O Rei chega aos 80: as homenagens ao aniversariante Roberto Carlos
Canal Brasil exibe a trilogia estrelada pelo cantor e compositor nos anos 60 e 70 e livro recobra a trajetória do astro através de críticas musicais
O cantor e compositor Roberto Carlos completa 80 anos na próxima segunda (19), e passará a data recluso, em sua cobertura na Urca, Zona Sul do Rio, à espera da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Em entrevista divulgada por sua assessoria de imprensa, o Rei pediu que os fãs não façam homenagens em frente ao prédio dele (hábito comum em tempos pré-pandemia).
+ A corrida da Fiocruz para oferecer vacinas para metade dos brasileiros
“Para evitar aglomerações, peço a vocês que fiquem em casa. Receberei os abraços e o carinho a distância, que é como deve ser feito nesse momento”, disse o artista. Roberto adiantou que as filmagens do longa sobre sua história começam no primeiro semestre de 2022. A direção será de Breno Silveira, responsável pelo filme Dois Filhos de Francisco, que conta a trajetória de Zezé di Camargo e Luciano.
O capixaba também contou que morre de saudade dos palcos, e que planeja um novo show para quando a população brasileira estiver vacinada. Já que não teremos live de aniversário, como no ano passado, VEJA Rio selecionou algumas formas de comemorar os 80 anos do Rei. Sem sair de casa, é claro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Maratonar os filmes antigos.
Na segunda (19), o Canal Brasil vai exibir, em sequência, a trilogia de Roberto Farias estrelada pelo ídolo da música. A partir das 15h15, vão ar Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1970) e Roberto Carlos a 300km por Hora (1971). Nos longas, o Rei se transforma em um verdadeiro herói, fugindo de bandidos, tentando proteger um objeto valioso e interpretando um sagaz piloto de corridas. Haverá reapresentações dos filmes ao longo da semana.
Relembrar um show do Rei.
O canal Bis fará a sua homenagem ao capixaba na segunda (19), a partir das 21h. A emissora paga vai relembrar um show do Rei gravado no Theatro Municipal em 2015. A apresentação é dividida em três partes: Jovem Guarda, Abbey Road Studios e Emoções. O repertório é composto por sucessos como Negro Gato, Detalhes, Emoções e Como É Grande o Meu Amor Por Você. O show conta com participações especiais de Erasmo Carlos, Ludmilla, Wanderleia, Thiaguinho, Paulo Ricardo, Carlinhos Brown e Jota Quest.
+ Museu Nacional lança tour virtual por exposição sobre os primeiros brasileiros
Entender a trajetória do artista por meio de críticas musicais.
Lançado no início de abril, o livro Querem Acabar Comigo, de Tito Guedes, reúne textos sobre os álbuns de Roberto Carlos publicados em grandes veículos de imprensa. Muitas das resenhas pinçadas pelo pesquisador foram assinadas por críticos de prestígio, como Sérgio Cabral, Flavio Marinho, Augusto de Campos, Tárik de Souza, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira. Responsável pelo prefácio da publicação, Arthur Dapieve explica que o livro não é tanto sobre a carreira do cantor e compositor consagrado na Jovem Guarda – embora, naturalmente, ela seja indiretamente contada a cada linha – e sim o modo como os jornalistas especializados a enxergaram. Querem Acabar Comigo está disponível em versões impressa (R$ 42,90) e e-book (R$ 28,90). A edição é da Máquina de Livros.
+ Paulo Gustavo: hemorragias estão controladas e equipe está confiante
Ouvir um dos maiores sucessos em versão orquestral.
Composta por estudantes da rede pública de ensino do Rio, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Villa-Lobos está preparando uma versão especial de Como É Grande O Meu Amor Por Você. A regência é de Vinícius Louzada. O vídeo entra no canal do YouTube do projeto Orquestra nas Escolas na segunda (19), às 12h.