Continua após publicidade

Uma imersão em ciência: os destaques do novo museu do Jardim Botânico

Espaço, que abre nesta sexta (8), irá evidenciar o trabalho de pesquisa da instituição com exposições, e programação educativa e cultural

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 mar 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta sexta (8), a cidade ganha um novo espaço cultural: o Museu do Jardim Botânico, que irá abrigar exposições, conteúdos interativos, e programação educativa e cultural, com entrada gratuita. O administração do lugar ficou a cargo do IDG — Instituto de Desenvolvimento e Gestão, também responsável pelo Museu do Amanhã.

    Publicidade

    O objetivo do espaço é dar visibilidade ao trabalho da instituição — a mais antiga e importante instituição de botânica do país, fundada em 1808— no desenvolvimento de políticas públicas e ações para o conhecimento e conservação da flora brasileira ao longo de mais de dois séculos de história, por meio de expedições de campo, pesquisas científicas aplicada à conservação da biodiversidade e atividades dos laboratórios.

    Publicidade

    + Agenda de shows da semana tem Seu Jorge, Fábio Jr e Margareth Menezes

    denilson-baniwa
    Muputyra — Nascer em Flores: painéis de Denilson Baniwa estão na mostra permanente do museu (Domi Valansi/Divulgação)

    Uma exposição de longa duração conta com mais de dez experiências, entre elas a obra como Sumaúma: Copa, Casa, Cosmos, de Estevão Ciavatta, com narração de Regina Casé, que promove uma imersão virtual nessa árvore amazônica presente na coleção viva do Jardim Botânico e carregada de simbolismos.

    Publicidade

    O novo espaço também abriga painéis de Denilson Baniwa e a mostra temporária Mbae Kaá, O Que Tem na Mata: Barbosa Rodrigues Entre Plantas e Pajés, sob a curadoria do Selvagem — Ciclo de estudos sobre a vida, projeto colaborativo que articula saberes indígenas, tradicionais, científicos, acadêmicos, artísticos e de outras espécies, sob a orientação de Ailton Krenak.

    Compartilhe essa matéria via:

    Já a mostra Jardim de Histórias reúne fotos, objetos, textos e trabalhos dos ilustradores botânicos do parque sobre algumas das plantas mais emblemáticas da coleção viva, como a palmeira-imperial, um dos símbolos do lugar. 

    Publicidade

    O museu possui uma sala de leitura, que vai oferecer ao público diversos livros e versões digitais de obras raras do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do Jardim Botânico, que poderão ser folheados a partir de telas táteis, e uma sala multiuso para encontros, palestras e eventos.

    + Com obras de Beethoven, concerto abre temporada do Theatro Municipal

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Localizada na entrada do instituto de pesquisas, em um dos acessos ao Jardim Botânico, a instituição ocupa um casarão do início do século XX, que passou por uma reforma de 12 milhões de reais, bancada pela a Shell, patrocinadora master do espaço.

    Originalmente construído para ser a sede da administração do parque, o prédio já acolheu o Museu Botânico, o herbário do parque e, de 2008 a 2019, o Museu do Meio Ambiente, o primeiro na América Latina totalmente dedicado à temática socioambiental.

    Publicidade

    Dia Internacional da Mulher

    Também na sexta, todas as mulheres que forem ao Jardim Botânico têm entrada gratuita. Basta apresentar um documento de identificação na bilheteria.

    Além disso, o parque oferecerá uma trilha criada especialmente para elas, também de graça. No passeio, serão destacados elementos femininos presentes no Jardim Botânico, representados por esculturas, plantas e espaços no Arboreto, e o trabalho de mulheres importantes na história do local, como as pesquisadoras Maria Bandeira e Graziela Maciel Barroso.

    A visita inclui ainda o Espaço de Clarice Lispector, uma homenagem à escritora, que frequentava o Jardim Botânico e o imortalizou em suas obras. O tour guiado sai do Centro de Visitantes às 10h e às 14h.

    Continua após a publicidade

    Rua Jardim Botânico, 1008. Museu do Jardim Botânico: Abertura: Sex. (8), 10h/18h. Visitação: Qui. a ter., 10h/17h (última entrada às 16h). Grátis (é preciso retirar o ingresso pelo site do Jardim Botânico). Trilha das Mulheres: Sex. (8), 10h e 14h. Grátis (somente para mulheres).

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.