Continua após publicidade

É de graça: os melhores programas sem pagar nada no fim de semana

Exposições, espetáculos, festivais de cinema, apresentações musicais e mais atrações para todas as idades estão neste roteiro

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 nov 2022, 16h35 - Publicado em 3 nov 2022, 19h57
Foto mostra orquestra sinfônica e cantora se apresentando no palco
OPES: concerto será ao ar livre e aberto ao público (Renato Mangolin/Divulgação)
Continua após publicidade

Orquestra Petrobras Sinfônica

Neste sábado (5), o Via Parque inaugura sua temporada natalina, que inclui decoração inspirada na animação Minions, a chegada do Papai Noel e outras atrações. A principal será um concerto ao ar livre da Orquestra Petrobras Sinfônica, que apresentará canções de Natal sob a regência do maestro Felipe Prazeres e com a participação da cantora Analu Pimenta. O espetáculo é acompanhado pela Parada das Luzes, um desfile de personagens como fadas, duendes, reis e rainhas com figurinos iluminados por centenas de lâmpadas, que recepciona a chegada do Bom Velhinho, às 19h. Cerca de 50 músicos da orquestra sobem ao palco montado na parte externa do estacionamento do shopping para apresentar um repertório composto por Noite FelizWhite ChristmasEntão é Natal e Jingle Bells, além de Mourão, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. 

Av. Ayrton Senna 3000, Barra da Tijuca. A partir das 16h30. Grátis. Mais informações:www.viaparqueshopping.com.br

+ Somamos Festival está de volta com nomes que despontam na cena cultural

Festival Ori

No mês da Consciência Negra, acontece a 3º edição do Festival Ori, com a proposta de celebrar a pluralidade cultural afro-brasileira, ocupando e integrando territórios do Rio tanto de forma presencial quanto virtual. A programação acontece nos dias 5 a 20 de novembro, trazendo shows, exposições artísticas presenciais e virtuais, rodas de conversas, atividades infantis e feira de afro empreendedores. Neste sábado (5), o evento promove o lançamento do filme Tributo à Mãe Beata, com direito a exibição e roda de conversa no Museu da Historia e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab).

Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb (5), 15h/21h. Grátis.

Arte como Trabalho

Foto mostra obra do Guilherme Kid
Guilherme Kid: artista é um dos contemplados pelo projeto (./Divulgação)
Continua após a publicidade

Também no Muhcab, está em cartaz a exposição Arte como Trabalho, com produção e curadoria assinada pelos pesquisadores Carolina Rodrigues, João Paulo Ovidio, Luana Aguiar e Priscila Medeiros. A mostra reúne pinturas, performances, vídeo, fotos e esculturas que dialogam com as questões do artista como trabalhador e da sua sobrevivência. O projeto contemplou quinze artistas do estado do Rio, sendo eles: Guilherme Kid, Ismael David, Joelington Rios, Joyce Olipo, Juliana Pereira dos Santos, Karine de Souza, Leandro e Silva, Marina Souza, MC Faixas, Osvaldo Carvalho, Siwaju Lima, Tete Silva, Thaís Basilio, Thais Iroko e Viviane Laprovita.

Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Qui. a dom., 10h/17h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:

Pança

Foto mostra atores do espetáculo Pança
Pança: sessões gratuitas até domingo (6) (Thais Grechi/Divulgação)

Escrito e dirigido por Cecilia Ripoll, o espetáculo Pança faz gratuitas na Sede da Cia dos Atores, na Lapa, desta quinta (3) até domingo (6). A peça constrói uma fábula inspirada no surgimento da máquina de imprensa, criada por Gutenberg no século 15, para abordar a reprodutibilidade da notícia e as falhas da comunicação humana

Continua após a publicidade

Sede da Cia dos Atores (Escadaria Selarón). Rua Manuel Carneiro, casas 10 e 12, Lapa. Qui a dom, 20h. Grátis. Até 6 de novembro.

Filmambiente

Com exibições gratuitas, a 12ª edição do Festival Internacional de Filmes Ambientais acontece entre os dias 3 a 9 de novembro no Espaço Itaú de Cinema. Com filmes que provocam reflexões sobre questões ambientais e sustentabilidade, o evento irá exibir 25 títulos, entre animações, documentários e ficções de onze países. São 6 longas-metragens em competição e 19 curtas, sendo 15 em competição, que serão eleitos os melhores em cinco categorias por meio de um júri internacional. Além da exibição das obras, o festival promove debates, painéis temáticos, workshops e master classes de diretores convidados. A programação completa pode ser acessada pelo site do Filmambiente.

+ Milton Nascimento e Caetano Veloso gravam música para o Mundo Bita

Sara Bentes no Imperator

Foto mostra a cantora Sara Bentes
Sara Bentes: show reforça a importância da acessibilidade e da inclusão (Lucas Lopes/Divulgação)

Celebrando sua carreira de cantora e compositora, a tijucana Sara Bentes e sua banda fazem um show gratuito no Imperator – Centro Cultural João Nogueira neste sábado (5). A artista com dois álbuns autorais, Invisível (2015) e Tudo o Que Me Faz Vibrar (2018), tem deficiência visual e traz em sua apresentação uma importante mensagem sobre acessibilidade e inclusão. O cenário do espetáculo, nomeado O Som do Invisível, será desenhado por meio de iluminação cênica com a proposta de traduzir com as luzes tudo o que não pode ser visto, mas sentido.

Continua após a publicidade

 Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Sáb. (5), 20h. Ingressos gratuitos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/o-som-do-invisivel/1763167

Pic Nic Musical

Foto mostra criança tocando violão de brinquedo
Pic Nic Musical: evento promove atividades para todas as idades (./Divulgação)

Neste domingo (6), o Pic Nic Musical vai reunir arte, cultura, música e atividades recreativas para todas as idades na Praça do Pomar, na Barra. Realizado em parceria com o colégio Mopi, o encontro terá a participação de Luis Carlinhos e seus convidados com músicas autorais, clássicos da MPB e canções do projeto infantil do compositor, “Macatchula”. O evento será adiado em caso de chuva.

Praça do Pomar. Praça Professor José Bernardino, s/n, Jardim Oceânico, Barra. Dom. (6), 10h/13h. Mais informações no site do Mopi.

+ Milton Nascimento e Caetano Veloso gravam música para o Mundo Bita

CCBB Educativo

Foto mostra homem com camisa amarela mostrando obra de exposição a visitantes
CCBB: visitas mediadas gratuitas são realizadas (Leo Braga/Divulgação)
Continua após a publicidade

O fotógrafo e artista carioca Walter Firmo e a curadora Janaina Damaceno são convidados neste sábado (5) para um bate-papo no Centro Cultural Banco do Brasil com os professores da rede pública, privada, educadores e interessados em geral. O Encontro com Professores acontece no Cinema 1, no Térreo do CCBB, às 10h. A pauta gira em torno da nova exposição Walter Firmo: no Verbo do Silêncio a Síntese do Grito, em cartaz entre 9 de novembro e 27 de março de 2023. Firmo compartilhará sua trajetória na fotografia e suas vivências como um homem negro nascido e criado nos subúrbios e arrabaldes de Mesquita, Nilópolis, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Vaz Lobo, Cordovil, Parada de Lucas, Vista Alegre e Irajá. Os participantes também podem aproveitar a visita ao centro cultural para realizar atividades e visitas mediadas à exposição OSGEMEOS: Nossos Segredos, da dupla de irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. As visitas mediadas acontecem aos sábados e domingos às 10h e 18h.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Mais informações em: www.ccbb.com.br/rio-de-janeiro/. Ingressos em: https://www.bb.com.br/cultura. Grátis.

Village Classic Cars

Foto mostra carro antigo na cor azul
Village Classic Cars: carros clássicos e raros ganham exposição (./Divulgação)

Com mais de cem ícones do design automobilístico das décadas de 20 a 90, a maior exposição de carros antigos do Rio retorna ao VillageMall. Aberta ao público, a 5ª edição da mostra reúne carros importados e nacionais, dos esportivos aos utilitários, além de motos, bicicletas, triciclos, carros a pedal, entre outros brinquedos de rodas. Entre os destaques neste ano, estão raridades como o Cadillac 1960 Limousine presidencial, que pertenceu ao ex-ditador iuguslavo, Josip Broz Tito; e uma unidade do inglês Morgan, o automóvel mais antigo do mundo que ainda está em produção. Após conferir todas as atrações da mostra, os visitantes ainda poderão votar no seu carro favorito. Para animar o evento, a banda Village Bossa Jazz se apresenta de quinta a sábado, às 19h, e no domingo , às 18h. Haverá ainda estações gastronômicas com comes e bebes. 

Centro de eventos do Village Mall. Av. das Américas 3900, Barra da Tijuca (portaria A). Seg a sáb, 12h/22h; dom, 12h/ 20h. Grátis. Até 13 de novembro

+ Quem foi Maria Firmina dos Reis, a grande homenageada da Flip 2022

Continua após a publicidade

Orquestra Violões do Forte de Copacabana

Foto mostra orquestra tocando no Forte de Copacabana
Violões do Forte: (./Divulgação)

Grandes sucessos da MPB são resgatados no repertório da orquestra, que se apresenta mais uma vez no Forte de Copacabana neste sábado (5). Mas o funk carioca também ganha destaque com uma apresentação de dança dos gêmeos Lucas e Matheus Pereira.Com regência de Luiz Potter e direção artística de Márcia Melchior, a orquestra é formada por 25 jovens de baixa renda do Rio.

Forte de Copacabana. Rua Coronel Eugênio Franco 1 (posto 6), Copacabana. Sáb, 19h. Grátis.

Gira Música

Foto mostra compradores olhando discos em feira
Gira Música: evento também tem lançamentos de discos e livros, shows e DJs (./Divulgação)

Mais de 40 expositores de discos de vinil do Rio e de outras partes do Brasil ganham espaço em mais uma Gira Música. A 7ª edição da feira dedicada aos amantes da música ainda terá o lançamento de livros, discos, atividades infantis, expositores gastronômicos, tattoo, Bazar Móvel, entre outras atrações. Diversos DJs comandam a música do evento, como os residentes andreriot, Costenplatte, Flávio Barros e Meu Caro Vinho, junto às convidadas Sofia Amaral, de apenas 12 anos, e Preta Velha e ao DJ Daniel Roots Combo. Outro ponto alto do evento será o pocket-show do FolaKemi Duo, da cantora inglesa FolaKemi, acompanhada do baixista e guitarrista Marco Bombom. 

Casa da Polônia. Rua das Laranjeiras, 540, Laranjeiras. Dom. (6), 12h/20h. Grátis mediante a doação de 1kg de alimento.

+ Uma viagem pelo maior parque de dinossauros do mundo, em Miguel Pereira

Visões Latinas

A mostra Visões Latinas reúne longas-metragens de vários países da América Latina, além de curtas produzidos na Região Metropolitana do Rio, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, até o dia 13 de novembro. São obras que buscam um diálogo entre tópicos fundamentais da vida contemporânea, como racismo, ancestralidade, violência, feminismo, identidade, solidão e LGBTQIAP+. Entre os destaques, estão o filme chileno Uma Mulher Fantástica, dirigido por Sebastián Lelio, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017; o colombiano O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra, também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016; e o premiado Últimos Dias em Havana, longa cubano dirigido por Fernando Perez.

Centro Cultural da Justiça Federal: Av. Rio Branco 24, Centro. Grátis.

Arte dos Povos

Foto mostra mulher jovem indígena e outra senhora com trajes religiosos de matriz africana
Arte dos Povos: festival aborda a ancestralidade e a sustentabilidade (./Divulgação)

Até domingo (6), o festival Arte dos Povos ocupa o Museu de Arte Moderna (MAM) com a proposta de celebrar a relação do ser humano com a natureza, a diversidade cultural dos povos brasileiros e os saberes da matriz-africana e indígena. O evento ainda relembra dois marcos da história do país: os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22 e os 30 anos da ECO 92. Exposições de arte contemporânea, shows musicais, oficinas, seminários, mostra de cinema, rodas de debate, feira de artesanato indígena e gastronomia afrobrasileira e outras atrações diversas fazem parte da programação.

MAM. Av. Infante Dom Henrique 85, Glória. Sex. a dom., 10h/22h. Grátis. Confira a programação completa no Instagram @artedospovos

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Menino Navegador

Foto mostra cantor Ronaldo Mota cantando e tocando violão. Ele usa uma boina marrom na cabeça e uma camisa listrada de vermelho
Ronaldo Mota: cantor e compositor faz apresentações com entrada franca (./Divulgação)

O premiado compositor, cantor, ator e diretor musical Ronaldo Mota traz de volta aos palcos cariocas o show “Menino Navegador”. Voltado às crianças de 7 a 12 anos, o espetáculo infanto-juvenil fará seis apresentações em Arenas e Lonas Culturais da cidade. Neste sábado (5), a apresentação será na Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe. No show, Ronaldo apresenta cerca de dez canções autorais escritas para espetáculos musicais inspirados em textos e poemas de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Lygia Bojunga, Guimarães Rosa, Ilo Krugli e Herbert de Souza (Betinho). 

Lona Cultural Municipal Terra. R. Marcos de Macedo, s/nº, Guadalupe. Sáb., 17h. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.