Continua após publicidade

Dia das crianças 0800: sete atrações gratuitas para a garotada se divertir

De espetáculos a concerto para o público infantil, passando por performances circenses e museus em festa, confira as atividades em destaque

Por Luiza Maia
Atualizado em 11 out 2023, 13h18 - Publicado em 11 out 2023, 12h29

Museu do Pontal

Celebrando os dois anos da sua nova sede, o museu traz uma programação dedicada ao circo para toda a família. Serão apresentados seis espetáculos circenses entre os dias 12 e 15 de outubro, com entrada gratuita. Tudo começa na quinta (12) com Rodando (10h), espetáculo solo da palhaça equilibrista argentina Espuma Bruma, que acontece na corda bamba. Homem foca (sexta, dia 13, às 16h), com o cultuado malabarista Guga Morales, e Homem Bola (sábado, dia 14, às 10h),  performance do palhaço Horácio Storani com um balão gigante, também são destaques na agenda (veja todas atividades no link).

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Qui. a dom., 10h/18h. Grátis.

Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL)

Unindo arte, teatro, dança, literatura e performances, o festival celebra seus 20 anos com o tema “A Cosmogonia das Infâncias”. No Dia das Crianças, a programação que ocupa o CCBB e o Parque Lage será gratuita. Às 10h, no Parque Lage, o espetáculo musical “Festa na Aldeia Guaratiba” vai enaltecer os ecossistemas do manguezal e do mar, usando a sonoridade de canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Moacir Santos, Gilberto Gil, Gordurinha, Marcelo Caldi e Ciranda de Caranguejo de Tarituba. No espetáculo-brinquedo Dando Ouvidos, às 11h, a atriz brincante Maria Angélica Gomes convidará as crianças a serem sementes. Jogos interativos e objetos serão usados para abordar temas fundamentais como ciclo da vida, biodiversidade e o sonhar. Já o RastaPezinho no Parque, às 16h, recebe bebês e crianças de até quatro anos para uma apresentação musical interativa. Para conferir mais atrações, acesse o site do festival.

Continua após a publicidade

Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. CCBB, Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Ingressos pelo www.fil.art.br. De 7 a 15 de outubro.

Museu do Amanhã

O programa Brincar é Ciência promove atividades gratuitas para a criançada nos dias 10, 12, 14 e 15 de outubro com o tema “Aqui é a Terra”. Práticas educativas usando a metodologia STEAM, oficinas na horta do museu, contação de histórias e brincadeiras lúdicas para diferentes idades (incluindo atividades específicas para bebês) fazem parte da programação. Para se inscrever e conferir os horários, acesse o site do museu.

Praça Mauá, 1, Centro. 10, 12, 14 e 15/10, em diferentes horários. Grátis. 

Continua após a publicidade

Gigantes no Palco

Entre os dias 10 e 12 de outubro, a Cia teatral Pia Fraus e a Caixa Cultural trazem ao Rio o projeto, que reúne três peças com rico conteúdo cultural: Bichos do Brasil, Gigantes de Ar e Gigantes Modernistas. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, o primeiro busca mostrar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos. Já o segundo reúne diversas “sketches”, inspiradas nas apresentações populares de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores. Por fim, a última peça chega para difundir e popularizar as obras de vários artistas plásticos participantes do Movimento Modernista, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari, utilizando infláveis e bonecos de grandes proporções. No dia 12, haverá ainda uma oficina gratuita de criação de bonecos com material reciclável, das 15 às 16 horas. Para ocupar uma das 50 vagas, é necessário fazer a inscrição prévia pelo email producao@piafraus.com.br.

Avenida República do Paraguai, 230, Centro. 10 e 11/10,  17h; 12/10, 11h e 17h. Grátis, sujeito a lotação.

Planetário do Rio

Continua após a publicidade

Vai ter festa na Gávea no dia 12, começando com oficina de construção de foguetes, atividades musicais, contação de histórias, das 9h às 13h. Promovida pela Associação de Pais e Bebês do Estado do Rio de Janeiro (IPA Bebê), a programação terá também a distribuição de 200 lanches (minisanduíche, bolo e biscoito de polvilho) e balões para os pequenos. A criançada poderá ainda se divertir em um espaço com brinquedos, assistir a um teatrinho infantil e participar de uma feira gastronômica nos jardins do planetário. A partir das 15h, o projeto Ecoture vai promover experiências caseiras para revelar princípios fundamentais da ciência e suas relações com a astronomia. Ao longo do dia, o ingresso para acessar o planetário dará direito a um lanche. Seguindo a tradição, a data também será celebrada com bolo gigante e pipoca de graça para os visitantes-mirins.

Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea. 12/10, 10h/17h. Grátis. Ingressos para o Museu do Universo: R$ 20,00 (meia-entrada) e R$ 40,00 (inteira).

EcoVilla Ri Happy 

A Orquestra Maré do Amanhã apresenta um concerto gratuito no Dia das Crianças, que contará com uma introdução didática pensada especialmente para as crianças e jovens. Os pequenos poderão saber mais sobre a formação da orquestra e seus instrumentos, adentrando no universo mágico da música. Outras atividades, brincadeiras e jogos também vão fazer parte da programação da EcoVilla durante a manhã e a tarde. 

Continua após a publicidade

Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. 12/10, 9h/17h. Grátis.

Museu Histórico Nacional

Além de celebrar o Dia das Crianças, o museu vai festejar no feriadão os seus 101 anos de história. No dia 12 de outubro, o espaço promove uma programação com pula-pula, barraquinha de lanche, jogos, contação de história e atividades diversas para os pequenos. Entre elas, a oficina “Museólogo por um dia” (10h), que busca estimular a curiosidade sobre a profissão de museólogo por da simulação de funções exercidas por profissionais. Vai ter também bolo de aniversário e sorteio de brindes às 12h, e muito mais na programação, que pode ser conferida pelo site.

Praça marechal  Âncora S/N, Centro. 12/10, 10h/17h. Grátis. 

Continua após a publicidade

CCBB Educativo Rio-Lugares de Culturas 

Celebrando os 34 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, o CCBB Educativo- Lugares de Culturas terá uma programação especial nesta quinta (12). Às 11h, estreia a Visita Teatralizada, em que atores vestidos com figurinos de época vão levar o público a conhecer o prédio centenário. Haverá apresentações também às 13h e 16h. Já a Hora do Conto – A genialidade de Hermes, às 14h e às 17h, vai abordar a história do deus da mitologia grega, considerado o patrono dos transportes, das mensagens, dos mercadores e do comércio. Inspirada na nova exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, a atividade Livro Vivo, às 10h, vai mostrar como é possível ler uma imagem utilizando livros de tecidos peruanos. Saiba mais sobre a programação no site.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. 12/10, 9h/20h. Grátis.

Canções Para Pequenos Ouvidos

Feito pela trupe de palhaços-músicos da Orquestra Modesta, o espetáculo chegou ao Rio para uma temporada de apresentações gratuitas, que unem música, palhaçaria e teatro. Depois de passar pelo Sesc Tijuca, nesta quinta (12), o espetáculo ainda circulará por mais quatro unidades Sesc do estado: Teatro Rosinha de Valença (14/10); Barra Mansa (15/10); Madureira (5/11); e Nova Iguaçu (12/11). Com mais de 100 apresentações realizadas pelo Brasil, Canções Para Pequenos Ouvidos traz músicas que contam histórias, algumas reflexões filosóficas e memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros – tudo comandado por um maestro e quatro palhaços.

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. 12/10, 16h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.