Continua após publicidade

Confira 66 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com shows, exposições e muito mais

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h27 - Publicado em 17 set 2015, 20h58
Adorável Garoto
Adorável Garoto (Paprica Fotografia/Divulgação/)
Continua após publicidade

TEATRO

✪✪✪✪ Adorável Garoto

Nesta desconcertante tragicomédia do americano Nicky Silver, Isaac (Michel Blois, em atuação comovente) volta à casa de seus pais, Harry (Leonardo Franco) e Nan (Isabel Cavalcanti), em busca de abrigo. O casal, porém, se encontra mergulhado em uma profunda crise, agravada quando o rapaz anuncia o perturbador motivo de seu retorno. Mabel Cezar e Raquel Rocha completam o ótimo elenco. Direção de Maria Maya, estreante na função, exibindo segurança de veterana (90min). 16 anos.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas — Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo,  2528-5166. → Sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas às 14h, uma por pessoa. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto. Até o dia 20.

Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos

Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos
Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos ()
Continua após a publicidade

O inglês Tom Stoppard assina a comédia dramática. No centro das atenções estão os dois personagens do título, coadjuvantes de Hamlet, clássico de Shakespeare. Breno Sanches (também diretor), Hugo Souza e Leonardo Hinckel estão no elenco. A supervisão geral é de Cesar Augusto (80min). 16 anos.

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho — Castelinho do Flamengo (30 lugares). Praia do Flamengo, 158, Flamengo,  2205-0655. → Quinta a domingo, 20h. Grátis. Até 18 de outubro.

A Visita da Velha Senhora

A Visita da Velha Senhora
A Visita da Velha Senhora ()

No drama do suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990), a mulher mais rica do mundo, Claire Zahanasian (Maria Adélia), volta à sua cidade natal anos depois de ter sido expulsa por conta de uma gravidez. Direção de Sílvia Monte (120min, com intervalo). 14 anos. Reestreou em 6/8/2015.

Continua após a publicidade

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro — Sala Multiúso (54 lugares). Rua Dom Manuel, 29, Centro,  3133-3366. Quinta a sábado, 19h. Grátis. Senhas distribuídas a partir das 18h30. Até 31 de outubro.

Insânia

Insânia
Insânia ()

A montagem faz uso da expressão corporal, da atuação teatral e de recursos circenses, como acrobacias, malabarismo e contorcionismo, para contar adversidades da existência humana. Representando o Homem, um ser humano “comum”, que é transformado por acontecimentos drásticos, os artistas circenses Bruno Carneiro, Davi Hora e Guilherme Mouro dão vida à personagem que tem os pilares de sua lucidez comprometidos perante a perda de sua companheira Moria, figura dramática interpretada aqui pela artista circense Pati Sousa, a amante, cúmplice e refúgio deste homem.

Arena Carioca Fernando Torres. Rua Bernardino de Andrade, 200, Parque Madureira. Sexta (18), 15h e 20h; sábado (19), 20h.

Continua após a publicidade

CINEMA

Rocky Spirit

the thousand year journey
the thousand year journey ()

Um dos principais símbolos da cidade, a Lagoa recebe a terceira edição do Festival de Cinema Rocky Spirit. Ao todo serão exibidos gratutiamente 23 filmes em sessões ao ar livre, no Parque dos Patins, neste sábado (19) e domingo (20). Entre as produções selecionadas, todas trazem como principal tema o esportes, mobilidade urbana e meio ambiente. Clique para saber mais.

DANÇA

Continua após a publicidade

Dança Gamboa

NA PISTA 2015
NA PISTA 2015 ()

O grupo Efeito Urbano, residente no Galpão Gamboa, apresenta o resultado do trabalho de dança de rua desenvolvido com a coreógrafa carioca Sonia Destri Lie (45min). Livre.

Galpão Gamboa (80 lugares). Rua da Gamboa, 279, Gamboa, ☎ 2516-5929. → Sábado (19), 21h; domingo (20), 20h. Grátis. Entrada definida por ordem de chegada.

CONCERTOS

Continua após a publicidade

Orquestra Petrobras Sinfônica

Orquestra Petrobras Sinfônica (crédito Artur Medina) (2) (1)
Orquestra Petrobras Sinfônica (crédito Artur Medina) (2) (1) ()

Parte da série Mestre Athayde, que leva música clássica gratuita às igrejas cariocas, o conjunto apresenta obras de Felix Mendelssohn, Franz Joseph Haydn e Concertante para Tímpanos, composição inédita de Dimitri Cervo.

Igreja da Ressurreição (300 lugares). Rua Francisco Otaviano, 99, Ipanema, ☎ 2522-7698. Sábado (19), 16h. Grátis.

Música Clássica nas Estrelas

Neste sábado (19), às 16h, o auditório do Planetário da Gávea sedia a 41ª edição do vídeo-concerto, com a série “Música Clássica nas Estrelas”. Para quem ainda não conhece, trata-se da apresentação gratuita de projeção de mídias audiovisuais de alta qualidade, com comentários que contextualizam as composições de música de concerto. Clique para saber mais.

ESPECIAL

Por Dentro do Palácio

Por dentro do palácio
Por dentro do palácio ()

O Antigo Palácio da Justiça abre as portas para uma visita lúdica e informativa. Guiados por atores que interpretam o jurista brasileiro Ruy Barbosa e Têmis, a deusa grega das leis e dos juramentos, os visitantes podem conhecer as instalações do palácio, no Centro do Rio, e suas histórias nas visitas teatralizadas.

Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, Centro. Tel: 3133-3366 / 3133-3368. Sábado (19). Grátis (distribuição de senhas no local, 15 minutos antes de cada sessão).

Oi Kabum!

Oficinas, palestras e eventos fazem parte da programação da mostra Co.Mo.Ver, que começa nesta segunda (31). O projeto traz os projetos artísticos e sociais feitos por jovens de baixa renda na incubadora Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. No evento, cursos misturam gerações, classes sociais e regiões da cidade em temáticas como “Comunidade + Mundo”, “Tradição + Inovação” e “Experiência + Juventude”.Clique para saber mais.

Feira Geek

O evento reúne jogos, pôsteres, acessórios e roupas do mundo da tecnologia e internet. Os amantes deste universo encontram as últimas novidades de mangás, cosplay, anime, RPG, além de games e softwares.

Ilha Plaza. Av. Maestro Paulo e Silva, 400, Ilha do Governador. Até 18 de setembro.

Transformers

Transformers
Transformers ()

Os admiradores do universo Transformers podem conferir a mostra internacional inédita composta por nove esculturas gigantes dos personagens mais marcantes da saga. O acervo é assinado por artistas plásticos chilenos que produziram alguns dos itens com peças de carros reciclados.

ParkShoppingCampoGrande. Estrada do Monteiro, 1200, Campo Grande. Até 25 de outubro.

Rock On The Roof

Em paralelo à Exposição Maldita 3.0 – No Universo da Rádio Fluminense, que acontece na sala de exposições, 2º andar do Imperator, a Maldita 3.0 apresenta o projeto Rock On The Roof, que vai ocupar o Terraço do Centro Cultural durante todas às sextas-feiras, até outubro. A iniciativa consiste em audições completas de álbuns relevantes para o rock mundial. Antes de cada audição, um convidado faz uma análise do álbum a ser executado, apresentando detalhes da sua produção, curiosidades da obra e a sua relevância para a música.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Sextas, 19h. Até 25 de setembro.

Encontro com Territórios

A série de ações literárias focadas em tardes de autógrafos com escritores abordará o tema político com a obra “Brizola”, de Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro, que perfila a vida do político, desde a expulsão do exílio no Uruguai até a campanha vitoriosa ao governo do Rio, em 1982. O jornalista Claufe Rodrigues comanda o talk-show com os autores.

Biblioteca Estação Leitura. Av. Presidente Vargas, s/n, Estação Central do MetrôRio. Sexta (18), 19h.

Exposição anual de Porsches

Serão 27 carros de diferentes modelos e anos, entre eles a réplica do icônico Spyder 550, inspirado nos carros de corrida dos anos 50.  Para entreter adultos e crianças, também está programada uma atividade de mini golf aberta ao público. O Food truck Delfina participa do evento com opções de quitutes e bebidas.

VillageMall. Avenida das Américas, 3.900, Barra da Tijuca. Sábado (19), 11h às 18h.

Exposição de Bicicletas Antigas

Exposição de bicicletas antigas
Exposição de bicicletas antigas ()

A mostra reúne 25 modelos do acervo de três colecionadores da Vila da Penha. Os amigos Eduardo, Alexandre e Sylvio se encontraram em virtude da paixão pelas bikes e descobriram as raridades que cada um tinha em sua garagem. Modelos desde a década de 20 até os anos 90, de países como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Suécia e Brasil.

Carioca Shopping. Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 13h às 21h. Até 4 de outubro.

Caminhada na Quinta da Boa Vista

Entre as ações do 2º Mês de Conscientização da Fibrose Cística, promovidas pelo Instituto Unidos pela Vida, haverá uma caminhada na Quinta da Boa Vista. Piqueniques, ações de divulgação, aulas de zumba, entre outras coisas, estão sendo promovidas em 25 cidades nas cinco regiões do país.

Parque da Quinta da Boa Vista, saindo da entrada do Jardim Zoológico, São Cristóvão. Sábado (19), 9h.

JogaMitá

Em tempos de tecnologia na palma da mão, muita gente, independente da idade, ainda dá muito valor aos bons e velhos jogos de tabuleiro como opção de brincadeira. O evento é tanto para praticantes quanto iniciantes nesses jogos, que foram ícones da década de 80, mas ainda hoje mobilizam multidões. Não há limite de idade, mas é ideal ter a partir de 6 anos.

Escola Oga Mitá. Rua Conde de Bonfim, 1305, Tijuca. Tel.: 3238-1030. Sábado (19), 8h30.

CRIANÇAS

✪✪✪ Mafalda na Sopa

mafalda
mafalda ()

Em cartaz na Biblioteca Parque Estadual, a mostra em homenagem aos 50 anos da famosa personagem de quadrinhos proporciona duas alegrias. Uma delas, evidente, vem do mergulho no universo de Mafalda, a menina questionadora criada em 1964 por Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, 83 anos. Reunido pela primeira vez em 2014,em Buenos Aires, o acervo inclui esboços originais do desenhista argentino, muita informação, tirinhas, fotos de grafites inspirados pela HQ e homenagens de outros artistas — entre eles, o conterrâneo Liniers e o brasileiro Mauricio de Sousa. A garotada encontra ainda uma divertida oficina de criação no 1º piso. Frequentadores mais velhos vão se comover com o painel de cartas de leitores, com textos que incluem desde convites de casamento (para os personagens) até depoimentos emocionantes sobre a insuspeita importância de Mafalda em momentos trágicos do país. A segunda alegria citada é provocada pela simples visita ao espaço, uma estrutura monumental e bem cuidada dedicada aos livros. Na abertura da mostra, no último dia 5, a presença de uma multidão alheia a Mafalda, gente de todas as idades e classes explorando a coleção local em estudos e leituras, ofereceu o vislumbre de um futuro melhor para a nossa sociedade.

Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. → Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até 24 de outubro.

O Barbeiro de Ervilha

O Barbeiro de Ervilha
O Barbeiro de Ervilha ()

Vencedora na categoria música do prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2010, a comédia musical inspirada na ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini, ganhou versão de Vanessa Dantas adaptada para o sertão nordestino. Dirigido por Daniel Herz, o espetáculo, embalado por instrumentos como viola, rabeca, sanfona e flauta, tocados ao vivo, narra a história do faz-tudo Fígaro (Leandro Castilho), envolvido em uma história de amor proibido (60min). Rec. a partir de 5 anos.

Cidade das Artes — Teatro de Câmara (437 lugares). Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca, ☎ 3325-0102. Quinta (17), 14h. Grátis.

Sherazade — A Rainha do Saara

A narrativa parte do quarto de Nassim (Caio Britto), onde todas as noites sua mãe, a muçulmana Sherazade (Suzana Abranches), conta histórias para ele e seu pai, o médico judeu Samuel (Gustavo Ottoni). Com um tanto de imaginação, eles “viajam” para locais como a Pérsia e o Egito (60min). Rec. a partir de 5 anos. Reestreou em 5/9/2015.

Teatro Glauce Rocha (202 lugares). Avenida Rio Branco, 179, Centro,  2220-0259, ↕ Carioca. Sábado, 16h. Grátis. Até o dia 26.

Museu Naval

Com as obras de demolição da Perimetral na Praça XV, os passeios que antes saíam do Espaço Cultural da Marinha agora partem do Museu Naval, ali perto, onde também se encontra a exposição O Poder Naval na Formação do Brasil. De lá os grupos seguem, aos sábados e domingos, para uma volta de barco pela Baía de Guanabara, passando por dezessete pontos turísticos. De ônibus, a visita é à Ilha Fiscal, local do último baile do Império, em 1889 — cenários com informações sobre a ilha foram reformulados recentemente. Rec. a partir de 2 anos. 

Museu Naval. Rua Dom Manuel, 15, Centro,  2532-5992 (seg. a sex.) e 2104-5506 (sáb. e dom.). Terça a domingo, 12h às 17h. Grátis. Passeio de barco (70 lugares): sábado e domingo, 13h15 e 15h15. R$ 20,00. Ilha Fiscal (60 lugares): sábado e domingo, 12h30, 14h e 15h40. R$ 20,00.

Museu Aeroespacial

museu aeroespacial
museu aeroespacial ()

Do teco-teco a velozes jatinhos, passando por uma réplica do pioneiro 14-Bis, a história da aviação se encontra guardada nesta tradicional e ampla instituição inaugurada em 1976. A principal atração é a exposição permanente de noventa aeronaves, mas também são exibidos motores usados nas duas guerras mundiais, além de objetos e documentos sobre a vida e a obra de Santos Dumont. Completa a visita a mostra Edu Chaves — Época Heroica da Aviação, sobre o piloto Eduardo Pacheco Chaves (1887-1975), aviador civil pioneiro no voo entre as cidades do Rio e de São Paulo. Rec. a partir de 3 anos. 

Museu Aeroespacial. Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos, 2108-8955. Terça a sexta, 9h às 15h. Sábado, domingo e feriados, 9h30 às 16h. Grátis.

Clubinho Carioca

Todos os sábados e domingos do mês, a garotada que passar pelo espaço vai participar de oficinas para criar cata-ventos coloridos e aprender a plantar feijão. O clubinho terá ainda muita brincadeira no cenário temático com cama elástica, túnel, cavalinho, lego, amarelinha e piscina de bolinhas. A atração é indicada para crianças entre 1 e 12 anos. Para participar, as inscrições devem ser feitas no local. As vagas são limitas.

Carioca Shopping. Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha. Sábado (12) e domingo (13), 14h às 20h. Até 27 de setembro.

Discovery Kids em ação! 

Inspirado no mundo dos esportes, o evento estimula a criançada a participar de exercícios e a entender a importância da atividade física para uma vida saudável. As atividades, inspiradas em Doki e sua turma, incluirão: chute ao gol, corrida com obstáculos, cama de gato com elásticos e escalada. O circuito termina no tobogã e piscina de bolinhas. Na saída, durante as quartas, sextas e sábados também será possível tirar fotos com o personagem Doki.  O ingresso para sessão de fotos é limitado e atenderá 30 crianças por aparição, mediante retirada de senha 30 minutos antes de cada sessão. O evento é gratuito e todas as atividades são supervisionadas por monitores.

Shopping Metropolitano Barra. Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca. Domingo a sexta, 14h às 20h; sábados, 10h às 20h. Até 25 de setembro.

Arena Kids

Bangu Shopping - Arena Infantil Rio 2016
Bangu Shopping – Arena Infantil Rio 2016 ()

Uma arena interativa, com informações e atividades ficará montada até o dia 18. No espaço, um painel informativo sobre o Time Brasil, vídeos com informações sobre atletas e competições, um teste de personalidade esportiva, quiz e um pódio para fotos.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Segunda a sexta e domingos, 14h às 20h; sábado, 10h às 22h. Até 20 de setembro.

O Último Arco-Íris

Ofélia é uma linda borboleta que mora na floresta encantada atrás do último arco-íris capaz de ser visto pelos olhos humanos. Ela está muito preocupada, pois a floresta está sendo ameaçada pela poluição e o último arco-íris está muito enfraquecido e corre o risco de desaparecer totalmente. Então, a borboletinha decide convocar todos os bichos da floresta para que, com suas habilidades, ajudem a salvar a beleza rara daquele lugar e trazer de volta o brilho colorido do arco-íris.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Domingo (20), 17h.

O Sonho Encantado

O conto narra a história de uma princesa moderna com uma vida cotidiana. Um dia, depois de ter sido beijada por uma borboleta mágica, Kiara logo descobre que tem superpoderes incríveis, permitindo-lhe para se transformar em Super fada. Mas, seu primo com ciúmes também pega a borboleta e se transforma em super-herói. Quando descobrem verdadeiro inimigo do reino Faísca, eles podem colocar de lado suas diferenças para formar uma equipe. 

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Domingo (20), 17h.

Pinocchio

Um senhor chamado Geppetto constrói um boneco de madeira chamado Pinóquio, que é trazido a vida pela fada azul. Ela realiza o desejo de Geppetto e dá vida ao boneco, mas para que ele possa ser humano precisa provar sua bravura e lealdade. Depois disso seguem as aventuras do boneco tentando se tornar um menino de verdade, envolvendo diferentes personagens. 

Américas Shopping.  Av. das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Sábado (19), 17h.

Os Três Porquinhos

Ao decidirem sair da casa de sua mãe, Prático, Heitor e Cícero foram construir cada um a sua própria casa. Cícero, o mais preguiçoso, não se queria se cansar e construiu uma casinha de palha. Heitor, decidiu construir uma casinha de madeira, enquanto Prático optou por construir uma casa melhor estruturada, com cimento e tijolos. As surpresas virão quando o Lobo Mau aparecer na casa dos irmãos em busca de comida.

Américas Shopping.  Av. das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Domingo (13), 17h.

Clubinho da Alegria

Durante quatro finais de semana, a criançada poderá usar toda a criatividade para confeccionar diversos presentes para a família. No próximo domingo (20), os pequenos vão participar da oficina de cata-ventos. A atividade – com duração de quatro horas – acontecerá a partir das 16h, no 2º piso. Os interessados poderão se inscrever no local, 30 minutos antes. São 100 vagas.

 São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. Domingo (20), 16h.

EXPOSIÇÕES

Galeria Índica

galeria _ indica
galeria _ indica ()

O espaço abre suas portas com Boiada de Ouro, individual de Ronald Duarte. Sob a curadoria de Cesar Oiticica Filho, a mostra é formada por fotos de intervenções urbanas elaboradas pelo artista no Rio.

Rua Visconde de Pirajá, 82. Lojas 101 e 117, subsolo. Ipanema. Domingo (13), 16h (inauguração). Terça a sábado, 11h às 19h (visitação). Grátis. Até 26 de outubro.

TRIO Bienal

Com obras de 160 artistas de 44 países, o evento acontece até novembro em onze centros culturais e museus da cidade. Entre os muitos nomes de peso reunidos estão Marina Abramovic, Vik Muniz e Anna Bella Geiger. Confira a programação em triobienal.com/curadoria.

✪✪✪✪ Claudia Andujar

Claudia Andujar

Claudia Andujar

Tão alto quanto constante, o nível de excelência das mostras de fotografia realizadas no Instituto Moreira Salles já se tornou uma marca do endereço. A situação segue inalterada na individual da consagrada artista suíça, radicada no Brasil na década de 50. Resultado de uma pesquisa de dois anos no arquivo da fotógrafa, No Lugar do Outro traz um apanhado de sua trajetória desde a chegada a São Paulo — cidade que ela clicou para instigantes ensaios experimentais, com uso de filme infravermelho, entre outros recursos. Uma das salas é dedicada à série Famílias Brasileiras, de registros do cotidiano de quatro grupos: uma família baiana, dona de próspera fazenda de cacau, outra de classe média paulistana, a terceira formada por pescadores, isolada em uma praia de Ubatuba, em São Paulo, e, por fim, um clã mineiro de profundos valores religiosos. Especialmente interessante é a produção da fotógrafa para a revista Realidade, onde trabalhou de 1966 a 1971. Nesse lote encontram-se registros impactantes do trabalho do médium Zé Arigó em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Sua rotina incluía impressionantes operações a sangue-frio. Fotografias de natureza feitas durante as primeiras viagens de Claudia à Amazônia, no começo dosanos 1970, algumas de contornos quase abstratos, completam o acervo.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea,  3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 15 de novembro.

✪✪✪ Pernambuco: o Primeiro Retrato do Brasil

Datam de meados do século XVII as primeiras representações pictóricas de paisagens brasileiras — no caso, de Pernambuco, retratado de forma pioneira por Frans Post (1612-1680), integrante da comitiva holandesa que, comandada pelo conde Maurício de Nassau, aportou por aqui em 1637. Um alentado panorama de cenários daquele estado, em obras criadas ao longo de mais de 300 anos, compõe o acervo exibido nesta coletiva, sob a curadoria de Marcus de Lontra Costa. O próprio Post integra a seleção de mais de vinte nomes, com o belo óleo Engenho de Açúcar, o item mais antigo presente na mostra. Paisagens serenas reproduzidas em pinturas de Gilvan Samico, Telles Junior (1851-1914) e Francisco Brennand dividem espaço com um vibrante óleo sobre madeira no qual Tereza Costa Rêgo retrata a famosa Batalha dos Guararapes, conflito ocorrido entre 1848 e o ano seguinte, que pôs em lados opostos o Exército da Holanda e os defensores do império português no local onde hoje fica o município de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Trabalhos de Lula Cardoso Ayres (1910-1987) fogem da temática paisagística em prol de personagens de manifestações culturais típicas do Nordeste, como o maracatu e o pastoril. A questão social aparece em gravuras do álbum Meninos do Recife, lançado em 1962 por Abelardo da Hora (1924-2014). Nele, o artista denuncia a miséria por meio da representação de crianças esquálidas. Cícero Dias (1907-2003) tem presença marcante em treze criações, incluindo telas que evocam o clima algo onírico do pintor russo Marc Chagall, com direito a figuras voadoras, como se vê em Bicicleta (1983).

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro,  2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de outubro.

OiR – Outras Ideias para o Rio

Depois de transformar o Rio em um museu a céu aberto há três anos, o projeto chega à sua segunda edição. Em uma primeira etapa, o chinês Song Dong e o francês Daniel Buren apresentam instalações interativas, respectivamente na rotunda do CCBB e no Parque Natural Penhasco Dois Irmãos.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro,  3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de outubro. Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos. Rua Aperana, Leblon. Terça a domingo, 8h às 17h. Grátis. Até 5 de outubro.

Quarta-Feira de Cinzas

Luisa Duarte assina a terceira mostra do programa Curador Visitante, na EAV do Parque Lage. Cinthia Marcelle, Claudia Andujar, Marilá Dardot, Matheus Rocha Pitta, Mauro Restiffe e Miguel Rio Branco são alguns dos artistas reunidos.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, 3257-1800. → Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Até 8 de novembro.

Wanda Pimentel

Wanda Pimentel
Wanda Pimentel ()

Em Geometria/Flor, a artista exibe cerca de 35 obras pertencentes à série de mesmo nome, iniciada há dois anos.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea,  2274-3873 e 2540-6446. → Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 17 de outubro.

Daniel Senise

Questões ligadas à memória são evocadas em Quase Aqui, individual que o carioca Daniel Senise, um dos nomes mais destacados da chamada Geração 80, abre na sexta (28), no Oi Futuro Flamengo. Com quatro obras exibidas, a série que dá nome à mostra é um exemplo disso: as criações são mesas de trabalho do próprio Senise, com um retângulo no centro feito com tinta a óleo branca, rodeado por marcas residuais de pinturas anteriores. Na instalação Caminhante, uma referência a Caminhante sobre o Mar de Névoa, conhecida obra do alemão Cas­par David Friedrich (1774-1840), o artista retira o gesso que reveste as paredes e janelas originais do edifício, o que revela detalhes ocultos do prédio de 1918. Também inspirada por lembranças do passado, a videoinstalação Mundial traz projetada uma fotografia do quarto em que Senise passou a juventude. Completa o acervo um painel, sem título, de 3 metros por 12 metros, na entrada da instituição.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo,  3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 23 de outubro.

✪✪✪ Eduardo de Martino

Eduardo de Martino
Eduardo de Martino ()

Aluno da Escola Naval de Nápoles, o italiano foi oficial da Marinha de Guerra de seu país entre 1849 e 1855. A admiração pelo mar logo seria incorporada a outro de seus objetos de apreço: as artes plásticas. Como pintor, Martino (1838-1912) acabou se especializando em marinhas, de veleiros singrando paisagens tranquilas a violentos combates entre navios. Uma parcela enxuta, mas representativa, dessa enorme produção, cultivada ao longo de uma vida inteira, está reunida na individual em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes. Mesmo as pequenas dimensões de boa parte dos óleos não escondem a beleza da pincelada do artista, na qual a riqueza de detalhes convive harmoniosamente com um aspecto geral por vezes meio enevoado. Algumas obras do acervo guardam relação com o Brasil, país onde Martino se radicou em 1868. Encarregado oficialmente por dom Pedro II, ele registrou os eventos da Guerra do Paraguai, travada de 1864 a 1870. Entre os episódios do conflito, imortalizados em toda a sua dramaticidade por seus pincéis, está a Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865, em impactante tela presente na mostra. Além dos óleos, há belos desenhos que revelam certa urgência em sua execução.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro,  3299-0600, ↕ Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes) e grátis aos domingos. Até 20 de setembro.

CFB: 25 Anos

Projetado por Grandjean de Montigny, integrante da Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 1816, o solar neoclássico onde hoje funciona a Casa França-Brasil foi a primeira praça do comércio da cidade. O imóvel ainda seria utilizado como sede da alfândega, depósito e tribunal, antes de ser convertido em centro cultural, em 1990. O quarto de século de seu uso mais recente é celebrado a partir deste domingo (16) com a abertura de CFB: 25 Anos. Uma parte do acervo reúne trabalhos de vários artistas. Do chileno Alfredo Jaar será exibido Cultura = Capital, letreiro suspenso a 3,5 metros. Cildo Meireles comparece com dezesseis obras icônicas criadas a partir da moeda brasileira. Uma das salas laterais será ocupada pela instalação Remediações, do paulistano Beto Shwafaty, enquanto a outra receberá três filmes inspirados na recente história cultural e política do Brasil, cada um deles exibido por cerca de dez dias. Por fim, no espaço central estará exposto um arquivo histórico da Casa.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro,  2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 20 de setembro.

Anna Bella Geiger

Anna Bella Geiger
Anna Bella Geiger ()

Em Gaveta de Memórias, a artista exibe apenas uma obra, acompanhada por um vídeo documental que revelará todas as etapas da produção do trabalho. Às terças e quartas, às 19h, e aos sábados e domingos, às 17h, o espaço é ocupado também pela performance teatral Solos de Memórias (60min, 12 anos). A entrada é gratuita para a mostra e para o espetáculo.

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho — Castelinho do Flamengo. Praia do Flamengo, 158, Flamengo,  2205-0655. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis. Até 18 de outubro.

Cássio Loredano

Habituado a flanar pela cidade — sempre a pé, de táxi ou de ônibus, já que não tem carteira de motorista —, o artista empresta seu ilustre traço a cenas cariocas na mostra Rio, Papel e Lápis, que o Instituto Moreira Salles abre neste domingo (9). Em 35 belos desenhos, todos em preto e branco, produzidos com grafite, nanquim, esferográfica e aquarela, o conceituado ilustrador retrata o chafariz do Mestre Valentim, o imóvel em Santa Teresa chamado de Casa dos Azulejos, o edifício do Museu de Arte Moderna, a fachada da Confeitaria Colombo, a sede do Botafogo e a do Fluminense, entre tantas outras paisagens. É uma oportunidade rara de ver o superlativo talento de Loredano, colaborador de importantes veículos da imprensa mundial, mais conhecido por suas caricaturas, a serviço de outro tipo de trabalho. Curiosamente, ele foge dos clichês de natureza atribuídos à cidade e investe em obras do engenho humano. Para além da sofisticação do traço, singular em sua harmonia entre detalhismo e despojamento, chama atenção a completa ausência de pessoas nas ilustrações, valorizando ainda maisa beleza das construções.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea,  3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 9 de janeiro de 2016.

André De Castro

André De Castro
André De Castro ()

Em Movimentos, o artista (cujo “De” no nome é grafado com maiúscula) exibe um painel formado por telas em silk screen com retratos de jovens que participaram de manifestações políticas no Brasil e na Turquia, em 2013, nos Estados Unidos, em 2011, e na Grécia, em 2010. Duas séries de trabalhos relacionadas a essa temática também são exibidas.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro,  3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de outubro.

Jacqueline Siano

A artista apresenta uma instalação formada por objetos encontrados na praia, trazidos pelas ondas, como conchas, garrafas e placas. A ideia é propor uma reflexão sobre o sentimento de ausência e a sensação de espera.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro,  3261-2550, ↕ Cinelândia. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de outubro.

Linhas de Fuga

Fruto de uma pesquisa sobre as transformações sofridas pelo Rio, a exposição reúne fotografias e instalações que convidam o visitante a refletir sobre a cidade.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro,  3261-2550, ↕ Cinelândia. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de outubro.

A Música Canta a República

Fotos, painéis, cartazes, vídeos, áudios e textos compõem a exposição, resultado de uma pesquisa sobre a produção musical brasileira, com temas inspirados em episódios políticos ou em personagens a eles ligados.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro,  2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 20 de setembro.

Novos Talentos: Fotografia Contemporânea no Brasil

Alexandre Mury, Arthur Scovino, Berna Reale, Gustavo Speridião, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, Paulo Nazareth, Raphael Couto, Rodrigo Braga e Yuri Firmeza são os artistas que integram esta coletiva de fotógrafos emergentes na cena artística brasileira. Cinquenta trabalhos integram o acervo exposto.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro,  3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 15 de outubro.

✪✪✪ Marc Chagall

Marc Chagall
Marc Chagall ()

Separados por quase dois séculos de história, o fabulista Jean de La Fontaine (1621-1695) e o pintor Marc Chagall (1887-1985) tiveram seus superlativos talentos reunidos em uma alentada série de 100 gravuras em metal, realizadas entre 1927 e 1930, nas quais o artista plástico ilustrava as histórias do autor. Esse representativo conjunto, editado pelo marchand Ambroise Vollard, é apresentado no Centro Cultural Correios, em uma mostra com a curadoria do crítico de arte Enock Sacramento. Alternam-senas paredes imagens em preto e branco, marcadas por uma profusão de traços que lhes emprestam certa densidade. Algumas obras são mais realistas, como a que retrata a fábula A Perdiz e os Galos. Em outras, o traço de Chagall assume sua reconhecida faceta onírica, evidenciada, por exemplo, nas figuras aparentemente voadoras presentes na gravura de O Cavalo que Quer Se Vingar do Cervo. Na ambientação, árvores cenográficas são enfeitadas com dez trabalhos, cinco deles escolhidos para ter as histórias correspondentes musicadas pelo compositor Luciano Oze, em canções de pegada meio roqueira, ouvidas pelo visitante por meio de alto-falantes.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro,  2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 20 de setembro.

Álbum de Família

Questões íntimas são evocadas na coletiva que ocupa todas as salas do Centro de Arte Hélio Oiticica a partir de segunda (3). Batizada de Álbum de Família, a mostra vai além do trivial para sugerir perspectivas mais diversificadas, perpassando temas como diferentes configurações de matrimônio, abuso de poder e violência doméstica, além de ausência, perda e solidão. Estão reunidos cerca de quarenta trabalhos, em técnicas distintas. Entre os vinte artistas escalados figuram os brasileiros Adriana Varejão, Fábio Morais e Anna Bella Geiger, o americano Bill Viola e a sul-africana Candice Breitz — que, em Mother (2015), reúne estrelas de Hollywood em papéis maternos que interpretaram no cinema.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro,  2232-4213 e 2242-1012. → Segunda, quarta e sexta, 14h às 20h; terça, quinta, sábado e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até 19 de setembro.

✪✪✪ As Primeiras Cores do Rio

Primeiro método economicamente viável de obtenção de imagens em cores, o autocromo começou a ser comercializado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, pioneiros do cinema, na Europa em 1907. Apenas dois anos depois, paisagens do Rio já eram registradas pelo mesmo processo graças ao banqueiro e mecenas francês Albert Kahn, que mandou à época uma série de fotógrafos para diversas partes do mundo com o objetivo de documentar os mais variados aspectos da vida humana. Vinte dessas imagens preciosas, atribuídas a Auguste Léon, estão reunidas em mostra enxuta, mas de incontestável valor histórico, no CCBB. No caminho inverso das pinturas hiper-realistas, as fotografias por vezes enganam os olhos e se assemelham a telas algo nostálgicas. Como de hábito nesse tipo de exposição, as fotos propiciam a viagem ao passado de uma Rua Paissandu, no Flamengo, ainda repleta de casarões, e do Corcovado sem a estátua do Cristo Redentor.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro,  3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 21 de setembro.

✪✪✪✪✪ Rio: Primeiras Poses — Visõesda Cidade a Partir da Chegada da Fotografia (1840-1930)

Cerca de 450 imagens, registros do Rio entre meados do século XIX e o início do XX, compõem esta imperdível exposição. Há fotografias de pioneiros como Marc Ferrez, Augusto Malta e Georges Leuzinger. Recursos multimídia permitem a ampliação de parte das imagens. Até 31 de dezembro.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea,  3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h.

Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro

A partir desta quinta (6), a Biblioteca Nacional recebe a exposição Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro. Na mostra, 236 peças, incluindo gravuras, ilustrações, cartas, mapas, fotografias, charges, partituras e outras obras raras contam a história da cidade por meio da arquitetura e urbanismo, bem como da vida política, religiosa, cultural e esportiva de seus habitantes. Até 30 de outubro. Clique para saber mais.

O Campo

O carioca poderá conferir as imagens carregadas de potência cromática do fotógrafo Fábio Seixo. Com larga experiência em fotojornalismo e diversos prêmios, o profissional se vale de apurado olhar estético para desvendar ângulos e formas do campo de golfe olímpico, na região da Barra da Tijuca, o primeiro do gênero no Brasil, construído para as competições dos Jogos Olímpicos de 2016. 

Galeria Rampa. Avenida das Américas, 10.001, Barra da Tijuca. Segunda a sexta, 14h às 20h; sábado e domingo, 9h às 21h. Até 30 de novembro.

Fukuda 70 anos

Fukuda 70 anos
Fukuda 70 anos ()

Kenji Fukuda apresenta catorze trabalhos de pintura abstrata, cuja linha central é composta de manchas e de fortes traços da sensibilidade e do lirismo nipônico. Fukuda é o autor da escultura  do monumento em homenagem aos Jogos Panamericanos 2007 no Rio.

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica 4.240, loja 333, Copacabana. Terça a sábado, 12h às 19h. Até 13 de outubro.

‪#‎AfroGrafiteiras

Durante seis meses, um grupo de mulheres afro-brasileiras do estado do Rio de Janeiro reuniu-se para pensar a posição da mulher negra na sociedade, a fim de representa-la através de uma produção artística. Este processo desencadeou a exposição ‪#‎AfroGrafiteiras, que conta com a curadoria e coordenação de Panmela Castro. Ao todo, são dezoito projetos especiais que dialogam entre si a partir do desejo emancipatório da mulher negra contemporânea.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça à sábado, 13h às 19h. Até 3 de outubro.

Tempo Suspenso

As novas séries fotográficas de Rogério Faissal, confrontam o vazio. É uma situação bastante peculiar para os fotógrafos que, aparentemente, sempre registraram alguma coisa e se ocuparam em povoar o mundo com uma profusão inesgotável de imagens. Faissal também apresenta os objetos que dão nome às séries. Mas eles estão sempre cercados pelo Nada, o que torna sua obra muito rica. 

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Rua Humaitá, 163, Humaitá. Quarta a domingo, 14h às 22h. Até 20 de setembro.

Expo Rock in Rio 30 Anos

A partir desta segunda (7), o Rio Design Barra entra no clima do Rock in Rio com uma exposição sobre os 30 anos do festival. A mostra vai contar ano a ano os fatos marcantes com totens de até 4 metros de altura, fotos e vídeos que contarão a história de cada palco e das demais áreas que compõem a Cidade do Rock. Ao longo da Expo Rock in Rio 30 anos, que fica em exibição até o dia 27, o visitante poderá ficar por dentro de fatos curiosos e conhecer detalhes dos bastidores do evento. Clique para saber mais.

[espaço] entre

Anna Helena Cazzani
Anna Helena Cazzani ()

Com trabalhos que desafiam os limites entre o desenho e a escultura, a carioca Anna Helena Cazzani apresenta sua primeira exposição individual. A artista apresenta seis obras inéditas, sendo três delas esculturas de grandes dimensões, onde utiliza linhas que ganham corpo e volume para desenhar o espaço.

Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida (Cândido Mendes). Rua Joana Angélica, 63, Ipanema. Segunda a sexta, 14h às 20h; sábado, 16h às 20h. Até 30 de outubro.

Tempo Suspenso

A exposição do fotógrafo Rogerio Faissal reúne 36 fotografias noturnas captadas no Rio, divididas em quatro séries: Traves, Quiosques, Parques e Troncos.

Espaço Cultural Sergio Porto. Rua Humaitá, 163, Humaitá. Quarta a domingo, 14h às 22h. Até 20 de setembro.

Festival de Esculturas do Rio

Obras de 24 artistas e coletivos brasileiros, entre eles Frida Baranek, Ricardo Ventura Suzana Queiroga, Jorge Fonseca e Claudia Nên, além de portuguesa Susana Anágua, integram esta coletiva de esculturas.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro,  3261-2550, ↕ Cinelândia. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 27 de setembro.

Olhares Cruzados – 10 anos

Olhares Cruzados
Olhares Cruzados ()

O projeto de intercâmbio cultural entre crianças e adolescentes brasileiros, de países africanos, da América Latina e Caribe comemora 10 anos de trajetória com exposição no Espaço Furnas Cultural.  A mostra traz 24 fotografias em preto e branco realizadas pelos fotógrafos brasileiros: Ricardo Teles, Andréa D’Amato, José Bassit, Sérgio Zacchi e estrangeiros: o moçambicano Mauro Pinto, o boliviano Fernando Sória, o senegalês Kane Sy e o etíope Yemane Gebresalassie, que acompanharam de perto as oficinas e se inseriram no processo, para poder retratar as imagens com a sensibilidade necessária. A mostra conta ainda com 24 painéis com fotografias, desenhos, entrevistas e reprodução de objetos produzidos por crianças e adolescentes de Angola, Moçambique, Senegal, Mali, Bolívia, Cabo Verde, Guiné Bissau, Etiópia, República Dominicana do Congo, Haiti e Paraguai.

Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Terça a sexta, 13h às 18h; sábado, domingo e feriado, 14h às 19h. Até 29 de novembro.

Raimundo Rodriguez

A mostra vai apresenta as incontáveis dimensões categóricas em que a obra do artista transita, abusando de cores vívidas, do jogo geométrico das formas e de palavras. Entre eles, o trevo da sorte, os latifúndios de papel, a fórmica e o tecido, os lactofúndios de caixas de leite, a série “diapositivos.

Sergio Gonçalves Galeria Centro. Rua do Rosário, 38, Centro. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Até 10 de outubro.

Celina Portela

 Nesse novo trabalho, a artista carioca mostra 20 instalações fotográficas, onde aparece em situações de tensão com cordas que se prolongam para fora do quadro. Criando sistemas de peso e contra-peso entre seu corpo na foto e objetos reais no espaço, ela joga com as proporções e cria uma ilusão de que os tamanhos são diferentes do que realmente são, num ensaio para futuras esculturas.

Galeria Inox. Av. Atlântica, 4240, subsolo 101, Copacabana. Segunda à sexta, 10h às 20h; sábado, 11h às 19h. Até 3 de outubro.

Sharingrafia

Exposição sobre passinho no Madureira Shopping
Exposição sobre passinho no Madureira Shopping ()

As obras, com curadoria de Rafael Dragaud, são camisetas com 15 imagens da fotógrafa Maria Buzanovsky que já expôs em Lyon, na França, e no Museu de Arte do Rio. Cinco fotos amadoras, que fazem parte da exposição, foram selecionadas através de um concurso online.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. Segunda a sábado, 12h às 22h; domingos e feriados, 15h às 21h. Até 16 de outubro.

Expo Cinema 2015

Os apaixonados pela sétima arte poderão conferir ilustrações dos mais diversos clássicos do cinema mundial e seus personagens que fizeram história. Os trabalhos são do Atelier Geraldo Aguiar, que comemora 20 anos de atividades em 2015.

Centro Cultural da UNISUAM – Ccult. Av. Paris, 72, Bonsucesso. Segunda a sexta, 9h às 21h; sábados, 8h às 12h. Até 19 de setembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.