Primeiro festival de cinema LGBT do Rio terá sessões on-line gratuitas
Pajubá também vai promover debates com os realizadores e seminários sobre roteiro, criação de coletivos e políticas de visibilidade no audiovisual
A primeira edição do Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro começa nesta segunda (8), com programação on-line, 100% gratuita.
+ Cinco curiosidades sobre a nova animação da Disney, Raya e o Último Dragão
Até o dia 14 de março, o festival exibirá, diariamente, 35 filmes diversos em estética, enredo e linguagem, trinta deles selecionados pela curadoria dentre mais de 272 inscrições.
+ As novidades do streaming em março
O Pajubá também vai promover debates com os realizadores, seminários e masterclasses sobre roteiro, criação de coletivos e políticas de visibilidade no audiovisual.
Os curtas estão divididos em quatro mostras, sendo três competitivas, a Brasil Ficção, Brasil Documentário e Regional Fluminense, que promove exclusivamente criadores do estado do Rio de Janeiro.
+ Paço Imperial vai reabrir com mostra sobre Direitos Humanos
Durante uma semana, público e um júri técnico poderão votar em seus curtas favoritos e ajudar a eleger os premiados deste ano. Entre as seis categorias estão melhor filme, atuação e prêmio especial. Além dos troféus, os premiados ainda receberão os filmes em formato de acessibilidade.
Também haverá a exibição de cinco curtas sobre importantes personalidades que usam sua arte, corpos e lideranças para promover a igualdade de direitos para a comunidade LGBT+. Na Mostra Paralela Atraque foram selecionados os filmes Majur (2018), Tailor (2017), Lua (2017), Ingrid (2016) e Diário de Márcia (2011).
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A cerimônia de encerramento, comandada pelas drag queens Palloma Maremoto e Maybe Love, gravada seguindo todos os protocolos sanitários exigidos, será transmitida no dia 14 de março, encerrando o evento e revelando os filmes vencedores.
A programação completa pode ser consultada no site oficial do festival.
Sasha diz que as ombreiras usadas por Xuxa inspiram suas criações
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Doze perguntas para Kiki Garavaglia, amiga de Ângela Diniz
Alta performance para a gastronomia profissional
Dia Nacional do Samba celebra passado, presente e futuro da música





