De exposições a mostra de cinema, a programação gratuita do fim de semana
Entre as atrações, estão os shows de Diogo Nogueira e Toni Garrido no Festival Harmonia, na Lagoa, e a inauguração de uma instalação no Solar dos Abacaxis
Balzak40
O evento realiza edição especial de Dia dos Namorados, com moda, gastronomia, arte, bem-estar e comportamento. Entre as opções para o público, customização de roupas, leitura de mapa astral, bate-papo, workshop, contação de histórias, maquiagem criativa e sugestões de presentes para a data.
Cobal do Leblon. Rua Gilberto Cardoso, s/nº. Sáb. (8) e dom. (9), 11h/19h. Grátis.
Feira das Yabás
Na tradicional roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, organizador do evento, o convidado é Serginho Meriti. Além disso, as estrelas do evento, as yabás, vendem suas receitas de gastronomia suburbana, como o mocotó da Surica, o bobó de camarão da Jussara e a vaca atolada (costela bovina ensopada com aipim) e a carne-seca com aipim da Sueli.
Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz. Dom. (9), 13h. Grátis.
Festival Harmonia
Em sua terceira edição, o evento na Lagoa apresenta música, gastronomia e atividades infantis neste fim de semana. Uma das atrações são as ilhas gastronômicas com receitas exclusivas de chefs como Heaven Delhaye, Rafa Gomes e Itamar Araujo. Entre os destaques, no sábado (8) o festival traz as aulas de gastronomia dos chefs Erick Jacquin (12h) e Heaven Delhaye (15h). Às 19h, Toni Garrido leva seu show ao lugar. No domingo (9), tem aula com Felipe Bronze (12h) e apresentação de Diogo Nogueira (19h).
Parque das Figueiras. Avenida Borges de Medeiros, 1426, Lagoa. Sex. (7), 15h/22h. Sáb. (8) e dom. (9), 12h/22h.
I Love Prio Blues & Jazz Festival
Últimos dias do festival que celebra a influência do blues e do jazz na música brasileira, da bossa nova ao rock. A abertura dos shows fica por conta do violonista Nelson Faria. No sábado (8), quem sobe ao palco do teatro em seguida é Paulinho Moska. E, encerrando o festival, no domingo (9), de junho Rodrigo Suricato faz a última apresentação. Não é mais possível reservar ingressos pelo site, mas será formada fila antes do início do evento.
Teatro Prio. Jockey Club. Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Lagoa. Sáb. (8) e dom. (9), 18h30. Grátis.
Korakrit Arunanondchai: Mas Palavras Fazem Mundos
O espaço inaugura uma videoinstalação do artista tailandês Korakrit Arunanondchai, nome em ascensão da arte contemporânea que se divide entre Nova York e Bangcoc. A vídeos Com História Numa Sala Cheia de Pessoas Com nomes Engraçados 4 (2017) e Nenhuma História Em Uma Sala Cheia de Pessoas Com Nomes Engraçados 5 (2018) compõem a instalação comissionada exclusivamente para exibição no centro cultural. Neles, o artista entrelaça elementos narrativos da história com fragmentos de memória, apresentando personagens que transitam pelo mundo lidando com a perda, a dor, o prazer e a renovação. Os trabalhos desdobram o eixo de pesquisa sobre ecologias queer desenvolvida pelo Solar ao longo do ano. Em agosto, o artista vem à cidade para ministrar um workshop e participar do encerramento da exposição.
Solar dos Abacaxis. Rua do Senado, 48, Centro. Qua. a sáb., 10h/18h. Grátis. De 8 de junho a 17 de agosto.
Mostra Ecofalante de Cinema
Criada em 2012, a mostra apresenta uma seleção de filmes sobre a temática socioambiental, feitos em diferentes países. Na programação, destaques recentes do circuito internacional, produções brasileiras, títulos clássicos, debates e encontros. No sábado (8), serão exibidos: às 14h45, o longa Tesouros do Lixo, de Samba Félix Ndiaye; Às 16h, os médias-metragens Rionegrinas, de Fernanda Ligabue e Juliana Radler, e Vida Sobre as Águas, de Danielle Khoury Gregorio e Marcio Isensee e Sá – esse último seguido de debate com a equipe; às 18h30, Rowdy Girl: Santuário Animal, de Jason Goldman, e, às 20h, A Sociedade do Espetáculo, de Roxy Farhat e Göran Hugo Olsson. No domingo (9), é a vez de, às 14h45, Amor, Mulheres e Flores, de Marta Rodríguez e Jorge Silva; às 16h30, Não Te Vi Ali, de Reid Davenport; às 18h, O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft, Werner Herzog, e, às 20h, Os Caçadores de Barragens, de Francisco Campos-Lopez Benyunes.
Estação Net Rio. Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo. Até qua. (12). Grátis. Programação completa no site do evento.
Música no Museu
Sob a regência da maestra Maria José Chevitarese, o Coral Infantil da UFRJ apresenta um programa com clássicos nacionais.
Museu da República. Rua do Catete 153. Dom. (9), 13h. Grátis.
Recortes da Vida e Luta Quilombola no Rio de Janeiro
A mostra do fotojornalista AC Junior documenta a arte, a cultura e a história de quilombos do estado do Rio, chamando a atenção para a urgência de sua luta por direitos, como a terra. A abertura da exposição contará com a presença de lideranças quilombolas do estado e representantes de instituições ligadas ao tema. O Rio possui uma população de mais de 20 000 quilombolas, que vivem em 37 dos 92 municípios do estado.
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Avenida Rio Branco, 241, Centro. Abertura: Sáb. (8), 15h. Visitação: Ter. a dom., 11h/19h. Grátis. De 11 de junho a 13 de julho.
Zé Bigode Orquestra
Formada por José Roberto Rocha (guitarra),Daniel Bento (baixo), Eric Brandão (bateria), Luana Karoo (voz), Pedro Petrutes (teclado), Thiago Garcia (trompete), Victor Hugo (percussão) e Victor Lemos (saxofone), a big band apresenta um repertório que inclui afrobeat, reggae e funk.
Small Riders. Estr. do Pontal, 355, Recreio dos Bandeirantes. Sáb. (8), 19h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui