Continua após publicidade

Ningyõ: mostra na Cidade das Artes retrata a delicadeza da boneca japonesa

Exposição mostra os diferentes significados que o brinquedo pode ganhar na cultura oriental, além de promover oficinas de origami e mangá

Por Luiza Maia
21 out 2022, 06h00

Chamada na cultura japonesa de “ningyõ” , palavra traduzida literalmente para o português como “forma humana”, a boneca é o tema principal da nova mostra em cartaz na Cidade das Artes. Pela primeira vez no Rio, a exposição itinerante Ningyõ Arte e Beleza da Boneca Japonesa traz obras que retratam a delicadeza do brinquedo, que é celebrado no país oriental sob diferentes aspectos.

Dependendo do estilo, ela pode simbolizar o crescimento saudável das crianças, representar o artesanato típico de uma região e ainda a diversidade da cultura pop. Apresentada pelo Consulado Geral do Japão no Rio, a mostra ainda promove oficinas de origami e mangá para o público.

Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra. Seg. a sex., 10h/18h; sáb., 12h/18h. Oficinas: 26 de outubro e 3, 5, 9 e 16 de novembro, a partir das 14h30 com agendamento pelo e-mail saladeleitura.fca@gmail.com. Grátis.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.