Continua após publicidade

Museu da Maré ganha espaço de cinema com exibições e debates gratuitos

Idealizado pelo cineasta Cavi Borges e o ator Pedro Monteiro, projeto funcionará até agosto e terá ainda oficina de realização e produção de filmes

Por Kamille Viola
16 abr 2024, 14h52

O Museu da Maré ganha, nesta terça (16), o Espaço de Cinema Cavideo, com 187 lugares, que levará quatro sessões de filmes semanais, debates e uma oficina aos moradores da comunidade, tudo gratuito. À frente do projeto, estão o cineasta Cavi Borges e o ator Pedro Monteiro.

As exibições acontecerão sempre às terças e quinta, além de datas extras a serem anunciadas. Na primeira semana, todos os filmes terão a ver com a ditadura militar no Brasil: Jango, de Silvio Tendler; O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto; os curtas Várias Vidas de Joana, de Cavi Borges e Abelardo de Carvalho, e Manhã Cinzenta, de Olney São Paulo; Zuzu Angel, de Sérgio Rezende; e Torre das Donzelas, de Susanna Lira.

+ Venda de ingressos para novo show de Roberto Carlos começa na quinta (18)

A programação será selecionada entre os mais de 350 títulos disponíveis no acervo da Cavideo, que nasceu como locadora, em 1997, e hoje é uma produtora de obras audiovisuais dirigida por Cavi. Haverá sessões com tradução em Libras, audiodescrição e capacitação da equipe do projeto para se relacionar com o público com deficiência auditiva e visual.

Uma vez por mês, o projeto terá um debate com um convidado após a sessão. Nomes como os diretores Neville D’Almeida, Luciano Vidigal e Marcus Faustini estão previstos. Além disso, Cavi Borges irá ministrar uma oficina de realização e produção de filmes, para até trinta jovens da comunidade, durante dois meses.

Compartilhe essa matéria via:

Após o fim do projeto, em agosto, todo o equipamento adquirido para a inauguração do espaço de exibição (projetor, computador, telão e aparelhagem de som) será doado para o museu, para que haja continuação do trabalho.

Continua após a publicidade

Programação da primeira semana:

Terça (16)

14h – Jango (1984), de Silvio Tendler

16h30 – O Que é Isso, Companheiro? (1997), de Bruno Barreto

Quinta (18)

14h: Mostra de Curtas:
Várias Vidas de Joana (2009), de Cavi Borges e Abelardo de Carvalho
Manhã Cinzenta (1969), de Olney São Paulo

Continua após a publicidade

15h – Zuzu Angel (2006), de Sérgio Rezende

19h – Torre das Donzelas (2018), de Susanna Lira

Espaço de Cinema Cavideo. Museu da Maré. Avenida Guilherme Maxwell, 26. Sessões: Ter. e qui., a partir das 14h, e datas extras a serem anunciadas. A programação será divulgada na semana anterior às sessões, no Instagram @espacodecinemacavideo. De 16 de abril a 8 de agosto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.