Feira de Natal no Centro, homenagem aos Beatles e mais programas gratuitos
Feira literária na quadra da Unidos de Vila Isabel, oficinas em museus e show gratuito de Belo com a Orquestra Sinfônica Brasileira fazem parte do roteiro
Festa Literária e Cultural da Vila Isabel
Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio em parceria com a Unidos de Vila Isabel, a feira ocupa a quadra da agremiação para antecipar as comemorações do Dia Nacional do Samba. Denominada “A criança é a esperança de Oxalá”, em alusão ao enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação”, que será apresentado no Carnaval 2024, a primeira edição da FLIVILA conta com atividades culturais gratuitas e até roda de samba. Oficinas de criação poética e de percussão, contações de histórias, lançamentos de livros, bate-papos com autores renomados e apresentações artísticas fazem parte da programação. O evento também terá distribuições gratuitas de livros para alunos da rede pública municipal e abordagens didáticas sobre questões presentes no enredo da agremiação para o próximo ano.
Boulevard 28 de Setembro, 382, Vila Isabel. Sex (1º), 9h/21h. Grátis.
BeatleWeek Brasil
Celebrando a diversidade musical da icônica banda de rock, a sexta edição do evento agita a Lapa com um total de 45 shows e 30 atrações diferentes. Inspirado no festival de Liverpool, o evento reúne fãs e artistas para homenagear o legado dos Beatles, destacando também variados estilos musicais relacionados ao influente quarteto britânico. Os shows e festas passam pelo Experience Music, pelo Partisan e em um palco montado na incensada Rua Morais e Vale. Ingressos gratuitos pelo link.
Feira Natal na Tiradentes
A primeira edição do evento ocupa a ampla calçada do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) com 50 barracas de produtos de artesanato, moda, design e gastronomia do Tempero de Favela, incentivando pequenos empreendedores atendidos pelo Sebrae Rio. Espaço lounge, visita do Papai Noel, árvore de Natal e oficinas de Cartola, Cartão de Natal e de Samba também estão entre as atrações. Haverá ainda shows de Moacyr Luz e Samba dos Trabalhadores, na sexta (1), do saxofonista Chacal e da bateria da Escola de Samba Mangueira, com Flavia Saolli como convidada, no sábado (2). O Crab também contará com visitas guiadas e oficinas gratuitas para o público adulto e infantil no período.
Praça Tiradentes, 69, Centro. Sex (1), 12h, e sáb (2), 10h. Grátis.
Museu do Pontal
O espaço cultural na Barra entra no clima de festividades. No primeiro sábado do mês, a Oficina Brincadeira de Folia, sob supervisão do museólogo e brincante de Folia de Reis Sergio dos Santos, vai orientar a criação de acessórios tradicionais para a data que marca a comemoração dos três reis magos. Já no domingo (2), haverá o show de música instrumental Festa na Aldeia de Guaratiba, realizado por crianças e adolescentes do grupo Flautistas da Marambaia e músicos da Pro Arte. O repertório traz canções que tratam do mar e do mangue, característicos da paisagem da Restinga de Marambaia, que falam da tradição indígena, além do poema épico português Nau Catarineta.
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Qui. a dom., 10h/18h. Grátis.
Sábados no MAM
Uma série de apresentações, oficinas e encontros artísticos ocupam a área externa do museu aos sábados, sempre gratuitas e para diversos públicos. Uma programação que reflete a diversidade de práticas e linguagens desenvolvidas na cidade, além de explorar as possibilidades do espaço público como lugar de encontro e acesso à cultura. Neste sábado (2), será atração a Mandinga Espiralar, uma obra experimental da artista multidisciplinar Puma Camillê e sua equipe de performers, instrumentistas e DJ, que busca nesta pesquisa trazer o paralelo histórico-filosófico das semelhanças entre as comunidades ballroom e a capoeira.
Projeto Aquarius
O samba dá “match” com a música clássica neste encontro gratuito na Praça da Apoteose. O cantor Belo e a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Anderson Alves, se unem no palco numa apresentação única para o público. Ritmistas e componentes das escolas de samba cariocas também marcam presença no evento, com curadoria musical de Pretinho da Serrinha.
R. Marquês de Sapucaí, 36, Santo Cristo. Dom (3), 16h. Grátis, com entrada sujeita à lotação do local.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui