Pequenas Estrelas

O Maior Menor Espetáculo da Terra leva um circo de pulgas ao palco da Caixa Cultural

Por Rafael Teixeira 22 set 2011, 22h28 • Atualizado em 5 dez 2016, 16h02
roteirocriancasabre.jpg
roteirocriancasabre.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade
  • Época em que os hábitos de higiene ainda não eram muito difundidos, o que facilitava a proliferação de insetos, o século XVIII viu surgir uma curiosa forma de entretenimento popular: o circo de pulgas. Munidos de uma série de engenhocas, artistas habilidosos criavam a ilusão de que os bichos realizavam façanhas como equilibrar-se sobre bolas e andar na corda bamba. Inspirado por essa arte, digamos, entomológica, hoje praticamente perdida, o premiado grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal criou O Maior Menor Espetáculo da Terra, que estreia no sábado (1º), no Teatro de Arena da Caixa Cultural.

    No palco, Alvaro Assad, Melissa Teles-Lôbo e Marcio Moura anunciam um show com “pulgas dos cinco continentes”. Como nos espetáculos que rodavam a Europa, as pequenas artistas ganham vida por meio de truques manuais e recursos técnicos. Assim, são apresentadas uma banda musical de pulgas da Croácia, a pulga-bala argentina Pulgardel, arremessada por um canhão em miniatura, e a pulga chinesa Poog Ching Oo, que se equilibra em uma minibicicleta.Como era de esperar em uma apresentação com essas proporções, as pulgas se exibem num picadeiro de apenas 1,20 metro de diâmetro. A cenografia é de Domingos Montagner, dono do Circo Zanini, de São Paulo, que também ajudou o trio prestando consultoria. “Ele teve fundamental importância, concebendo um verdadeiro circo em miniatura e trazendo todo o seu conhecimento do universo dos números de circo”, diz Assad. Aos pais mais preocupados: não há pulgas no circo de pulgas. Elas são evocadas em cena pela técnica do trio, especializado em mímica.

    O Maior Menor Espetáculo da Terra. Rec. a partir de 5 anos. Caixa Cultural ? Teatro de Arena (150 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-4080, ? Carioca. Sábado e domingo, 17h. R$ 6,00. Bilheteria: 10h/20h (ter. a dom.). Até 16 de outubro. Estreia prometida para sábado (1º).

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 39,99/mês