Os cinco erros do corredor iniciante
Antes de dar os primeiros passos, confira algumas ciladas muito comuns entre os novatos
A corrida é um santo remédio tanto para a mente quanto para o corpo. Além dos benefícios para a boa forma, a atividade melhora o humor, devido à liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar. Antes de dar os primeiros passos, confira algumas ciladas muito comuns entre os novatos, apontadas pelo ortopedista Sérgio Mauricio, maratonista e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.
› Não descansar
Correr todos os dias pode levar a lesões por impacto repetitivo. Nem corredores experientes fazem isso; eles optam, em geral, por intervalos de dois a três dias na semana.
› Pensar alto demais no início
Muitas pessoas querem pular etapas e, desde o início, treinar para longas distâncias. Para corridas maiores, o corpo precisa, primeiro, adaptar-se ao esporte.
› Começar forte sem aquecimento
Durante o exercício, o fluxo sanguíneo é desviado para a musculatura. Ao correr sem aquecimento, o músculo não fica preparado para recebê-lo e está predisposto a lesões.
› Acompanhar corredores mais velozes em provas
Esse é um erro muito comum. Ir além do próprio limite exige mais do corpo, e ele precisa estar pronto para isso.
› Insistir na dor
É muito mais simples tratar as lesões da corrida no início. Em alguns casos, basta reduzir a carga de treino e corrigir algumas falhas por meio de exercícios específicos e fisioterapia.
+ Kale chips é um petisco gostoso e saudável
+ Rio Academia dá início a suas atividades a céu aberto neste sábado (26)