Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Retrospectiva 2020: Nerdcast é o podcast mais popular do país no Google

Plataforma também divulgou os livros digitais e audiobooks mais vendidos este ano. Autoajuda, negócios e ficção são os temas preferidos no Brasil

Por Marcela Capobianco Atualizado em 22 dez 2020, 12h33 - Publicado em 22 dez 2020, 12h26

Lançado em 2006, quando grande parte dos brasileiros nem fazia ideia do que era um podcast, o Nerdcast, de Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Azaghal) – a dupla fundadora do site Jovem Nerd – reafirma o fôlego da linguagem ao ser o mais escutado na plataforma Google Podcasts em 2020, no Brasil. Para medir, a plataforma considerou o tempo de escuta de cada produção entre 1º de abril e 29 de novembro.

+ Prisão de Crivella inspira diversos memes: veja os mais bombados

Semanal, o Nerdcast tem média de 1,5 milhão de downloads em cada um dos mais de 700 episódios produzidos. No Nerdcast são abordados diversos assuntos, da cultura pop à ciência, passando por cômicas experiências pessoais com as quais os ouvintes se identificam – e morrem de rir.

Alexandre e Deive têm uma turma de podcasters que constantemente participam da mesa-redonda, geralmente gravada a distância, a exemplo de Fernando Russel, o Tucano, Frederico Carstens, o Sr. K, além de Agatha Ottoni, esposa de Alexandre, e Andreia Pazos, esposa de Deive.

+ Rádio Novelo, a fantástica fábrica de podcasts

No top 10 de 2020 também aparecem os podcasts Xadrez Verbal, um papo sobre geopolítica e história com Filipe Figueiredo e Matias Pinto; O Assunto, de política, produzido pelo G1, com Renata Lo Prete; Boletim Folha, da Folha de São Paulo, Panorama CBN; Foro de Teresina, da Revista Piauí; Um Milkshake Chamado Wanda, do site Papel Pop; Gugacast, de Guga Mafra; Matando Robôs Gigantes, de Affonso Solano, Didi Braguinha e Beto Duque Estrada e o 99Vidas – Nostalgia e Videogames.

Continua após a publicidade

Entre os audiolivros mais vendidos no Google Play figuram títulos de autoajuda, além de produções sobre negócios e economia. O Poder do Hábito: Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios, de Charles Duhigg, foi o campeão de 2020.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Também aparecem na lista dos audiolivros os seguintes títulos: Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari, A Arte da Guerra, de Sun Tzu, Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill, Inglês Fluente em 30 Lições, de José Roberto A. Igreja, Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século, de Augusto Cury; O Príncipe, de Maquiavel; Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey; Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho, de Thiago Nigro e Manual de Persuasão do FBI, escrito por Jack Schafer e Marvin Karlins.

+ Enfim, férias: dez programas para curtir com os pequenos no Rio

Já na categoria e-books, ficção é o gênero que mais aparece na lista. Confira os mais vendidos: Dois é Demais Para Você, de Sky Corgan, a série de mangá Toriko, Ômega Syur: A Fúria dos Nove, de Ton Ruys; Truque de Mágica, de Leticia Höfke; A Arte da Guerra, de Sun Tzu; Disciplina da Mente: Seja Seu Diretor Interior de Autogerenciamento, de Jorge Sabongi; O Diário de Anne Frank; Hackademia, de Henrique Cesar Ulbrich; O Criador da Realidade: A Vida dos Seus Sonhos é Possível, de Bruno J. Gimenes e Patricia Candido e, por fim, A Barraca do Beijo: Ela Pode Dizer Ao Seu Amigo Qualquer Coisa… Exceto Isso, escrito por Beth Rickles.

+ Maria Ribeiro: “Os gritos de dezembro”

Continua após a publicidade
Publicidade