Continua após publicidade

Fim do mês apertado? Veja a programação gratuita para o fim de semana

Roteiro traz espetáculos infantis, exposições, festival de cinema e roda de samba; veja as atrações

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 nov 2022, 19h52 - Publicado em 28 out 2022, 16h51
Foto mostra duas atrizes cantando. Uma delas um toca violão
Cigarra e A Formiga: peça reconta a clássica fábula (./Divulgação)
Continua após publicidade

Ah, se La Fontaine estivesse aqui! 

A edição de 2022 do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) está quase chegando ao fim. Neste sábado (29), uma das atrações será o espetáculo Ah, se La Fontaine estivesse aqui! – A Cigarra e a Formiga, em uma apresentação única no jardim da Casa França-Brasil. A peça reconta a história da famosa fábula A Cigarra e a Formiga, em um jogo teatral em que as personagens do conto e as próprias atrizes se misturam.  Com direção de Marta Paret e texto inédito de Denise Crispum, o espetáculo traz em cena a dupla Aurora e Julieta (Carol Machado e Laura Becker), que decide encenar uma peça. Assim com na fábula, as amigas terão que aprender a lidar com suas diferenças e encontrar um jeito de apoiar uma a outra. A montagem também apresenta ao vivo uma trilha sonora original composta por Marcelo Alonso Neves.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Sáb. (29), 11h. Grátis. Mais informações em https://www.fil.art.br/a-cigarra-e-a-formiga

Bem no Meio

Foto mostra cena de ópera-instalação
Bem no Meio: mistura linguagens artísticas em cena (DuHarte Fotografia/Divulgação)

Ainda dentro do FIL, haverá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a estreia da ópera-instalação Bem no Meio, projeto da multiartista e idealizadora do festival Karen Acioly. O espetáculo chega para oito apresentações gratuitas onde o espectador poderá sentir a ópera expandida em uma “cinemópera”, junção do cinema + ópera + instalação. A atração mistura o canto lírico e a literatura à dança e à projeção digital, gerando uma experiência sinestésica para o espectador, que assistirá às imagens projetadas nos espaços cênicos para criar sua própria interpretação da história.  Nela é narrada a história da menina Bem, que possui o dom de entrar e sair de dentro dos livros e que nasceu com um estranho buraquinho nas costas, de onde surgirá uma asa. O espetáculo joga uma lupa nos sentimentos infantis pouco escutados pelos adultos, com base em histórias de crianças com pais separados. A ópera-instalação gerou um livro homônimo, lançado em 2022 pela Editora Saberes e Letras.

Teatro III do CCBB Rio. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. 29 e 30/10, 5 e 6/11., 14h e 16h. Grátis. Mais informações em https://www.fil.art.br/bemno-meio

Solo de Histórias

Foto mostra mulher segurando pandeiro e sorrindo ao lado de homem segurando violão e sorrindo
Solo de Histórias: programa é conduzido por Gabriel SantAnna e Martha Paiva (./Divulgação)
Continua após a publicidade

Entre outubro e novembro, Martha Paiva e Gabriel Sant’Anna da Cia do Solo percorrem seis praças públicas e espaços culturais dos municípios do Rio, Magé, Mangaratiba, Guapimirim, Itaguaí e Resende, levando contações de histórias e outras ações de estímulo à leitura. Neste sábado (29), o evento chega à Praça Xavier de Brito, na Tijuca, também trazendo espaço para leitura, troca de livros e música. Além de ouvir as histórias, o público será estimulado por meio de atividades a compartilhar as narrativas que compõem os seus imaginários, intercalando-as com cantigas, fábulas, lendas e pequenos causos.

Praça Xavier de Brito, Tijuca. Sáb. (29), 10h/14h. Grátis.

Espaço Cultural Arte Sesc

Foto mostra a parte externa da Mansão Figner, no Flamengo
Espaço Cultural Arte Sesc: atrações gratuitas ganham a programação, principalmente aos sábados (./Divulgação)

Nesta sexta (28), às 19h, o cantor e compositor Pedro Miranda faz um show gratuito na lateral da Mansão Figner, casarão centenário reaberto este ano que abriga o centro cultural. A apresentação terá canções do novo álbum do artista, Da Gávea para o Mundo, lançado durante a pandemia, além de canções que formaram seu repertório afetivo de estudo do violão durante o isolamento social. No sábado (29), a programação gratuita continua com outras linguagens artísticas. O público poderá participar de visitas mediadas, das 12h às 19h, à exposição Abstrações. A mostra reúne 19 obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas. Haverá também um laboratório com atividades relacionadas ao tema da exposição das 16h às 17h. No pátio, das 15h às 18h, a criançada poderá assistir a um teatro Lambe Lambe (teatro em miniatura) com o grupo Depois do Ensaio. Na biblioteca da mansão, também estará funcionando um ponto de leitura das 12h às 18h.

Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo. Sex. (28), 19h. Sáb. (29), 12h/19h. Grátis. Mais informações em www.sescrio.org.br.

Continua após a publicidade

Godard na Cinemateca do MAM

Foto mostra cena de filme de Godard em que mulher dá beijo na bochecha de um homem usando chapéu e terno, segurando um cigarro na mão
Acossado: filme foi um dos longas exibidos na mostra Jean-Luc Cinema Godard (./Divulgação)

Permanece em cartaz até o dia 8 de novembro a mostra do Museu de Arte Moderna em homenagem a Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais aclamados do século XX, morto aos 91 anos no dia 13 de setembro. Neste sábado (29), serão exibidos no auditório Cosme Alves Netto os filmes História(s) do Cinema 1a: Todas as Histórias, Elogio ao Amor e A Origem do século XXI.

Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo. Sáb, 15h, 16h50 e 19h. Grátis ou contribuição voluntária. Programação completa no site: www.mam.rio/cinemateca/jean-luc-cinema-godard.

Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

Quem busca um local animado para assistir à final da Copa Libertadores, poderá colar no Amarelinho da Cinelândia, onde o Samba do Trabalhador, roda de samba tradicional da cidade comandada por Moacyr Luz, agita a tarde de sábado (28). O bar terá um telão para transmitir a partida.

Rua Floriano 55, Centro. Sáb, 14h. Grátis.

Continua após a publicidade

Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros

Feita em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Instituto Moreira Salles, a exposição sobre a autora mineira está em cartaz na Arena Carioca Fernando Torres, no portão 4 do Parque Madureira Mestre Monarco. Com curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, a exposição explora a trajetória e a produção literária da escritora e multiartista, internacionalmente conhecida com o seu livro Quarto de Despejo, de agosto de 1960. Na parte externa da arena, o público também pode atravessar uma instalação inédita de Hélio Oiticica, feita em homenagem ao músico Jards Macalé.

Arena Carioca Fernando Torres. Rua Bernardino de Andrade, 200. Parque Madureira, Portão 4. Ter. a dom., 9h/18h. Grátis.

O Circo Chegou!

O Circo Chegou!
O Circo, de Adalton Fernandes Lopes: setenta conjuntos do artista estão na mostra – (Museu do Pontal/Divulgação)

No Museu do Pontal, a exposição O Circo Chegou! reúne setenta conjuntos de peças em torno da obra O Circo, de Adalton Fernandes Lopes (1938-2005), de Niterói, que traz 100 personagens em movimento. Trabalhos de outros dezessete artistas populares são apresentados, além de fotografias que capturam o universo mágico do circo, de nomes como o francês Pierre Verger e o carioca Ratão Diniz. O público ainda pode ver no museu um recorte da Ocupação Benjamim de Oliveira, exposição do Itaú Cultural que apresenta a vida e a obra do primeiro palhaço negro do Brasil.

Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra (ao lado do condomínio Alphaville Residências). Qui. a dom., 10h/18h (encerramento às 17h30). Ingressos gratuitos ou com contribuição voluntária pelo link: https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/. Até março de 2023.

Continua após a publicidade

Ningyõ Arte e Beleza da Boneca Japonesa

Ningy Arte e Beleza da Boneca Japonesa
Boneca japonesa: mostra traz obras que exploram a arte e a beleza do objeto (./Divulgação)

A beleza e a os significados da boneca japonesa, chamada de “ningyõ”, é o foco desta mostra em cartaz na Cidade das Artes. Nela são expostas obras que retratam a delicadeza do brinquedo e mostram seus diferentes aspectos. Apresentada pelo Consulado Geral do Japão no Rio, a mostra ainda promove oficinas de origami e mangá para o público. Saiba mais aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.