Grátis: festival exibe apresentações de dança e música clássica no YouTube
Projeto Digital Dellarte começa nesta quinta (15), com transmissão de concerto da Lucerne Symphony Orchestra, da Suíça
Acostumada a trazer para o Brasil grandes espetáculos de dança, balés e concertos, a produtora cultural Dellarte precisou se reinventar durante a pandemia e migrou o trabalho para as plataformas digitais.
Nesta quinta (15), a empresa lança o festival Dellarte Digital, pelo YouTube, reunindo pérolas como o Balé Nacional da China e a centenária Sinfônica de Bamberg, da Alemanha.
+ Mostra celebra 50 anos do encontro entre Oiticica e Neville d’Almeida
“A pandemia afetou pesadamente o setor cultural, onde a interação presencial é um dos propósitos da experiência. Tivemos que nos adaptar a novos formatos para o espetáculo continuar”, diz Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte.
Até dezembro, serão disponibilizados sete espetáculos on-line gratuitos no festival, com alguns nomes inéditos no Brasil.
Cada espetáculo, gravado, terá entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos, comandadas pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir.
Todas as apresentações serão exibidas no canal da Dellarte no Youtube, sempre às 19h30.
A Lucerne Symphony Orchestra, da Suíça, uma das formações sinfônicas mais antigas do mundo, inaugura a programação nesta quinta (15), com o concerto Oferenda Romântica, um duplo para piano e violoncelo do compositor russo Rodion Shchedrin.
Os solistas Misha Maisky e Marta Argerich fazem participações especiais. Antes da apresentação, haverá uma entrevista com Numa Bischof Ullmann, diretor artístico da orquestra.
Em comemoração aos 60 anos do Balé Nacional da China, no dia 22, serão transmitidas cinco peças concebidas pelos coreógrafos da companhia e encenadas durante a pandemia. As obras trazem uma reflexão sobre o isolamento social e fazem um tributo a médicos e enfermeiros que estão na linha de frente contra a Covid-19. O programa também contará com uma entrevista com Feng Ying, diretora artística da companhia.
+ Solidariedade entre vizinhos impulsionou negócios de bairro
No dia 29 de outubro, é a vez da vitalidade e contemporaneidade do Balletto di Roma, fundado há 60 anos, serem exibidos no canal do YouTube da Dellarte. O balé escolhido foi o clássico de Shakespeare Otelo, uma das mais famosas produções da companhia.
A aclamada percussionista chinesa Beibei Wang, pouco conhecida no Brasil, fará uma apresentação no dia 12 de novembro. O show mistura música clássica com solos performáticos conceituais. Membro da Royal Academy of Music, Beibei coleciona turnês internacionais e participações em festivais de música com as principais orquestras do mundo.
+ Maria Ribeiro: “Meu Brasil é o que toca no rádio”
O som e a grandeza histórica da Sinfônica de Bamberg, da Alemanha, entram em cena no dia 26 de novembro. Com mais de cem anos de tradição, a orquestra já apresentou mais de sete mil concertos em 63 países. No festival da Dellarte, o público vai poder assistir à obra Má Vlast, do compositor tcheco Bedřich Smetana, realizada no Festival da Primavera de Praga.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Em dezembro, será a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Macau, formada por estudantes universitários. A apresentação do concerto para violino, violoncelo e piano em Dó maior Opus 56, de Beethoven, será transmitida no dia 10. Na ocasião, será transmitida uma entrevista com Oswaldo Veiga Jardim, maestro brasileiro radicado em Macau que comanda a sinfônica.
O famoso Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky numa nova versão ainda não conhecida pelo grande público, será veiculado no dia 17 de dezembro, fechando a programação. A produção é do Ballet du Grand Théâtre de Genève. Criada em 1960, a companhia suíça, sob direção de Philippe Cohen, explora a pluralidade da dança dos séculos XX e XXI.