Continua após publicidade

É de graça! Exposições, shows e feiras para curtir sem pôr a mão no bolso

De blocos no MAR a concerto na Quinta da Boa Vista, passando pelo evento Gamboa de Portos Abertas, o que não falta é opção 0800 para o fim de semana

Por Kamille Viola
5 out 2023, 14h49

Circuito Rocktoberfest

O evento produzido pelo Rock 80 Festival terá diversas edições em outubro, a cada fim de semana em um lugar diferente. Desta vez, ele aporta no Aterro do Flamengo, com cervejas artesanais, feira gastronômica, atrações para toda família e, é claro, o rock como trilha sonora. No sábado (7), as atrações são Souto Maior (13h), Maverick Benedicto (15h), A Conexão (17h), Três Caras (18h30) e Beco de Pedra (20h30). Domingo (8), a feira tem Catarina Crystal (13h), a banda Veronica RockX (15h), Rocket Eve (17h), QG25 (18h30) e Aero (20h30).

Aterro do Flamengo, posto 3. Sáb. (7) e dom. (8), 11h/23h. Grátis.

Desenrolando a Serpentina

Durante o dia, o evento da Sebastiana (Associação de Blocos de Rua do Rio) terá debates. A programação se encerra à noite, com apresentações musicais nos pilotis do MAR. Na sexta (6), as atrações são DJ Doni (18h), Bloco Superbacana — Tributo a Gal e Rita Lee (19h30) e Bloco 442 (21h). Sábado (7) é a vez de DJ Cris Pantoja (18h30) e roda de samba com Sambotica, com participação de Marina Iris.

Continua após a publicidade

Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sex. (6), 18h. Sáb. (7), 18h30. Grátis.

Fabulosas

Em sua nova exposição de Andréa Lins, com curadoria de Christiane Laclau, a artista retata a natureza de forma não realista. “Nesse jardim particular, plantas e flores parecem dançar, expandindo-se e contraindo-se. Há flores-vagalumes, flores-insetos estranhos, flores-casal, flores-monstro, flores curiosas, flores que nos questionam, flores intensas e urgentes como também flores que são paisagens orientais, com uma placidez cheia de vida. Entre tantas outras”, analisa a curadora.

Casa Caminhoá. Rua Caminhoá, 36, Jardim Botânico. Abertura: Qui. (5), 17h/21h. De 5 a 14 de outubro.

Continua após a publicidade

Festival Cervejeiro

Promovido pela feira O Fuxico, o evento apresenta diferentes rótulos de cervejas artesanais de todo o estado, entre elas Farra Beer, Mistura Clássica, Backbone e Hocus Pocus, além de expositores de moda, artesanato, gastronomia e música. O figuraça Raoni, proprietário do Boteco do Raoni, marca presença em um estande com petiscos e jogos cervejeiros. Outro nome confirmado é Breno Cruz, do perfil no Instagram @pretogourmet e o festival Gastronomia Preta. No sábado (7), o evento recebe shows da dupla Phil e Guga (14h30) e o grupo RockPB (18h). No domingo (8), é a vez de Violudico (15h30), The Rocks (16h) e Betta (18h).

Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Sáb. (7) e dom. (8), 12h/20h. Grátis.

Gamboa de Portos Abertos

A sexta edição do evento tem shows, teatro e bate-papos, tendo como tema principal Ser Floresta Cidade. Na sexta (6), às 18h, acontece o Cortejo Vira Floresta, às 19h tem roda de conversa, às 20h, tem apresentação de canto e dança da Aldeia Maraká’e, às 21h, Cordão do Prata Preta. No sábado (7), às 16h, tem bate-papo, às 17h, tem apresentação musical do coletivo As Três Marias, com o show Tambor de Crioula, às 19h, tem o bloco Filhos de Gandhi RJ e, às 20h, show do Jongo da Serrinha com participação de Rita Benneditto. No domingo (8), às 16h, tem debate, às 17h, o Caxambu do Salgueiro e,  às 18h, apresentação teatral da Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, com o espetáculo Encantaria de Terra e Mar.

Praça da Harmonia, Gamboa. Sex. (6), 18h. Sáb. (7) e dom. (8), 16h. Grátis.

Gianguido Bonfanti: Massas de Energia No Espaço

A mostra celebra os 55 anos de carreira do mais longevo professor da EAV Parque Lage. Sob curadoria de Daniele Machado e Alberto Saraiva, diretor da EAV e ex-aluno de Bonfanti, a exposição reúne nas Cavalariças e na Capelinha cerca de setenta trabalhos inéditos, entre desenhos, pinturas e uma grande instalação com cerâmicas, que são parte da produção recente do artista. O artista explica que, nos últimos anos, investiu na redução do número de informações na pintura e no desenho, buscando uma simplicidade sem perder densidade.

Continua após a publicidade

EAV Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414. Qui. (5), 19h. Qui. a ter., 10h/17h. De 6 de outubro a 7 de janeiro de 2024.

Jorginho do Império

Filho de Mano Décio da Viola, o sambista tem 52 anos de carreira e mais de vinte discos lançados, sendo referência no gênero. Entre os destaques do repertório, estão as músicas Água no Feijão, Dinheiro Vem e O Imperador, além de canções dos repertórios de outros artistas, como Retalhos de Cetim, de Benito di Paula, e Ex-Amor, Mulheres e Disritmia, sucessos na voz de Martinho da Vila.

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Sex. (6), 18h. Grátis.

Continua após a publicidade

Orquestra Petrobras Sinfônica

Em comemoração pelos setenta anos da Petrobras, a orquestra realiza um concerto gratuito na Quinta da Boa Vista, com regência do maestro Isaac Karabtchevsky e participação especial da cantora e multi-instrumentista Lucy Alves. O repertório irá transitar entre a música de concerto e a popular, com obras de compositores como Carlos Gomes, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Ravel, Guerra-Peixe, Luiz Gonzaga, Moraes Moreira, Geraldo Vandré e Sivuca.

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, em frente ao lago. Sáb. (7), 11h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.