Continua após publicidade

Por que ir às quatro novas exposições do Paço Imperial

Daniel Lannes e Ricardo Ribenboim exibem seus trabalhos mais recentes, enquanto Adir Sodré (1962-2020) e Luiz Norões (1954-1989) ganham retrospectivas

Por Kamille Viola
18 jul 2022, 20h11
Quadro imita uma foto de época de uma família
Daniel Lannes: artista tem mostra inaugurada no Paço - (Daniel Lannes/Reprodução)
Continua após publicidade

Temporada de estreias no Paço Imperial: o edifício do século XVIII recebe quatro novas exposições, três delas a serem abertas nesta quarta (20) e uma recém-inaugurada, com visitação gratuita.

+ Encontro de milhões: Seu Jorge e Alexandre Pires juntos em show

Jaula, de Daniel Lannes, nome de destaque da atualidade, é composta pela produção recente do artista niteroiense, com pinturas a óleo que fazem uma releitura da história oficial do Brasil, no que a curadora, Lilia Schwarcz, chama de contra-história visual do país.

Compartilhe essa matéria via:

Além da crítica à escravatura e à desigualdade como alicerces do país, a mostra também aponta o caráter opressivo e racista da própria arte brasileira.

+ Sem medo do frio: uma lista de programas para curtir o inverno carioca

Continua após a publicidade

Já Podre de Chique: Uma Retrospectiva Extraordinária de Adir Sodré reúne trabalhos inéditos para o público, presentes em diversas coleções brasileiras que, desde cedo, reconheceram a importância do artista, morto em 2020, aos 58 anos. Em sua obra, Sodré abordou temas ainda atuais décadas depois, como a sustentabilidade, a defesa dos povos indígenas e a liberdade de gêneros e sexualidade.

+ Concerto sinfônico em homenagem a grandes clássicos da Pixar chega ao Rio

Com curadoria de Guilherme Almayer e Leno Veras, a mostra está dividida em quatro temas: Cuyaverá (Cuiabá), Tapa na Cara Pálida (Horrores da Branquitude), Ditos e Malditos (Imundos das Artes), O Pop Não Poupa Ninguém (Cultura de Massas) e Manifestos Paus, Brasil! (Fabulações Estético-eróticas).

+ Van Gogh for Kids: mostra gratuita apresenta obras do pintor aos pequenos

Continua após a publicidade
FVA_8172
Luiz Norões: artista ganha retrospectiva – (Luiz Norões/Reprodução)

Todos os Riscos, dedicada à obra de Luiz Norões (1954-1989), faz uma retrospectiva desse artista da chamada Geração 80, reunindo pinturas, gravuras, desenhos, poemas e documentos. Com curadoria de Ivair Reinaldim, a exibição busca jogar luz sobre a trajetória do artista, morto precocemente e frequentemente esquecido nas reavaliações históricas do período em que produziu. 

+ Estreias do cinema: o que assistir nas telonas nos meses de julho e agosto

Nos trabalhos de Norões, há referências da história da arte e do seu cotidiano familiar, e o lúdico e o humor ácido se destacam. Entre os trabalhos, há uma série com elementos circenses, em um tom caricato que pode comparado à conjuntura festiva da redemocratização do país, segundo o curador.

Continua após a publicidade

+ Museu da Vida da Fiocruz abre as portas para a diversão e a ciência

Por fim, O Rastro dos Restos, de Ricardo Ribenboim, aberta semana passada. A exibição reúne oitenta trabalhos de produção mais recente do artista, que está de volta ao está de volta ao circuito de arte carioca depois de uma ausência de 18 anos.

+ Férias no teatro: três espetáculos infantis para conferir nos palcos

Nas obras, criadas de cinco anos para cá, Ribenboim parte do passado para investigar o novo, refletindo sobre o tempo e a finitude das coisas. A curadoria é de Yuri Quevedo

Continua após a publicidade

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro. Ter. a sáb., 12h/17h. Grátis. De 20 de julho a 23 de outubro.  O Rastro dos Restos: de 12 de julho a 14 de agosto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.