Clique e assine por apenas 4,90/mês

Conheça as casas temáticas que continuam a funcionar na Paralimpíada

Nove países mantêm seus espaços de hospitalidades abertos ao público. Suíça, Alemanha, Colômbia e Japão são algumas das casas que oferecem opções de gastronomia e cultura

Por Carol Zappa - Atualizado em 2 jun 2017, 12h00 - Publicado em 24 ago 2016, 23h22

Grande atração durante os Jogos Rio 2016, as casas temáticas dos países atraíram centenas de milhares de visitantes com uma boa oferta de cultura, gastronomia e diversão. Muitas já se despediram do Rio, mas algumas delas continuam abertas ao público até o fim da Paralimpíada, que vai de 7 a 18 de setembro. Nesse período, 22 modalidades esportivas serão disputadas por atletas com deficiência. Enquanto as competições rolam nas arenas, oito espaços de hospitalidade oferecem as mais diversas atividades. Confira a programação:

ALEMANHA

OliAle – Alemanha na Praia

Ponto de encontro na areia do Leblon, o pavilhão da Alemanha reabre nos dias 26, 27 e 28 de agosto com uma amostra da cultura e da gastronomia local, de salsichas e linguiças a cerveja artesanal. Transmissões ao vivo, DJ e atividades esportivas fazem parte da programação, que pode ser conferida no Facebook do Consulado-Geral da Alemanha no Rio. Durante os Jogos Paralímpicos, passa a funcionar de quinta a domingo.

Endereço: Praia do Leblon (em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)

Datas e horários de funcionamento: 26, 27 e 28 de agosto, das 11h às 18h; durante os Jogos Paralímpicos, de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30


Casa da Alemanha Rio 2016
Casa da Alemanha Rio 2016

BRASIL

Casa Brasil

Instalada em dois armazéns no Píer Mauá, a casa brasileira oferece a turistas (e cariocas) um pouquinho da cultura local, com oficina de preparação de café e degustação de chocolate, cachaça e vinho. Shows de música brasileira e exposições, além de simuladores de realidade virtual e esportes para crianças, completam a programação.

Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa

Datas e horários de funcionamento: até 6 de setembro, das 14h às 20h. De 7 a 18 de setembro, das 10h às 20h

COLÔMBIA

Casa Colômbia Rio 2016

Degustação de café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó, e mostra de peças do artesanato colombiano estão entre as atrações da primeira casa temática do país em Jogos Olímpicos.

Endereço: Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro)

Datas e horários de funcionamento: 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h

GRÃ-BRETANHA

British House

Depois de ocupar o Parque Lage nos Jogos Olímpicos, a residência oficial britânica migra para o Shopping Metropolitano a partir do dia 7. Além de celebrar as vitórias dos atletas paraolímpicos, a programação visa a promover a cultura, educação e esportes do Reino Unido. Para visitar, é preciso se inscrever no site oficial.

Endereço:  Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca)

Datas e horários de funcionamento: 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h

ITÁLIA

Casa Itália

O espaço que funcionou na Olimpíada no Clube Costa Brava, no Joá, apenas para convidados, terá novo endereço a partir do dia 6: uma paróquia no Recreio, a poucos quilômetros do Parque Olímpico. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

Endereço: Paróquia Imaculada Conceição (Rua Humberto Cozzo, 41, Recreio)

Datas e horários de funcionamento: 6 a 17 de setembro (horário a confirmar)

Japan House Rio 2016

Japan House Rio 2016

JAPÃO

Casa Japão – Tóquio 2020

Próximo país a sediar os Jogos Olímpicos, o Japão recepciona atletas e visitantes que quiserem ter uma experiência da “omotenashi”, a hospitalidade japonesa, na Cidade das Artes. A lista de atrações inclui culinária japonesa, a cargo do restaurante Ten Kai, performances de tradicções culturais e experiências interativas. A principal exibição promove os Jogos Tóquio 2020. Confira a programação.

Endereço: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca)

Datas e horários de funcionamento: de  8 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dia  17 de setembro, apenas com convite)

Frida
Frida

MÉXICO

Casa México

No Museu Histórico Nacional, a casa reabre no dia 3 de agosto com exposições e dicas de turismo no país. Para as crianças, vale conhecer a mostra interativa Frida e Eu, inspirada na artista plástica Frida Kahlo.

Endereço: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, Centro)

Datas e horários de funcionamento: 3 de agosto a 15 de setembro, das 10h às 17h30

PYEONG CHANG

Casa PyeongChang

Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia terá degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing.

Endereço: Quiosques QL03/ QL04  (Avenida Atlântica, praia do Leme)

Datas e horários de funcionamento: 7 a 18 de setembro (horário a confirmar)


Baixo Suíça
Baixo Suíça

SUÍÇA

Baixo Suíça 2016

Com filas diárias e atividades gratuitas para todas as idades, o espaço conta com pista de patinação de gelo sintético ao ar livre, um trem com óculos de realidade virtual e um globo de neve gigante, sucesso entre a criançada,q eu voltam a funcionar a partir do dia 7. Na ala gastronômica, destaque para o típico churrasco suíço feuerring, degustação de raclete e workshop de chocolate. Veja programação completa

Endereço: Campo de beisebol (Lagoa Rodrigo de Freitas)

Datas e horários de funcionamento: Entre 24 de agosto e 6 de setembro, de quarta a sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo das 11h às 23h. De 7 a 18 de setembro, diariamente das 11h às 23h.

Publicidade