Continua após publicidade

Feira, rodas de samba e festas em homenagem ao mês da Consciência Negra

Tour cultural gratuito por Madureira começa neste domingo (14). Somente pessoas vacinadas contra a Covid-19 poderão participar dos eventos

Por Luiza Maia
Atualizado em 25 nov 2021, 11h23 - Publicado em 11 nov 2021, 19h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será celebrado no Rio durante todo o mês com atrações gratuitas. A programação do Novembro Negro, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), inclui feiras, rodas de samba e jongo, bailes de black music, entre outras manifestações ligadas à história e à resistência da cultura afro-brasileira.

    Publicidade

    + Novembro Negra promove peças e performances antirracistas durante o mês

    Publicidade

    Nos fins de semana, das 9h às 18h, haverá feira na Arena Fernando Torres, no Parque Madureira, Zona Norte da cidade. O local também será ponto de embarque e desembarque do tour cultural gratuito pelo bairro de Madureira, que começa neste domingo (14). Os passeios guiados acontecerão todos os sábados e domingos até janeiro, com inscrições pela plataforma Sympla. As saídas do ônibus elétrico serão sempre às 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h.

    Foto mostra ônibus elétrico colorido
    Ônibus de Madureira: veículo elétrico passa por pontos históricos e culturais do bairro (Gui Espíndola/Prefeitura do Rio de Janeiro)

    Para acessar cada evento, será obrigatório apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses contra a Covid-19. Veja mais destaques da programação:

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    + Dança em Trânsito chega ao Rio com espetáculos brasileiros e estrangeiros

    + Ao ar livre: Ópera na Tela de volta aos jardins do Parque Lage

    Publicidade
    Foto mostra mulher negra com tranças tocando música como DJ
    Kilariô Afro Baile: festa em celebração da cultura negra é realizada desde 2014 (I Hate Flash/Divulgação)

    No feriado de 15 de novembro, o bairro de Madureira também receberá o Kilariô Festival, novo formato da festa Kilariô, que celebra a diversidade cultural negra com representantes de diferentes expressões artísticas. A festa acontece a partir das 14h no Espaço Cultural Estação Madureira, com ingresso a partir de R,00. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso da máscara de proteção.

    Continua após a publicidade

    O line-up do festival nomes do rap, hip-hop e black music como DJ Tamy, Ella Fernandes, Joss Dee, Lucas Hawkin, N.I.N.A, DJ Andinn e a dupla Yoùn. A programação ainda conta com uma exposição dos artistas independentes Edu Ribeiro e Alencar, um concurso para DJ’s novos da cena tocarem durante o evento, um stand de flash tattoo, além de comidas e bebidas.

    Publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Espaço Cultural Estação Madureira – Estrada do Portela, 563 – Madureira. Seg., 15 de novembro, a partir de 14h. Ingressos a partir de R$ 30 no site https://www.sympla.com.br/kilario-festival—consciencia-negra__1386217

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.