Continua após publicidade

Filmes e séries em que o Rio é um dos protagonistas da história

Entre clássicos e recentes, nacionais e internacionais, a cidade maravilhosa é cenário de várias produções. Confira uma seleção de dez títulos para assistir

Por Luiza Maia
Atualizado em 26 fev 2022, 10h12 - Publicado em 18 fev 2022, 18h59

Com uma geografia que combina o mar emoldurado por pontilhados de montanhas, o Rio de Janeiro é pano de fundo para grandes filmes e séries nacionais e internacionais. Prestes a fazer 457 anos, em 1º de março, a cidade maravilhosa é uma das protagonistas tanto em produções mais recentes – como Cidade Invisível (2021) e Coisa Mais Linda (2019) – como em clássicos, a exemplo de 007 — Contra o Foguete da Morte (1979).

+ Novidades do cinema: 50 anos de O Poderoso Chefão, Belfast e mais estreias

Em homenagem ao Rio, confira uma seleção de longas e seriados para todos os gostos que trazem a cidade como cenário:

Coisa mais linda (2019)

Com duas temporadas, a série brasileira da Netflix é ambientada no fim dos anos 1950, em uma época de nascimento da bossa nova e efervescência cultural na cidade – e traz, claro, cenários deslumbrantes das praias e ruas cariocas. Maria Luiza (Maria Casadevall), protagonista da trama, é uma paulistana que decide recomeçar a vida em solo carioca e abrir um clube de música, após ser roubada e abandonada pelo marido. Nessa jornada, ela cruza com Chico (Leandro Lima), um músico promissor, e três mulheres com diferentes vidas e personalidades – Adélia (Pathy Dejesus), Thereza (Mel Lisboa) e Lígia (Fernanda Vasconcellos).

Rio (2011)

Foto mostra personagens do filme Rio
Rio: animação ganhou visibilidade internacional (./Reprodução)

Na animação de sucesso dirigida por Carlos Saldanha, passeios pelos pontos mais famosos da cidade maravilhosa estão presentes: Marquês de Sapucaí, Corcovado, Praia de Ipanema, Santa Teresa, entre outros cenários cariocas ganham destaque. A aventura, que ganha continuação em Rio 2, acompanha duas araras azuis, Blu e Jade, que são capturadas por contrabandistas e recebem ajuda de outros colegas pássaros para escapar.

Compartilhe essa matéria via:

Cidade Invisível (2021)

Foto mostra homem em praia olhando um boto cor de rosa morto
Cidade Invisível: traz lendas folclóricas brasileiras (./Reprodução)

Mais uma produção de Saldanha, a série recente da Netflix dá vida a personagens folclóricos do país, com uma aparência mais moderna. A trama conta história de Eric (Marco Pigossi), um policial ambiental que perdeu sua esposa em um desastre. Após encontrar um boto-cor-de-rosa morto em uma praia do Rio, o detetive se envolve na investigação do misterioso assassinato e acaba descobrindo um novo mundo repleto de criaturas míticas.

Continua após a publicidade

Rio, 40 graus (1955)

Foto mostra dois meninos rindo em foto preto e branco
Rio 40 graus: filme é um marco para o movimento Cinema Novo (./Reprodução)

Marco do cinema brasileiro, o primeiro longa de Nelson Pereira dos Santos expõe a realidade social da cidade, sendo considerado uma inspiração para o movimento do Cinema Novo (anos 60 e 70), que criticava as desigualdades no país. O filme acompanha cinco garotos pobres que saem da favela onde vivem para vender amendoim, em um típico dia de calor na cidade, e presenciam cenas casuais e incidentes da paisagem carioca. Entre os destaques do filme, estão cenas da famosa praia de Copacabana nos anos 50.

+ Estrelas da música voltam ao Morro da Urca no Tim Music Noites Cariocas

Era uma Vez (2008)

Foto mostra dois jovens em um morro do Rio de Janeiro
Era uma Vez: um romance carioca à la Romeu e Julieta (./Reprodução)

Um jovem pobre da comunidade e uma garota rica de Ipanema se apaixonam: essa é a trama de um romance praticamente impossível de Era uma Vez. Criado no Morro do Cantagalo, Dé (Thiago Martins) é filho de uma empregada doméstica e viu seus irmãos ganharem trágicos destinos por se envolverem com criminosos. Decidido a seguir outro rumo, ele vende cachorro-quente num quiosque na praia, onde conhece Nina (Vitória Frate), filha única de um milionário e moradora da ilustre Avenida Vieira Souto. Ao se apaixonarem, ambos precisam enfrentar as diferenças e os preconceitos que criam enormes barreiras no relacionamento.

007 Contra o Foguete da Morte (1979)

Foto mostra cena de filme de James Bond no Pão de Açúcar
007: cena no Bondinho com efeitos especiais e tela verde é icônica do filme (./Reprodução)

Sim, o espião mais famoso do cinema já esteve no Rio de Janeiro. Em 007 Contra o Foguete da Morte, o agente secreto James Bond (Roger Moore) tenta impedir o Sir Hugo Drax (Michael Lonsdale) e seu malicioso plano que ameaça toda a raça humana. Durante a missão, Bond passa por Califórnia, Veneza, e também pelo Rio. É na cidade onde o agente e seu inimigo Jaws (Richard Kiel) protagonizam uma icônica briga no topo do bondinho do Pão de Açúcar.

+ Sessão pipoca: três animações para a criançada assistir nos cinemas

Continua após a publicidade

Rio, eu te amo (2014)

Foto mostra dois homens fazendo uma trilha
Rio, Eu te Amo: reúne dez curtas de diferentes diretores (./Reprodução)

Terceiro da franquia internacional Cities of Love (Cidades do Amor), que reúne também as produções Paris, Eu te Amo e Nova Iorque, Eu te Amo, o filme traz dez curtas-metragens dirigidos por nomes como Paolo Sorrentino, John Turturro, Carlos Saldanha e Fernando Meirelles. Como uma declaração de amor à cidade, a coletânea traz histórias ambientadas em diferentes locais: Morro do Vidigal, Grumari, Gamboa, Santa Teresa, Copacabana, entre outros cantos do Rio. Atores internacionais e nacionais participam dos elencos, como Vincente Cassel, Fernanda Montenegro, Regina Casé e Rodrigo Santoro.

Cidade de Deus (2002)

Foto mostra um grupo de meninos armados
Cidade de Deus: ganhou quatro indicações ao Oscar (./Reprodução)

Completando duas décadas de lançamento neste ano, Cidade de Deus é um dos filmes que marcaram e se tornaram referência no cinema nacional, além de ter ganhado quatro indicações ao Oscar de 2004 (melhor direçãomelhor roteiro adaptadomelhor edição e melhor fotografia). O longa dirigido por Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund traz um retrato do crime organizado na favela carioca, na Zona Oeste, considerada um dos locais mais perigosos da cidade. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem negro e pobre que enxerga na fotografia uma oportunidade de mudar seu próprio destino. Com essas lentes, ele enxerga o cotidiano da sua comunidade, marcada pela violência e pela rivalidade entre gangues.

+ Amor de mãe: Teatro dos Quatro recebe monólogo escrito por Gabriel Chalita

Pai em Dobro (2021)

Foto mostra menina abraçada com seus dois pais
Pai em Dobro: Maísa faz a protagonista do filme (./Reprodução)

Lançado pela Netflix, o filme nacionalé uma boa escolha para uma sessão pipoca em família. Após passar a vida inteira vivendo com sua mãe em uma comunidade hippie, a jovem Vicenza (Maísa Silva) completa 18 anos e aproveita a maioridade para ir em busca do seu maior sonho: conhecer o pai. Enquanto a mãe viaja, ela parte para o Rio em uma jornada para encontrá-lo – mas acaba descobrindo mais de um possível candidato para ser seu verdadeiro progenitor. A comédia, com uma história que se assemelha ao filme americano Mamma Mia! (2008), tem como bônus o cenário de Santa Teresa durante a festiva época do Carnaval.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Foto mostra elenco de velozes e furiosos
Operação Rio: grande parte do filme não foi gravada na cidade (./Reprodução)

A famosa franquia de Velozes e Furiosos também conta com um filme gravado em solo carioca. Em Operação Rio, Dom Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker) se escondem na cidade e precisam fazer um último trabalho antes de ganharem a liberdade definitiva. Enquanto isso, são caçados pelo agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson). Uma curiosidade: apesar de ser ambientado no Rio, grande parte do filme foi gravado em Porto Rico, enquanto somente cenas essenciais foram gravadas com o elenco no Rio.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.