Continua após publicidade

Por que ir às quatro novas exposições do Paço Imperial

Daniel Lannes e Ricardo Ribenboim exibem seus trabalhos mais recentes, enquanto Adir Sodré (1962-2020) e Luiz Norões (1954-1989) ganham retrospectivas

Por Kamille Viola
18 jul 2022, 20h11

Temporada de estreias no Paço Imperial: o edifício do século XVIII recebe quatro novas exposições, três delas a serem abertas nesta quarta (20) e uma recém-inaugurada, com visitação gratuita.

+ Encontro de milhões: Seu Jorge e Alexandre Pires juntos em show

Jaula, de Daniel Lannes, nome de destaque da atualidade, é composta pela produção recente do artista niteroiense, com pinturas a óleo que fazem uma releitura da história oficial do Brasil, no que a curadora, Lilia Schwarcz, chama de contra-história visual do país.

Compartilhe essa matéria via:

Além da crítica à escravatura e à desigualdade como alicerces do país, a mostra também aponta o caráter opressivo e racista da própria arte brasileira.

+ Sem medo do frio: uma lista de programas para curtir o inverno carioca

Já Podre de Chique: Uma Retrospectiva Extraordinária de Adir Sodré reúne trabalhos inéditos para o público, presentes em diversas coleções brasileiras que, desde cedo, reconheceram a importância do artista, morto em 2020, aos 58 anos. Em sua obra, Sodré abordou temas ainda atuais décadas depois, como a sustentabilidade, a defesa dos povos indígenas e a liberdade de gêneros e sexualidade.

Continua após a publicidade

+ Concerto sinfônico em homenagem a grandes clássicos da Pixar chega ao Rio

Com curadoria de Guilherme Almayer e Leno Veras, a mostra está dividida em quatro temas: Cuyaverá (Cuiabá), Tapa na Cara Pálida (Horrores da Branquitude), Ditos e Malditos (Imundos das Artes), O Pop Não Poupa Ninguém (Cultura de Massas) e Manifestos Paus, Brasil! (Fabulações Estético-eróticas).

+ Van Gogh for Kids: mostra gratuita apresenta obras do pintor aos pequenos

Continua após a publicidade
Cavalo com ornamentos circenses sobre fundo predominantemente amarelo e pernas humanas suspensas sobre ele
Luiz Norões: artista ganha retrospectiva – (Luiz Norões/Reprodução)

Todos os Riscos, dedicada à obra de Luiz Norões (1954-1989), faz uma retrospectiva desse artista da chamada Geração 80, reunindo pinturas, gravuras, desenhos, poemas e documentos. Com curadoria de Ivair Reinaldim, a exibição busca jogar luz sobre a trajetória do artista, morto precocemente e frequentemente esquecido nas reavaliações históricas do período em que produziu. 

+ Estreias do cinema: o que assistir nas telonas nos meses de julho e agosto

Continua após a publicidade

Nos trabalhos de Norões, há referências da história da arte e do seu cotidiano familiar, e o lúdico e o humor ácido se destacam. Entre os trabalhos, há uma série com elementos circenses, em um tom caricato que pode comparado à conjuntura festiva da redemocratização do país, segundo o curador.

+ Museu da Vida da Fiocruz abre as portas para a diversão e a ciência

Por fim, O Rastro dos Restos, de Ricardo Ribenboim, aberta semana passada. A exibição reúne oitenta trabalhos de produção mais recente do artista, que está de volta ao está de volta ao circuito de arte carioca depois de uma ausência de 18 anos.

Continua após a publicidade

+ Férias no teatro: três espetáculos infantis para conferir nos palcos

Nas obras, criadas de cinco anos para cá, Ribenboim parte do passado para investigar o novo, refletindo sobre o tempo e a finitude das coisas. A curadoria é de Yuri Quevedo

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro. Ter. a sáb., 12h/17h. Grátis. De 20 de julho a 23 de outubro.  O Rastro dos Restos: de 12 de julho a 14 de agosto.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.