Continua após publicidade

Nova Vanguarda Carioca reúne trabalhos de artistas emergentes

Exposição com curadoria de Gringo Cardia reúne 20 painéis com reproduções de obras de talentos das periferias brasileiras

Por Kamille Viola
Atualizado em 7 jan 2022, 02h28 - Publicado em 6 jan 2022, 17h58
Obra com homem negro com cabelo afro branco sobre fundo amarelo. À esquerda, uma estrela preta. À direita, uma bandeira do Brasil estilizada, com a parte retangular vermelha, o losango preto e um búzio branco no meio.
Mulambö: artista é um dos que têm reprodução de obra na mostra (Mulambô/Reprodução)
Continua após publicidade

As periferias brasileiras sempre foram um dos principais polos criativos da música popular no Brasil, influenciando toda a história de nossa produção na área. Nos últimos tempos, alguns nomes vêm furando o bloqueio das artes plásticas, um meio sempre muito restrito. Quinze desses nomes estão na exposição Nova Vanguarda Carioca, que estreia neste sábado (8) na Cidade das Artes, com curadoria de Gringo Cardia.

Compartilhe essa matéria via:

São artistas como Geleia da Rocinha, Heloisa Hariadne, Marcela Cantuária, Mulambö e Rafa Moreira, que terão expostas obras reproduzidas em painéis de seis metros de altura na praça-pilotis do espaço cultural. Os 20 painéis foram exibidos pela primeira vez em novembro, no Copacabana Palace, nas celebrações pelos 20 anos da joalheria Tiffany & Co. no Brasil.

+ Vai dar praia: projeto leva mais de 200 atividades aos quiosques da orla no verão

Não é de hoje que Gringo Cardia se interessa por talentos de regiões que estão às margens (sejam simbólicas ou geográficas) dos grandes centros urbanos. Em 2005, o artista realizou, em parceria com a professora emérita da UFRJ Heloísa Buarque de Hollanda (com quem volta a trabalhar na mostra atual), a exposição Estética da Periferia, no Centro Cultural Correios Rio de janeiro, que em 2007 teve um desdobramento no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), em Recife. 

Continua após a publicidade

Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5.300, Barra. Abertura: sábado (8), 10h. Diariamente, 10h/21h. Grátis. Até 20 de março.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.