreverentes, influenciadores de favelas entram na mira de grandes marcas

Não é necessário inscrição prévia. O link do Zoom será liberado às 9h50 de domingo (27), nos perfis do projeto no Facebook e Instagram.

Continua após a publicidade

Publicidade