Dona Onete é a grande estrela de homenagem do Museu do Pontal ao Pará
Cantora é tema de exposição que chega ao espaço, além de realizar show no sábado (23), dia da abertura. Evento traz ainda outros artistas, oficinas e filmes
Recém-declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, Dona Onete é a grande homenageada do Festival Pará, que ocupa o Museu do Pontal neste fim de semana com shows, DJs, apresentações de carimbó, oficinas, exibição de curtas do estado, feira com artesanato paraense e gastronomia local.
O espaço recebe um recorte da Ocupação Dona Onete, que esteve em cartaz em São Paulo no Itaú Cultural, entre março e junho. A mostra abre com show presencial dela própria e com a oficina Contos de Dona Onete, ministrada por Josivana Rodrigues, sua neta.
+ Última chance! Carangueja, 60 dias de neblina e outras peças se despedem
A exposição passeia por sua vida e obra por meio de fotografias, pôsteres de shows que ela fez pelo mundo, documentos, manuscritos de músicas como Jamburana, Sonhos de Adolescente e Feitiço Caboclo, entre outras, além de registros audiovisuais com depoimentos, shows e entrevistas.
A Rainha do Carimbó Chamegado compõe desde nova, mas não se dedicava à música porque seu primeiro marido tinha ciúme. Somente com mais de 60 anos foi descoberta, pelos jovens do Coletivo Rádio Cipó, de Belém, com quem gravou e passou a fazer shows.
Aos 73 anos, lançou seu primeiro disco-solo, Feitiço Caboclo (2012). De lá para cá, ela lançou os bem-sucedidos Banzeiro (2017) e Rebujo (2019), conquistando o Brasil. Aos 84 anos, tem mais de 300 músicas compostas e já teve obras gravadas por Daniela Mercury, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Zeca Baleiro e Aíla, entre outros.
Programação completa:
Sábado (23)
10h às 15h
Contos de Dona Onete — com Josivana Rodrigues
DJ Xeleléu
Cinema de Fachada para crianças — Sessão de curtas paraenses
Grupo Folclórico Cultural Flores da Alegria – Apresentação de dança de carimbó
15h às 22h
Oficina de carimbó e conversa com Mestre Damasceno
Show Mundiá e o Reino da Encantaria
GUST — Set performance Mata e Come
Show Félix Robatto
Show e homenagem a Dona Onete
Domingo (24)
10h às 15h
Carimbaby — projeto infantil com Bárbara Vento
Oficina de cerâmica com o Ateliê Arte Mangue Marajó
Oficina de percussão e ritmo do carimbó do Marajó — com a artesã e percussionista marajoara Milene Pinheiro
Cinema de Fachada para crianças — sessão de curtas paraenses
O Conto da Sereia do Marajó com o grupo Carimbó da Pedra — contação de histórias
15h às 22h
Show Afroribeirinhos
Oficina de flores de papel — com a artesã paraense Waldenira dos Santos
Show Aturiá
DJ Tha Redig
Show Mestre Damasceno
Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Qui. a dom., 10h/18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). Grátis. De 23 de setembro de 2023 a 25 de fevereiro a 2024.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui