Continua após publicidade

Preciosidades da cartografia brasileira ilustram nova exposição do CCBB

Além de mapas que datam do século XVI até hoje, a mostra gratuita inclui obras da artista plástica Anna Bella Geiger, famosa por seus trabalhos sobre o tema

Por Kamille Viola
Atualizado em 19 abr 2022, 16h43 - Publicado em 19 abr 2022, 16h38

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a partir desta quarta (20) a exposição Brasil no [Centro do] Mapa, com uma série de preciosidades da cartografia. São 22 mapas, que datam do século XVI até hoje. Ainda fazem parte da mostra obras da artista Anna Bella Geiger.

+ Terreirão do Samba reabre com shows de Alcione, Paulinho da Viola e mais

A mostra busca provocar uma reflexão sobre o Brasil e a América Latina, nos duzentos anos da independência do país e os trinta anos da realização da Rio-92, a primeira reunião global que colocou governos e a sociedade diante do desafio ambiental.

Compartilhe essa matéria via:

Com curadoria de Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio e consultoria do geógrafo André Alvarenga, a exposição traz tesouros da cartografia, como a Carta Rogeriana, que marca o período de transição entre a fase em que o mediterrâneo era dominado por muçulmanos.

Continua após a publicidade

+ CPM 22, Detonautas e Dibob participam de festival no Carnaval fora de época

A mostra traz ainda quatro mapas temáticos, que falam da emissão de gás carbônico por habitante, lixo plástico, unidades de conservação e energias renováveis.

+ Mais de R$ 60 milhões: Rock The Mountain movimenta economia de Petrópolis

A exibição também conta com o segmento Cartografia de Anna Bella Geiger, que apresenta um vídeo inédito e três obras da série sobre o tema (duas gravuras e uma caixa objeto) da artista. Influenciada pelo seu casamento com o renomado geógrafo brasileiro Pedro Geiger, ela desenvolve desde os anos 1970 um trabalho com mapas pelo qual é reconhecida no mundo todo.

Continua após a publicidade

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66/4º andar, Centro. Seg. e qua a sáb., 9h/21h; dom., 9h/20h. Grátis. Para esta mostra, não é necessário retirar ingresso. Até 20 de junho.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.