Downtown Beer Festival reúne mais de vinte cervejarias na Barra
De quinta (28) a domingo (1º), a segunda edição do evento leva ao shopping food trucks, música e palestras. Confira os dez rótulos que você não pode deixar de provar
Os apaixonados por cerveja têm destino certo neste fim de semana: a Barra. De quinta (28) a domingo (1º), a segunda edição do Downtown Beer Festival movimenta os pátios do shopping com diversas atrações.
+ Eventos para amantes de cerveja se espalham pela cidade
Com entrada gratuita, o evento, que tem curadoria do sommeliere Gustavo Renha, reúne mais de 20 importadoras e cervejarias, a exemplo da Noi, da Three Monkeys, da Invicta, da Hocus Pocus e da Tropica Brewing. Na ala dos comes, food trucks como Rosita Food, Aconchego Carioca e Bar da Frente estão entre os participantes confirmados.
Degustações, música ao vivo e palestras gratuitas com especialistas completam a programação. Na sexta (29), o mestre-cervejeiro Leonardo Botto discorre sobre a cerveja caseira no país, às 18h. Já no sábado (30), às 17h30, é a vez de Pedro Barcellos, sommelier do grupo Troisgros Brasil, falar sobre a importância do serviço e a escolha das taças. “Aprendendo o alfabeto cervejeiro” é a temática do encontro ministrado por Gil Lebre, eleito o melhor sommelier brasileiro pelo Instituto da Cerveja Brasil (2015), no domingo (1º), às 16h.
Confira abaixo os dez rótulos imperdíveis do festival:
1) Dublin Tea Partyn (Motim)
Trata-se de uma dry stout com 4,3% de teor alcoólico.
2) 961 Lebanese Pale Ale (Gravity Brewing)
Uma English Pale Ale (6,3% de ABV), com ingredientes como hortelã, erva-doce e camomila.
3) Delirium Tremens (Huyghe)
Do estilo Belgian Golden Strong Ale, o clássico e perfumado rótulo belga, de 8,5%, combina toques cítricos e frutados com sensações picantes, porém não agressivos.
4) Ballast Point Sculpin (Ballast Point)
Com 7% de graduação alcoólica, a premiada cerveja americana do estilo India Pale Ale tem sabores e aromas como pêssego, damasco, manga e limão, resultado da adição de diversos lúpulos.
5) Amara (Cervejaria Noi)
A Imperial India Pale Ale, fabricada em Niterói, leva cinco variedades de maltes e dois tipos de lúpulos, o que confere à bebida um amargor especial. Com 10,5% de álcool e coloração âmbar, o rótulo equilibra notas florais e cítricas.
6) Coffee Hush (Hocus Pocus)
O rótulo Amber Ale da cervejaria carioca é avermelhado (5,5%) e extrai dos grãos de café seus compostos mais solúveis. Leve, apresenta notas frutadas e frescas, além de acidez controlada.
7) Bizarro (2 Cabeças/Morada)
Espécie de “anticerveja”, a inventiva bebida (6,2% de teor alcoólico) não leva ingredientes tradicionais, como água, malte de cevada e lúpulo. Em vez da água, entram chimarrão, água de coco e sidra de maçã. O lúpulo foi substituído por semente de coentro, artemísia e zimbro. O malte de cevada dá lugar a maltes de arroz e aveia.
8) Röter Belgian Dubbel (Röter)
Estilo clássico belga, o rótulo (7,5%) é produzido com maltes diversos (caramelos de cevada, trigo, aveia), tem aroma de frutas vermelhas e passas.
9) Tupiniquim Weiss Maracujá (Tupiniquim)
Lançada na última edição do Mondial de la Bière Rio (2015), a cerveja de trigo com adição de maracujá (5%) é refrescante e equilibrada.
10) Copacabana (Three Monkeys/3Cariocas)
Com 6% de graduação alcoólica, a receita colaborativa da American Pale Ale com adição de aveia que vale cada gole.
Serviço:
Avenida das Américas, 500 (Downtown). Horário do festival: quinta (28) a sábado (30), de 13h às 21h, e domingo (1º), de meio-dia às 19h.