É de graça: festival Mimo ganha versão infantil com show de Zeca Baleiro

Cantor se apresenta na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira. Evento tem cinquenta atividades em diversos pontos da cidade

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 jan 2022, 14h42
O cantor Zeca Baleiro está na frente, usando óculos de lentes azuis e chapéu, camiseta branca com estampa preta e calça vermelha. Atrás dele, estão quatro mulheres, integrantes do show Zoró Zureta, duas à esquerda e duas à direita.
Zeca Baleiro: artista apresenta show infantil (Silvia Zamboni/Divulgação)
Continua após publicidade

O festival Mimo Para Crianças realiza sua primeira edição no Rio de Janeiro no sábado (15) e domingo (16), apresentando cerca de 50 atividades gratuitas em diversos pontos da capital fluminense. Depois de estar presente em outras cidades brasileiras e em Portugal, com mais de 500 concertos em 15 anos de atividades, o Mimo Festival ganha uma versão infantil inédita no Rio.É de graça: festival Mimo ganha versão infantil com show de Zeca BaleiroÉ de graça: festival Mimo ganha versão infantil com show de Zeca Baleiro

+ É de graça: Museu Nacional de Belas Artes completa 85 anos e exibe obras apreendidas pela Lava Jato

A idealizadora e diretora do Mimo para Crianças, Lu Araújo, destacou que o evento mantém o desenho do festival original, com atrações de qualidade artística oferecidas gratuitamente ao público infantil. As atividades ocorrem em nove espaços culturais da cidade, nas zonas sul, norte, oeste e centro do município. A programação completa pode ser vista na página do evento.

Compartilhe essa matéria via:

Lu Araújo disse ainda que a organização do festival está atenta ao aumento de casos de Covid-19 e da variante Ômicron na cidade e adota todas as orientações dos órgãos responsáveis. Acrescentou  que, neste momento, tudo está sendo acompanhado por Fernando Bozza, médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Continua após a publicidade

+ BBB 22: as novidades da casa mais vigiada do Brasil

“Com as orientações do cientista, todas as atividades passaram a ser realizadas em espaços em que tenhamos controle de público. As atividades previstas para o Parque Madureira, por exemplo, serão na Arena Fernando Torres, com esse objetivo”. O festival será apresentado em equipamentos públicos do município, “espaços que trabalham orientados pelas medidas de proteção à vida, relativas ao combate à covid-19”.

+ Marisa Monte, Maria Bethânia e Universo Spanta adiam shows devido à nova onda de Covid-19

Continua após a publicidade

A eventual continuidade das chuvas é outra preocupação da organização do evento. A diretora do festival observou que a previsão do tempo é sempre um ponto de atenção em eventos ao ar livre. “Cada caso será avaliado individualmente, se for necessário”, no caso de chuvas continuarem ocorrendo.

+ Cinderella, Jacksons do Pandeiro e outras peças chegam aos palcos cariocas

As atrações para o público infantil e suas famílias envolvem música, teatro, circo, artes, sustentabilidade e literatura, apresentadas em shows, espetáculos, oficinas, jogos e brincadeiras. O principal objetivo da programação é estimular o território sensorial e a capacidade criadora das crianças. Lu Araújo disse que questões abordadas pelo festival para o público adulto estarão presentes nessa primeira versão infantil. Citou, entre elas, “a cultura negra, a identidade de gênero, a aceitação dos nossos corpos e a sustentabilidade, que precisa ser cada vez mais incentivada”.

Continua após a publicidade

+ Do Rio à Amazônia: expedição científica de 1817 é revelada em mostra virtual

O cantor Zeca Baleiro, por exemplo, vai se apresentar com o show Zoró Zureta, na Areninha Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, enquanto o grupo Farra dos Brinquedos levará o espetáculo Tudo Quanto é Coisa para o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Ialodê Charmite vai abordar a cultura afro-brasileira com contação de histórias. Wilson Jequitibá tratará do tema da preservação ambiental e sustentabilidade. Os Tapetes Contadores de História vão narrar contos populares e autorais de diversas origens.

+ Nova Vanguarda Carioca reúne trabalhos de artistas emergentes

Continua após a publicidade

Cada espaço tem lotação diferente. Lu Araújo afirmou que durante os mais de 15 anos de festival, o público do Mimo foi construindo suas famílias. “E esse braço inédito foi criado para eles poderem curtir juntos, com uma programação plural e de qualidade”.

+ Vai dar praia: projeto leva mais de 200 atividades aos quiosques da orla no verão

O Mimo para Crianças vai ocupar também o Museu Histórico da Cidade, na Gávea; a Arena Carioca Abelardo Barbosa,em Pedra de Guaratiba; a Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo; o Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca; a Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador; o Buraco do Padre, no Engenho Novo; e o Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.