Clique e assine por apenas 4,90/mês

Hamilton de Holanda celebra Dia do Choro com conferências musicais

Entre terça (21) e quinta (23), o músico promove um festival com diversos artistas para pensar sobre o bandolim e o estilo musical que o consagrou

Por Marcela Capobianco - 20 abr 2020, 19h10

Há 20 anos, na busca pela harmonia presente em instrumentos como o violão e o piano, o músico Hamilton de Holanda adicionou um par extra de cordas um pouco mais graves ao bandolim tradicional brasileiro e desenvolveu a técnica polifônica do instrumento. Assim foi criado, em 2000, o bandolim de dez cordas, que ganhou o mundo. Em 2005, o bandolinista lançou  o disco 1 Byte, 10 Cordas, primeiro álbum gravado exclusivamente com o novo instrumento.

+ Para assinar o conteúdo digital de VEJA RIO, clique aqui

Foi também em 2000 que Hamilton de Holanda sugeriu ao então senador Artur da Távola a criação de um dia dedicado ao choro. A partir da ideia do instrumentista, nasceu o Dia Nacional do Choro, celebrado na data de nascimento de Pixinguinha, 23 de abril. A lei foi sancionada no mesmo ano pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Para comemorar a data sem desrepeitar o período de isolamento social, Hamilton de Holanda vai promover, nos dias 21, 22 e 23 de abril, uma série de conferências virtuais Nossobando – Festival de Ideias Colaborativas, nos aplicativos Zoom e Facebook. Serão três encontros diferentes voltados para instrumentistas profissionais, com a participação de especialistas nos dois assuntos: bandolim de 10 cordas e choro. A programação completa você vê abaixo:

Continua após a publicidade

+ Festival on-line vai pagar cachê a artistas independentes

NOSSOBANDO
Festival de Ideias Colaborativas – 2020

21 de abril, às 10h
Tema: O bandolim de 10 cordas no mercado de trabalho
Com Hamilton de Holanda, Fabio Peron, Luis Barcelos, Pedro Franco, Carrapicho, Victor Angeleas
Convidado especial: Armandinho Macedo

22 de abril, às 10h
Tema: O bandolim de 10 cordas e suas ferramentas de estudo
Com Hamilton de Holanda, Dudu Maia, Tiago Santos, Rafael Marques, Felipe Cemim, Tiago Tunes, Ian Coury

+ Mais de duzentos artistas de unem virtualmente para homenagear Cildo Meireles

23 de abril, às 10h
Tema: O Choro e seus espaços no mercado
Com Hamilton de Holanda, Fátima Camargo (Chorando Sem Parar), Paulo Ramos (Idear/Clube do Choro de BH), Silvério Pontes (Choro na Rua), Henrique Neto (Clube do Choro de Brasília), Antonio Capucho (Festival Choro e Jazz), Luciana Rabello (Casa do Choro), Choro das 3.

+ Gustavo Pinheiro: quem está fazendo planos para o pós-corona não entendeu nada

Para participar dos encontros virtuais, é necessário enviar um email para producao@hamiltondeholanda.com.As vagas são limitadas.

Publicidade