Continua após publicidade

Documentário revela produtos alemães no nosso dia a dia

"A Alemanha Em Nós" será lançado nesta terça (14), em Botafogo, com exibição grátis. Realizadores percorreram 1800 km no país europeu

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 nov 2017, 13h30 - Publicado em 14 nov 2017, 13h11
documentário alemanha
Kadeh Ferreira e Ferrado Borchatto: 1800 quilômetros rodados na Alemanha (Divulgação/Arquivo pessoal)

Esqueça a boa e velha imigração que trouxe alemães ao país e fez surgir cidades como Blumenau, Gramado, Pomerode, Juiz de Fora, entre outras. O documentário A Alemanha Em Nós, que será lançado nesta terça (14), em Botafogo, com exibição grátis, mostra que o nosso dia-a-dia está repleto de produtos de origem germânica, que vão desde as grandes máquinas até o cafezinho diário.

Realizadores do projeto, Kadeh Ferreira e Ferraro Borchetta rodaram 1800 km pelo país europeu, visitando as cidades onde foram criadas marcas como a Melitta, a O.B. (sim, o tampão feminino), a Faber-Castell e a Adidas. “Tem até quem ache que o Fusca é brasileiríssimo, mas não, é totalmente germânico. Aliás, um projeto da Alemanha nazista”, conta Kadeh.

O documentário reflete ainda sobre o 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014 e dá um pulinho no sul do Brasil para investigar se o empreendedorismo alemão viaja com ele onde quer que seu povo esteja. “Temos produtos brasileiros com DNA alemão? Essa é a pergunta que nos fizemos e que mostramos no filme de 40 minutos”, finaliza Ferreira.

A Alemanha em Nós. Lançamento na terça (14), às 21h. Rua General Polidoro, 180, Teatro Solar de Botafogo (abertura da casa: 18h). Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.