Consciência Negra: a programação em teatros, museus e no CCBB

Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, bate-papo com Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, e peça Macacos estão entre os destaques

Por Kamille Viola
4 nov 2024, 19h12
Victor-Fidelis-sebastiana
Victor Fidelis: artista está presente na mostra Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no CCBB, com a obra Sebastiana (2023) (Coleção Kenni Kool/Divulgação)
Continua após publicidade

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

No Mês da Consciência Negra, o centro cultural recebe, a partir do dia 16, a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, com mais de 140 obras de artistas negros do Brasil, entre pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos, e curadoria de Deri Andrade. Outro destaque é a edição de novembro do Clube de Leitura CCBB, que recebe Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório para leitura de seus livros e debate sobre as heranças literárias de Zumbi em suas narrativas, no dia 13. De 20 a 25 de novembro, o projeto Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú leva diversas atrações ao CCBB. Primeiro quilombo reconhecido no estado do Amapá, no Norte do Brasil, o Curiaú ocupa o espaço com vivências, oficinas, contações de histórias, cortejo, rodas de conversas e shows (veja as atrações aqui). A programação completa está no site do CCBB.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa no site do CCBB. Grátis. Retirada de ingressos pelo site do CCBB.

Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

O espaço recebe a Mostra Cultural Consciência Negra, que reúne atrações realizadas por artistas e intelectuais negros, com teatro, cinema, debates, oficinas, sarau, exibição de programa de auditório e shows, a maioria gratuita ou a preços populares. A programação tem início nesta terça (5), na antessala do cinema do CCJF, onde ficarão expostas duas esculturas, com projeções de imagens captadas por câmera de inteligência artificial. A exposição Por Trás das Câmeras é uma prévia de 22 de novembro, dia que será realizado um cine debate com os curtas Toda Câmera de Reconhecimento Facial tem um Pouco de Navio Negreiro e Sorria, Você Está Sendo Vigiado.​ Na sexta (8), o CCJF exibe o filme Caminhos de Esperança, de Soraia Arnoni, em comemoração ao mês da carta escrita, em 1770, por Esperança Garcia, mulher escravizada no interior do Piauí que lutou contra a violência e pelo direito de professar a sua fé. No mesmo dia, estreia a peça Perigosas Damas, que resgata história do cárcere feminino no Brasil, que se iniciou em meados do século XX, quando mulheres eram encarceradas em manicômios, conventos e sistemas prisionais por motivos injustificáveis. Outro destaque é o espetáculo Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade, entre os dias 15 e 17, sobre o advogado negro pioneiro do Brasil. A programação completa da mostra está no site do CCJF.

Avenida Rio Branco, 241, Centro. Programação completa no site do CCJF.

+ 10 destaques do Festival Varilux de Cinema Francês, que terá sessões grátis

Continua após a publicidade

Festival Códigos Negros

Em sua quinta edição, evento, realizado pelo Olabi em parceria com o Instituto Toriba, vai reunir especialistas, acadêmicos e artistas de diferentes áreas e nacionalidades para discutir o papel fundamental do pensamento afro-diaspórico no enfrentamento das crises globais e na construção de novos paradigmas, sob o tema A Imaginação Como Tecnologia e a Tecnologia Para a Imaginação. No Museu do Amanhã, acontecem painéis que já estão com os ingressos esgotados. A programação se estende ao espaço Rato Branko, que irá abrigar exposição O Rascunho do Sonho, a Materialização do Desejo, com curadoria de Yasmin Menezes e Silvana Bahia, trazendo obras de Bruna Kury, Gê Viana, Mayara Ferrão, Thiago Britto e Trojany. A noite contará ainda com apresentações de diversos DJs, entre eles Nathalia Grilo, Ciana e Kalaf Epalanga, escritor e músico nascido em Angola e radicado em Berlim.

Rato Branko. Rua Joaquim Silva, 71/sala 101, Lapa. Sáb. (9), 20h/0h. Grátis.

Museu do Pontal

O museu já deu início à sua programação especial para o mês da Consciência Negra. Neste sábado (9), a partir das 14h, será realizada uma homenagem aos artistas do Vale do Catimbau, em Pernambuco, com a abertura da exposição José Bezerra e Artistas do Vale do Catimbau; o lançamento do documentário José Bezerra, Artista; participação do artista no evento e show do cantor e compositor pernambucano Siba. Já o domingo (10) terá uma oficina de isogravura, com introdução à técnica da gravura para crianças e adultos, com a artista Val Pires. A atividade faz parte do projeto artístico Xilopretura, que une a técnica da xilogravura ao universo da mulher preta. Outras atrações do mês são a Oficina Musical Antirracista da MPBIA, no dia 16; a oficina de cantos afro-brasileiros, no dia 17; contação de histórias africanas no dia 23; e apresentação de jongo e contará histórias sobre o ritmo com a Associação Cultural Sementes D’África.

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Qui. a dom., 10h/18h (acesso às exposições até 17h30). Grátis ou com contribuição sugerida. Ingressos pelo Sympla.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Teatro Riachuelo

Com protagonismo negro e abordando temas relativos à questão da negritude, as peças que ocupam o Teatro Riachuelo neste mês compõem a agenda de celebrações de oito anos de reabertura da casa, sob a gestão da Aventura. A programação também inclui shows começa nesta terça (5), com a apresentação do lendário Trio Esperança, contando com Mário, Evinha e Marizinha Correa (que substituirá Regina, que mora na Itália), como atração do Projeto Seis & Meia. Na quinta (7), é a vez do espetáculo Os Reis da Comédia, que reúne Yuri Marçal, João Pimenta e Jhordan Matheus, três grandes nomes do gênero no país. No domingo (10), é a vez de A Luta, monólogo baseado na terceira parte do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), e protagonizado por Amaury Lorenzo. Nos dias 16 e 17, o público tem novas chances de assistir ao premiado e concorrido solo Macacos, com texto, direção e atuação de Clayton Nascimento. A peça traz o relato de um homem negro sobre o racismo que rodeia seu cotidiano e a história do povo negro, passando por episódios de discriminação vividos por grandes personalidades, a história geral do Brasil e relatos e estatísticas das mães e famílias de jovens negros presos ou executados pela polícia militar no país. No dia 20, em que se comemora a Consciência Negra, é a vez de O Avesso da Pele, do Coletivo Ocutá, baseada no premiado livro de Jeferson Tenório. Na trama, Pedro, um jovem negro, é filho de um professor de literatura assassinado em uma abordagem policial. Após o episódio, ele inicia uma investigação acerca de suas origens, o passado da sua família e a trajetória de seu pai. E, encerrando a programação especial do mês, o show Divas In Concert, com a Banda Black Soul e a Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga, no dia 30.

Rua do Passeio, 38, Centro. Programação e ingressos pelo Sympla.

Teatro Prio

A programação do teatro para o mês de novembro tem espetáculos que destacam a potência da negritude e/ou estrelados por artistas negros, como o monólogo Pequeno Manual Antirracista, inspirado na obra de Djamila Ribeiro, com Luana Xavier; o novo show do artista pernambucano Ivyson, Afinco; e o musical É o Amor, escrito e dirigido por Pedro Brício, com Aline Wirley e Igor Rickli. Mais detalhes e ingressos pelo Sympla.

Continua após a publicidade

Jockey Club Brasileiro. Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Leblon.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.