Clique e assine por apenas 4,90/mês

Confira 39 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Por Redação VEJA RIO - Atualizado em 2 jun 2017, 11h53 - Publicado em 17 nov 2016, 19h23

1º Festival de Cerveja do Méier

A Rua Dias da Cruz, no Méier, receberá o 1º Festival de Cerveja do Méier neste sábado (19) e domingo (20), das 19h às 23h, com cerveja, gastronomia e música ao vivo. Mais de 20 marcas de cervejas artesanais e food trucks estão confirmadas.

Ginástica Funcional na praia de São Francisco

Os fãs de ginástica funcional já têm programa certo para este sábado (19). A PronoKal – multinacional europeia com foco em um método próprio de perda de peso – promoverá uma aula gratuita da modalidade, na praia de São Francisco, a partir das 9h. Qualquer pessoa pode participar, basta estar em boas condições físicas e enviar um e-mail para atividadefisica@pronokal.com, com pelo menos dois dias de antecedência. Havendo disponibilidade de vaga, a empresa enviará um e-mail resposta, confirmando a inscrição.

Broadway Like Tijuca edição infantil


Broadway Like Tijuca_CAMILA SERPA_divulgação
Broadway Like Tijuca_CAMILA SERPA_divulgação

Broadway Like Tijuca terá programação voltada ao público infantil no próximo sábado (19), a partir das 10h. São mais de 20 expositores de roupas, acessórios, brinquedos artesanais, itens de enxoval e decoração, gastronomia e serviços para festa. Tudo voltado exclusivamente para o público infantil. Em paralelo, o Fuxico – Arte para crianças vai levar a criançada para um mundo lúdico com músicas infantis e teatro. Um tapete de artes também será uma atração à parte, nesta recreação as crianças terão aula de musicalização e artes plásticas em cima de um tapete mágico.

Madrugada no Centro


Madrugada no Centro
Madrugada no Centro

Durante o viradão da mostra Mondrian e o Movimento de Stijl, a banda Consciência Tranquila recebe Gerson King Combo, Babu Santana e Da Ghama. O Baile Black Bom anima a pista com soul, funk e groove. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sábado (19), 23h. Grátis.

M.U.R.S

Se em um espetáculo tradicional a orientação é que a plateia desligue os celulares após o terceiro sinal, em M.U.R.S. a apresentação não acontece sem o auxílio dos aparelhos. Afinal, não há nada de convencional no trabalho do grupo catalão La Fura Dels Baus. O espetáculo, definido como “o primeiro smartshow do mundo”, ganha sessões gratuitas no Armazém da Utopia, com capacidade para até 1 000 pessoas. Um aplicativo permite a integração dos espectadores, que se transformam em protagonistas ao seguir as ordens surgidas na tela. “Vamos refletir sobre as forças que controlam a vida das pessoas hoje ao estabelecermos nós mesmos controle sobre eles”, afirma o diretor Pepe Gatell, que garante mudanças na montagem, de acordo com a resposta do público. De sábado (19) ao dia 22, 20h.

Nova galeria

Marca de prestígio, a Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, celebra seus quinze anos de existência com duas novidades: passou a se chamar Fortes D’Aloia & Gabriel — junção do nome dos sócios Marcia Fortes, Alessandra D’Aloia (anteriormente Vilaça) e Alexandre Gabriel, atuante na empreitada desde o seu início — e vai abrir uma frente carioca. Com inauguração prevista para domingo (20), a partir das 18h, a Carpintaria, dentro do Jockey Club, começa sua atuação recebendo Uma Canção para o Rio. Inspirada pela relação entre as artes visuais ea música, a coletiva reúne trabalhos de mais de vinte criadores, a exemplo de Nuno Ramos, Jac Leirner, Ernesto Neto e Cabelo (autor da obra na foto). Rua Jardim Botânico, 971, Jardim Botânico. Terça a sexta, 11h às 20h; sábado, 11h às 19h. Grátis.    

O Burburinho

O Burburinho
O Burburinho

Inspirada nas feiras ao ar livre que vêm ganhando espaço na cidade, a 11ª edição do evento O Burburinho reúne sessenta expositores de moda, gastronomia e decoração voltados para o público infantil. Além das opções de compra, haverá atrações para a criançada curtir ao longo do dia, entre elas contadores de histórias, oficina de cupcake e show de mágica. Solar das Palmeiras. Rua das Palmeiras, 35, Botafogo. Domingo (20), 10h/19h. Grátis    

Mundinho Geek

Mundinho Geek
Mundinho Geek

Com robusta programação, a segunda edição do Mundinho Geek reúne atividades gratuitas para os pequenos de 6 meses a 12 anos. Na lista de atrações estão previstos contadores de histórias de ficção científica, oficinas de física e de quadrinhos, arena de robôs, desfile de cosplay e o bloco de Carnaval Pipoca e Guaraná — com repertório de trilhas de cinema nerd, evidentemente. Haverá ainda atrações pagas, como as oficinas de culinária e de robótica (inscrições, a R$ 70,00, pelo e-mail oficinasmundinhogeek@gmail.com). Planetário da Gávea. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Domingo (20), 10h/17h. Grátis.

4° Festival Internacional de Circo

4° Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro
4° Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro

A partir de sexta (18), sete endereços recebem o 4° Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro. Ao todo, onze companhias nacionais e estrangeiras apresentam quarenta espetáculos até o dia 27. Entre os destaques está o Grupo La Mínima (foto): a dupla, hoje formada pelos palhaços Fernando Sampaio e Filipe Bregantim — substituto do ator Domingos Montagner (1962-2016) —, mostra a peça A la Carte no Circo Crescer e Viver, no sábado (19), às 20h. Antes, às 17h, no mesmo dia, a trupe carioca Up Leon apresenta Olimpíadas Malucas no Parque Madureira. Confira a programação completa aqui. 

Vitoria Frate

Em sua primeira exposição, batizada de Vitoria Frate em 14 capítulos, a artista plástica carioca traz a série Novas Multidões, na qual apresenta a vida nas metrópoles brasileiras. Com traços bastante peculiares, a autora explora a paleta de cores e um característico personagem presente nas catorze criações. Até 20 de novembro. Galeria Dom Quixote. Avenida Ayrton Senna, 2150 (Casa Shopping) – Barra Da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 15h às 21h.

Sankofa: Memória da Escravidão na África

Bisneto de uma beneficiária da Lei do Ventre Livre, o fotógrafo Cesar Fraga percorreu países africanos para investigar suas origens. Caixa Cultural. Terça a domingo, 10h às 21h.

Berlin <> Rio: Trajetos e Memórias

Vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia no ano passado, Andreas Valentin recuperou registros e documentos de sua família na Alemanha. O resultado é a exposição Berlin<>Rio: Trajetos e Memórias. Um dos destaques é uma intimação da Gestapo, datada de 1930, quando seu avô e seu pai foram forçados a deixar o país por causa do nazismo e iniciaram a vida como expatriados no Rio de Janeiro. Durante um ano, Andreas revisitou todos os lugares frequentados por seu pai em uma viagem a Berlim em 1975 e produziu o ensaio que retrata a cidade pelo olhar da memória. Centro Cultural da Justiça Federal. Segunda a sexta, 12h às 19h. Grátis. A partir de quarta (26).

Museu Aeroespacial


Museu Aeroespacial
Museu Aeroespacial

Com mais de 100 aeronaves no acervo, entre elas um exemplar do 14 Bis, construído por Santos Dumont, o museu realiza visitas ao submarino (foto). Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos. Grátis.

A Máquina do Mundo

A coletiva reúne o trabalho de 24 artistas, dentre pinturas, esculturas, instalações e fotografias, que se propõem a dialogar com o poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade e também o capítulo que leva o mesmo nome em Os Lusíadas, de Luís de Camões. A exposição abre um novo espaço cultural na cidade: a casa Z42   ainda serve como ateliê para oito artistas residentes, dentre eles, Maria Lucia Fontainha, Katia Wille, Rona e Sergio Mauricio Manon – este último curador da exposição. Até 23 de dezembro. Z42 Arte. Rua Filinto de Almeida, 42 – Cosme Velho – Rio de Janeiro – RJ – Tel.: (21) 3269-3216. Terça a domingo, 13h às 18h. Grátis.

Mondrian e o Movimento De Stijl


Exposição Mondrian e o Movimento de Stijl
Exposição Mondrian e o Movimento de Stijl

Em cartaz até janeiro, exposição oferece atividades especiais para crianças. Entre elas, um jogo que reproduz quadros do holandês e um quebra-cabeça magnético (foto) para montar obras inspiradas no trabalho do artista. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Grátis.

Katia Wille

Inspirada na crônica O Poeta e os Olhos da Moça, de Rubem Braga, a artista visual leva suas figuras femininas para a exposição Maria dos Olhos de Piscina. Com curadoria de Isabel Portella, a mostra apresenta dez telas e uma instalação em ladrilhos localizada na parede central do hostel. Contemporâneo Hostel. Rua Bambina, 158, Botafogo. Segunda a domingo, 7h às 23h. Grátis. Até 28 de dezembro.

Anri Sala

O artista albanês transformou o Instituto Moreira Salles com instalações que dialogam com a arquitetura da casa. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis.

Gabinete Contemporâneo de Curiosidades

Obras em pequenos formatos de mais de 100 artistas fazem parte da exposição, com nomes como Vicente de Mello, Walter Carvalho e Renan Cepeda. Galeria Oriente. Rua do Russel, 300, sala 401, Glória. Segunda a sexta, 14h às 20h. Grátis.

Maria Vasco

A artista multimídia apresenta treze esculturas geométricas feitas de ferro que poderão ser tocadas pelo público. HRocha Galeria. Avenida Atlântica, 4240, loja 333, Copacabana. Terça a sábado, 12h às 19h. Grátis.

Amália: Saudades do Brasil


Amália Rodrigues, cantora portuguesa de fado
Amália Rodrigues, cantora portuguesa de fado

Com a proposta de apresentar a relação da fadista portuguesa Amália Rodrigues com o país, a exposição Amália: Saudades do Brasil traz cartazes, partituras e ainda inúmeros registos inéditos de som e imagem. A mostra reúne também obras inspiradas na diva do fado dos artistas contemporâneos Vik Muniz e Francesco Vezzolli. Até 04 de dezembro. Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – Tel.: (21) 3328-5300. Terça a domingo, 10h às 18h.

Flora de Morgan-Snell

A dama da alta sociedade paulista, carioca e europeia manteve fértil produção artística que, após quarenta anos, volta ao circuito em retrospectiva com cerca de setenta obras, entre desenhos, esculturas e pinturas em que predomina o estilo figurativo. Centro Cultural dos Correios. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. A partir de quinta (6).

Lentes da Memória — A Descoberta da Fotografia de Alberto de Sampaio

Em alta qualidade, imagens do cotidiano do século passado e do processo de urbanização da cidade surpreendem os visitantes. Trata-se de registros do advogado e fotógrafo amador que viveu em Petrópolis. Centro Cultural dos Correios. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. A partir de quinta (6).

Stefan Zweig


Stefan Zweig
Stefan Zweig

A exposição faz um passeio pela trajetória do literário e suas andanças pelo mundo até chegar ao Rio de Janeiro. Centro Cultural dos Correios. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. A partir de quinta (6).

Ricardo Siqueira

Os visitantes percorrem a foto-instalação O Casulo, munidos de lanternas, entre imagens que pendem do teto inspiradas pela beleza natural das cavernas brasileiras. Centro Cultural dos Correios. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. A partir de quinta (6).

Moderna para Sempre

Quatro salas do prédio histórico na Praça XV são ocupadas por trabalhos de grandes nomes da fotografia no Brasil. Registros em preto e branco, produzidos a partir dos anos 50 e pouco vistos pelo público, revelam experimentações surpreendentes com luz e composição de formas geométricas. Entre os nomes presentes estão German Lorca, Geraldo de Barros, Paulo Pires e José Oiticica Filho (autor da foto acima). Paço Imperial. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 20 de novembro.

A Lama — De Mariana ao Mar


A Lama
A Lama

Impactantes fotos de Cristiano e Pedro Mascaro feitas após a tragédia de Mariana. Imagens aéreas dão a dimensão do estrago. Outras, ao rés do chão, emocionam por revelar vestígios do que foi a vida na cidade. Paço Imperial. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 20 de novembro.

Viviane Teixeira

A artista plástica apresenta oito coloridas obras que remetem ao ritual do beija-mão nos tempos da monarquia. A obra em destaque dá nome à exposição: The Queen Seated Inside Her Castle. Paço Imperial. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 20 de novembro.

Marcone Moreira

Celebrando dez anos de carreira, o artista empresta novos significados a objetos como madeira de carroceria e caixas de isopor, em uma análise sobre o passado, o presente e manifestações culturais. Paço Imperial. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 20 de novembro.

Renato Bezerra de Mello

A mostra Entre Céu e Água materializa esses dois elementos naturais em obras feitas com tinta de caneta letraset, feltro e papel vegetal, sempre remetendo à cor azul. Paço Imperial. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 20 de novembro.

Julio Bittencourt


Kamado
Kamado

Depois de um ano fechada, a Casa de Cultura Laura Alvim reabre com uma exposição de fotos: Julio Bittencourt flagrou em retratos bem peculiares o cotidiano no Piscinão de Ramos. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2015. Segunda a domingo, 13h às 2h. Grátis.

Francisco Moreira da Costa

Um raro brasileiro adepto da daguerreotipia, método primitivo de fotografia, desenvolvido na primeira metade do século XIX, Costa exibe, na individual Tempo Improvável, registros de candeeiros, cestos, jarro de flores e outros objetos que fazem uma ponte com o passado. Ateliê da Imagem Espaço Cultural. Avenida Pasteur, 453, Urca, ☎ 2541-6930. Segunda a sexta, 10h às 21h; sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 19 de novembro.

Guido Boletti

Radicado em Tiradentes, o pintor italiano expõe suas obras pela primeira vez no Rio. A mostra O Canto da Vida é resultado de uma pesquisa de mais de 25 anos em busca do equilíbrio entre figurativo e abstrato. Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-3112, ↕ Botafogo. Terça a sexta, 14h às 18h; sábado e domingo, 14h às 19h. Grátis. Até 27 de novembro.

Thera Regouin

Holandesa radicada no Rio, a artista estreia em uma galeria carioca exibindo a série Escapando do Caos, na qual apresenta nove pinturas inéditas e outras 21 de diversos períodos, todas de arte abstrata. Galeria CorMovimento. Rua General Urquiza, 67, loja 7, Leblon, ☎ 2239-5693. Segunda a sábado, 13h às 18h. Grátis. Até 26 de novembro.

Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem


Picasso
Picasso

Com 138 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias – a exposição é a maior já realizada sobre Pablo Picasso no Rio. Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake em conjunto com o Musée National Picasso-Paris, a exposição tem curadoria de Emilia Philippot e traça um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases do artista. A exposição percorre sua trajetória desde os anos de formação, com o óleo sobre tela “L’Homme à la casquette” (1895), até os últimos de produção, como na gravura em metal “Couple: femme et hommechien. Avec femme à la fleur” (1972). Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-4896, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Durante a greve dos bancários, o funcionamento de terça a sexta será das 18h às 21h. Grátis. Até 20 de novembro.

Floresta Protetora

O Centro de Visitantes Paineiras, novo acesso ao Cristo Redentor, ganha uma exposição permanente que se propõe a mostrar toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca. Unindo arquitetura, design e tecnologia, ela ocupa uma área de 900m² e faz um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica. Uma linha do tempo traça a história do importante ponto turístico acompanhada por fatos históricos do país, além de depoimentos de visitantes ilustres como Charles Darwin, Olavo Bilac e Machado de Assis. Uma maquete retrata o parque e instalações interativas permitem que os visitantes simulem ecossistemas e os impactos e consequências das ações do homem. Projeções, fotografias de drones e ilustrações também fazem parte da mostra. Centro de Visitantes Paineiras. Estrada das Paineiras, s/nº, Jardim Paineiras, ☎ 2225-7074. Segunda a domingo, 8h às 19h.

Quem é o Homem do Sudário

Depois de passar por várias cidades do Brasil ao longo de quatro anos, a exposição internacional retorna ao Rio de Janeiro. A mostra reconstitui a trajetória do Sudário de Turim, o pano que supostamente teria envolvido Jesus Cristo, por meio de réplicas de elementos datados da Antiguidade. De segunda a domingo, das 9h às 17h. Catedral Metropolitana: Avenida República do Chile, 230 – 245 – Centro. Até 26 de novembro.

Ciência Interativa

Em cartaz desde o dia 7 de abril, a exposição “Descubra e Divirta-se” integra a programação comemorativa de 21 anos da Casa da Ciência. Entre as atrações oferecidas, o público pode conferir experimentos de ótica, além de aprender como controlar os movimentos de uma bola sem tocá-la, congelar a própria sombra, flutuar em espelhos e sentar-se em um banco de pregos sem se machucar. Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, ☎ 3938-5444. Terça a sexta, 9h/20h; sábado, domingo e feriados, 10h/20h.  Até 18 de dezembro.

Modernidades Fotográficas, 1940-1964

Modernidades Fotográficas

Modernidades Fotográficas

Depois de estrear em Berlim, em 2013, e passar por Lisboa, Paris e Madri, a mostra chega ao Instituto Moreira Salles. São 160 trabalhos de profissionais que inauguraram a modernidade no campo da fotografia no país. As imagens, sensacionais e muito bem dispostas na galeria onde estão à mostra, vão do fotojornalismo de José Medeiros (1921-1990) ao modernismo de Marcel Gautherot (1910-1996), passando pela abstração de Thomaz Farkas (1924-2011) e a fotografia industrial de Hans Gunter Flieg. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. →Terça a domingo, 11h às 20h. Até 26 de fevereiro de 2017.

Publicidade