Filmes e séries em que o Rio é um dos protagonistas da história
Entre clássicos e recentes, nacionais e internacionais, a cidade maravilhosa é cenário de várias produções. Confira uma seleção de dez títulos para assistir
Com uma geografia que combina o mar emoldurado por pontilhados de montanhas, o Rio de Janeiro é pano de fundo para grandes filmes e séries nacionais e internacionais. Prestes a fazer 457 anos, em 1º de março, a cidade maravilhosa é uma das protagonistas tanto em produções mais recentes – como Cidade Invisível (2021) e Coisa Mais Linda (2019) – como em clássicos, a exemplo de 007 — Contra o Foguete da Morte (1979).
+ Novidades do cinema: 50 anos de O Poderoso Chefão, Belfast e mais estreias
Em homenagem ao Rio, confira uma seleção de longas e seriados para todos os gostos que trazem a cidade como cenário:
Coisa mais linda (2019)
Com duas temporadas, a série brasileira da Netflix é ambientada no fim dos anos 1950, em uma época de nascimento da bossa nova e efervescência cultural na cidade – e traz, claro, cenários deslumbrantes das praias e ruas cariocas. Maria Luiza (Maria Casadevall), protagonista da trama, é uma paulistana que decide recomeçar a vida em solo carioca e abrir um clube de música, após ser roubada e abandonada pelo marido. Nessa jornada, ela cruza com Chico (Leandro Lima), um músico promissor, e três mulheres com diferentes vidas e personalidades – Adélia (Pathy Dejesus), Thereza (Mel Lisboa) e Lígia (Fernanda Vasconcellos).
Rio (2011)
Na animação de sucesso dirigida por Carlos Saldanha, passeios pelos pontos mais famosos da cidade maravilhosa estão presentes: Marquês de Sapucaí, Corcovado, Praia de Ipanema, Santa Teresa, entre outros cenários cariocas ganham destaque. A aventura, que ganha continuação em Rio 2, acompanha duas araras azuis, Blu e Jade, que são capturadas por contrabandistas e recebem ajuda de outros colegas pássaros para escapar.
Cidade Invisível (2021)
Mais uma produção de Saldanha, a série recente da Netflix dá vida a personagens folclóricos do país, com uma aparência mais moderna. A trama conta história de Eric (Marco Pigossi), um policial ambiental que perdeu sua esposa em um desastre. Após encontrar um boto-cor-de-rosa morto em uma praia do Rio, o detetive se envolve na investigação do misterioso assassinato e acaba descobrindo um novo mundo repleto de criaturas míticas.
Rio, 40 graus (1955)
Marco do cinema brasileiro, o primeiro longa de Nelson Pereira dos Santos expõe a realidade social da cidade, sendo considerado uma inspiração para o movimento do Cinema Novo (anos 60 e 70), que criticava as desigualdades no país. O filme acompanha cinco garotos pobres que saem da favela onde vivem para vender amendoim, em um típico dia de calor na cidade, e presenciam cenas casuais e incidentes da paisagem carioca. Entre os destaques do filme, estão cenas da famosa praia de Copacabana nos anos 50.
+ Estrelas da música voltam ao Morro da Urca no Tim Music Noites Cariocas
Era uma Vez (2008)
Um jovem pobre da comunidade e uma garota rica de Ipanema se apaixonam: essa é a trama de um romance praticamente impossível de Era uma Vez. Criado no Morro do Cantagalo, Dé (Thiago Martins) é filho de uma empregada doméstica e viu seus irmãos ganharem trágicos destinos por se envolverem com criminosos. Decidido a seguir outro rumo, ele vende cachorro-quente num quiosque na praia, onde conhece Nina (Vitória Frate), filha única de um milionário e moradora da ilustre Avenida Vieira Souto. Ao se apaixonarem, ambos precisam enfrentar as diferenças e os preconceitos que criam enormes barreiras no relacionamento.
007 Contra o Foguete da Morte (1979)
Sim, o espião mais famoso do cinema já esteve no Rio de Janeiro. Em 007 Contra o Foguete da Morte, o agente secreto James Bond (Roger Moore) tenta impedir o Sir Hugo Drax (Michael Lonsdale) e seu malicioso plano que ameaça toda a raça humana. Durante a missão, Bond passa por Califórnia, Veneza, e também pelo Rio. É na cidade onde o agente e seu inimigo Jaws (Richard Kiel) protagonizam uma icônica briga no topo do bondinho do Pão de Açúcar.
+ Sessão pipoca: três animações para a criançada assistir nos cinemas
Rio, eu te amo (2014)
Terceiro da franquia internacional Cities of Love (Cidades do Amor), que reúne também as produções Paris, Eu te Amo e Nova Iorque, Eu te Amo, o filme traz dez curtas-metragens dirigidos por nomes como Paolo Sorrentino, John Turturro, Carlos Saldanha e Fernando Meirelles. Como uma declaração de amor à cidade, a coletânea traz histórias ambientadas em diferentes locais: Morro do Vidigal, Grumari, Gamboa, Santa Teresa, Copacabana, entre outros cantos do Rio. Atores internacionais e nacionais participam dos elencos, como Vincente Cassel, Fernanda Montenegro, Regina Casé e Rodrigo Santoro.
Cidade de Deus (2002)
Completando duas décadas de lançamento neste ano, Cidade de Deus é um dos filmes que marcaram e se tornaram referência no cinema nacional, além de ter ganhado quatro indicações ao Oscar de 2004 (melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia). O longa dirigido por Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund traz um retrato do crime organizado na favela carioca, na Zona Oeste, considerada um dos locais mais perigosos da cidade. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem negro e pobre que enxerga na fotografia uma oportunidade de mudar seu próprio destino. Com essas lentes, ele enxerga o cotidiano da sua comunidade, marcada pela violência e pela rivalidade entre gangues.
+ Amor de mãe: Teatro dos Quatro recebe monólogo escrito por Gabriel Chalita
Pai em Dobro (2021)
Lançado pela Netflix, o filme nacionalé uma boa escolha para uma sessão pipoca em família. Após passar a vida inteira vivendo com sua mãe em uma comunidade hippie, a jovem Vicenza (Maísa Silva) completa 18 anos e aproveita a maioridade para ir em busca do seu maior sonho: conhecer o pai. Enquanto a mãe viaja, ela parte para o Rio em uma jornada para encontrá-lo – mas acaba descobrindo mais de um possível candidato para ser seu verdadeiro progenitor. A comédia, com uma história que se assemelha ao filme americano Mamma Mia! (2008), tem como bônus o cenário de Santa Teresa durante a festiva época do Carnaval.
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
A famosa franquia de Velozes e Furiosos também conta com um filme gravado em solo carioca. Em Operação Rio, Dom Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker) se escondem na cidade e precisam fazer um último trabalho antes de ganharem a liberdade definitiva. Enquanto isso, são caçados pelo agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson). Uma curiosidade: apesar de ser ambientado no Rio, grande parte do filme foi gravado em Porto Rico, enquanto somente cenas essenciais foram gravadas com o elenco no Rio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui