É grátis! Festival do café e Teresa Cristina com a Portela na Pedra do Sal

Programação gratuita traz ainda Junta Local com shows de funk na área externa do CCBB, festa 'junina' na Urca e OSB no Teatro Carlos Gomes, entre outros

Por Kamille Viola
23 Maio 2025, 15h01
teresa-cristina
Teresa Cristina: cantora se apresenta com a Velha Guarda Musical da Portela na Pedra do Sal (./Divulgação)
Continua após publicidade

Al Farabi

A programação do bar e sebo, que tem curadoria de Luiz Antonio Simas, traz nessa sexta a roda Flor do Samba , só com mulheres, às 18h; no sábado (24), Agenor de Oliveira e Paulão Sete Cordas, às 14h, e, no domingo, o grupo Enredos do Meu Samba, com a participação dos enredistas Vinicius Natal e Mauro Cordeiro, às 14h.

Rua do Mercado, 34, Centro. Sex. (23), 18h. Sáb. (24) e dom. (25), 14h. Grátis.

Baile Tour Miniball: Soul Train Edition

Com categorias como Face, Runway, Baby Vogue, Sex Siren e OTA Performance, essa edição celebra a cultura ballroom com música, atitude e premiação.

Teatro Municipal Ruth de Souza. Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb. (24) e dom. (25), 17h. Grátis.

Corpos da Terra

Últimos dias da 4ª edição do festival de arte e cultura indígena, que tem como tema Cidades Indígenas, Indígenas na Cidade e curadoria de Renata Tupinambá. Nesta sexta (23), às 18h, acontece a conversa Territórios, Fronteiras Coloniais e Bem-Viver, no Cinema 1 (CCBB) com Eric Macedo e João Tikuna. No sábado (24), tem sessão de curtas às 15h e às 16h. Às 18h, acontece no foyer o bate-papo Arte e Ancestralidade: Vozes que Criam, Resistem e Pertencem, com Abi Poty, Jef Rodriguez, Wescritor e Ywyzar Tentehar, todos artistas indígenas em contexto urbano. No domingo (25), às 14h30 tem sessão de curtas, às 16h é a vez da contação de histórias para crianças, e às 18h será exibido o documentário Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que parte das palavras do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa para retratar um importante ritual da comunidade watoriki, em uma crítica ao garimpo ilegal e à mistura mortal de epidemias trazidas pelos forasteiros, chamadas de “xawara”.

Continua após a publicidade

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sex. (23), 18h. Sáb. (24), 15h. Dom. (25), 14h30. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.

Festival 021

Após o sucesso da primeira edição em 2022, o evento está de volta, levando shows, gastronomia, lazer, arte e incentivo ao empreendedorismo local ao Parque Madureira. No sábado (24), tem a roda de samba do sambista Castelen (15h), Samba Social Clube (18h), Terreiro de Crioulo (18h30) e Bateria da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho (20h25). Nos intervalos, DJ Vagner comanda o som. No domingo (25), as atrações são animação infantil (14h30), as rodas de samba do grupo Caramelo (15h30) e do cantor Landim (17h), Tá na Mente (18h30) e a Bateria da Escola de Samba Unidos da Ponte (20h45). O DJ Turtle anima o público nos intervalos.

Parque Madureira Mestre Monarco. Rua Soares Caldeira, 115. Sáb. (24) e dom. (25), 14h/21h15. Grátis.
Continua após a publicidade

Festival do Café Brasil na Xícara

O evento celebra os cafés especiais brasileiros, com mais de trinta expositores da bebida, além de comidas (como queijos, bolo de rolo e brownie) e outras opções de bebidas (como cervejas e batidas), palestras e shows musicais. Veja a programação completa no Instagram do evento.

Continua após a publicidade

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19019. Sáb. (24) e dom. (25), 11h/21h. Programação completa no Instagram do evento. Grátis. 

Leão Etíope do Méier

Nesta edição, o evento recebe o Festival Internacional de Cinema de Arquivo, com exibição de três documentários, mesa de debate com a diretora do Arquivo Nacional, Mônica Lima, e a diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, Fernanda Kaingang. No encerramento, acontecem as apresentações do músico Lucas Kariri (da Aldeia Maracanã) e do Awurê, com a DJ Orkidia nos intervalos.

Jardim do Méier. Rua Arquias Cordeiro, s/nº. Dom. (25), 17h. Grátis.

Junina da Urca

E vai ser dada a largada para os arraiás no Rio. A festa na Urca terá trios de forró pé-de-serra ao vivo, quadrilha e bloco junino, comidas típicas, quentão, drinques e festival de chope artesanal.

Praça General Tibúrcio, Urca. Sáb. (24) e dom. (25), 12h/22h. Grátis.

Continua após a publicidade

Junta Local no CCBB

A feira gastronômica de pequenos produtores locais pousa mais uma vez na área externa do CCBB. Nesta edição, as atrações são o bloco O Baile Todo (15h30), uma fanfarra com repertório de funk, e o Baile do Silva (17h30), criado por Bob Rum (autor do clássico do funk Rap do Silva), que recebe nesta edição os convidados MC Roni e Sargento, conhecidos por hits dos anos 90, como Rap da Fazenda dos Mineiros, Trem Bala e Bonde da Fé.

Praça da Pira (área externa do Centro Cultural Banco do Brasil — CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (24), 12h/19h. Grátis.

Orquestra Sinfônica Brasileira

A OSB apresenta mais uma edição dos Concertos para a Juventude, apresentações comentadas em que os instrumentistas falam sobre as obras, sobre os compositores, para que o público conheça melhor a música de concerto. O programa traz obras de Wolfgang Amadeus Mozart, César Guerra-Peixe, Heitor Villa-Lobos, Henry Mancini e Ary Barroso.

Teatro Carlos Gomes. Praça Tiradentes, Centro. Dom. (25), 11h. Grátis.

Teresa Cristina e Velha Guarda Musical da Portela

A cantora leva ao local — que é símbolo da herança africana em nosso país e considerado o berço do samba carioca — o show Memórias do Samba: Terreiros, uma série de encontros musicais entre ela e as velhas guardas das escolas de samba da cidade. Nos espetáculos, ela resgata a tradição dos sambas de terreiro, que são tocados nas quadras das agremiações. Portelense, desta vez Teresa se une à velha guarda de sua agremiação. O show é parte da programação  do Rio Capital Mundial do Livro, por isso, a organização incentiva a doação de exemplares.

Continua após a publicidade

Pedra do Sal, Saúde. Seg. (26), 17h. Grátis.

Zouk África Festival

Em homenagem ao Dia da África, celebrado em 25 de maio, o evento reúne música, dança e gastronomia africana e afro-caribenha. Idealizado por Graziela Henrique, o Zouk África exalta as raízes africanas da cultura brasileira, com pocket-shows, workshops de danças africanas (como kizomba, afrobeat e danças tradicionais do Congo) e uma feira gastronômica com pratos típicos de países como Angola, Congo, Cabo Verde, Benin, Nigéria e Haiti.

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Domingo (25), 11h. Grátis.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.