Continua após publicidade

Feira de Natal no Centro, homenagem aos Beatles e mais programas gratuitos

Feira literária na quadra da Unidos de Vila Isabel, oficinas em museus e show gratuito de Belo com a Orquestra Sinfônica Brasileira fazem parte do roteiro

Por Luiza Maia
Atualizado em 2 dez 2023, 10h26 - Publicado em 29 nov 2023, 18h25

Festa Literária e Cultural da Vila Isabel

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio em parceria com a Unidos de Vila Isabel, a feira ocupa a quadra da agremiação para antecipar as comemorações do Dia Nacional do Samba. Denominada “A criança é a esperança de Oxalá”, em alusão ao enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação”, que será apresentado no Carnaval 2024, a primeira edição da FLIVILA conta com atividades culturais gratuitas e até roda de samba. Oficinas de criação poética e de percussão, contações de histórias, lançamentos de livros, bate-papos com autores renomados e apresentações artísticas fazem parte da programação. O evento também terá distribuições gratuitas de livros para alunos da rede pública municipal e abordagens didáticas sobre questões presentes no enredo da agremiação para o próximo ano.

Boulevard 28 de Setembro, 382, Vila Isabel. Sex (1º), 9h/21h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:

BeatleWeek Brasil

Celebrando a diversidade musical da icônica banda de rock, a sexta edição do evento agita a Lapa com um total de 45 shows e 30 atrações diferentes. Inspirado no festival de Liverpool, o evento reúne fãs e artistas para homenagear o legado dos Beatles, destacando também variados estilos musicais relacionados ao influente quarteto britânico. Os shows e festas passam pelo Experience Music, pelo Partisan e em um palco montado na incensada Rua Morais e Vale. Ingressos gratuitos pelo link.

Feira Natal na Tiradentes

A primeira edição do evento ocupa a ampla calçada do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) com 50 barracas de produtos de artesanato, moda, design e gastronomia do Tempero de Favela, incentivando pequenos empreendedores atendidos pelo Sebrae Rio. Espaço lounge, visita do Papai Noel, árvore de Natal e oficinas de Cartola, Cartão de Natal e de Samba também estão entre as atrações. Haverá ainda shows de Moacyr Luz e Samba dos Trabalhadores, na sexta (1), do saxofonista Chacal e da bateria da Escola de Samba Mangueira, com Flavia Saolli como convidada, no sábado (2). O Crab também contará com visitas guiadas e oficinas gratuitas para o público adulto e infantil no período.

 Praça Tiradentes, 69, Centro. Sex (1), 12h, e sáb (2), 10h. Grátis.

Museu do Pontal

O espaço cultural na Barra entra no clima de festividades. No primeiro sábado do mês, a Oficina Brincadeira de Folia, sob supervisão do museólogo e brincante de Folia de Reis Sergio dos Santos, vai orientar a criação de acessórios tradicionais para a data que marca a comemoração dos três reis magos. Já no domingo (2), haverá o show de música instrumental Festa na Aldeia de Guaratiba, realizado por crianças e adolescentes do grupo Flautistas da Marambaia e músicos da Pro Arte. O repertório traz canções que tratam do mar e do mangue, característicos da paisagem da Restinga de Marambaia, que falam da tradição indígena, além do poema épico português Nau Catarineta.

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Qui. a dom., 10h/18h. Grátis.

Sábados no MAM

Uma série de apresentações, oficinas e encontros artísticos ocupam a área externa do museu aos sábados, sempre gratuitas e para diversos públicos. Uma programação que  reflete a diversidade de práticas e linguagens desenvolvidas na cidade, além de explorar as possibilidades do espaço público como lugar de encontro e acesso à cultura. Neste sábado (2), será atração a Mandinga Espiralar, uma obra experimental da artista multidisciplinar Puma Camillê e sua equipe de performers, instrumentistas e DJ, que busca nesta pesquisa trazer o paralelo histórico-filosófico das semelhanças entre as comunidades ballroom e a capoeira.

Projeto Aquarius

O samba dá “match” com a música clássica neste encontro gratuito na Praça da Apoteose. O cantor Belo e a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Anderson Alves, se unem no palco numa apresentação única para o público. Ritmistas e componentes das escolas de samba cariocas também marcam presença no evento, com curadoria musical de Pretinho da Serrinha.

Continua após a publicidade

R. Marquês de Sapucaí, 36, Santo Cristo. Dom (3), 16h. Grátis, com entrada sujeita à lotação do local.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.