Clique e assine com até 65% de desconto

Prefeitura comemora o Dia da Cultura com programação diversificada

Comemoração reúne shows, peças de teatro, exposições e oficinas em diversos locais da cidade

Por Redação VEJA RIO Atualizado em 2 jun 2017, 12h22 - Publicado em 4 nov 2015, 17h49

Comemorado nesta quinta (5), o Dia Nacional da Cultura será celebrado com festa pela Prefeitura do Rio. Os quase 60 equipamentos culturais espalhados pela cidade contarão com uma ampla programação, composta por cinco peças de teatro e oito exposições, além de oficinas de dança, cineclube e atividades nas bibliotecas.

Os visitantes que forem curtir a data em algum dos espaços municipais receberão um kit com cartão-presente, que dá direito a um ingresso para o Museu do Amanhã, e pulseira comemorativa.Entre os destaques da programação estão o musical Como Eliminar o Seu Chefe, em cartaz no Teatro Carlos Gomes; e a exposição Casa Cidade Mundo, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, no Centro, que reúne obras de nomes consagrados como Lygia Clark e Amílcar de Castro. Os fãs de música podem visitar a exposição interativa Rio 450 Anos de Música, que está em cartaz na Arena Carioca Dicró, na Penha. Também há programação em Jacarepaguá, Santa Teresa, Tijuca, Botafogo, Santa Cruz e Irajá.

Bechara
Bechara

Já no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), a data será comemorada com Cineclube, que terá exibição do filme Meia Hora e as manchetes que viram manchete, documentário de Angelo Defanti sobre o tabloide carioca e suas manchetes memoráveis. A sessão será às 14h, com direito a debate entre a diretora geral do AGCRJ, a profa. dra. Beatriz Kushnir, e os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Departamento de Cinema e Vídeo, profa. dra. Sylvia Moretzohn e o prof. dr. João Batista de Abreu. A comemoração, promovida pelo Arquivo, ainda conta a exposição Eros e Iris – a cidade no cinema, com fotos de cinemas de rua e cartazes da“Coleção Pedro Lima. A exposição percorre a relação entre o conjunto arquitetônico da cidade e alguns dos títulos cinematográficos do período do cinema pós-1964.

A programação completa para o Dia Nacional da Cultura pode ser vista no site da Secretaria Municipal de Cultura.

Continua após a publicidade
Publicidade