Conceição Evaristo e Bia Bedran participam de roda de leitura on-line
Encontros virtuais abertos ao público encerram ciclos de aprendizado de crianças e jovens do Morro do Alemão
Para quem mora em favelas do Rio de Janeiro “ficar em casa” ou “em isolamento social”, no período em que escolas estão fechadas, não é tão simples. Portanto, um dos grandes desafios das organizações sociais em comunidades é convencer os jovens a se proteger do novo coronavírus.
+ Grátis: escritora lança manual antirracista para crianças
O Projeto Rodas de Leitura do Instituto Estação das Letras, em parceria com a Associação Nagai, vai trabalhar com cerca de 120 famílias do Morro do Alemão, da Favela da Malacacheta, no Rio de Janeiro, virtualmente, através da plataforma Zoom. O Instituto acredita na possibilidade de combater a vulnerabilidade social através de ação cultural e na busca constante pela democratização.
+ Quarenta anos sem Vinicius de Moraes: veja músicas mais tocadas do Poetinha
As rodas têm, ao todo, três meses de encontros semanais com leitura e mediação de professores especializados em torno da obra de três escritores escolhidos pela curadoria do projeto. Cada roda de leitura aborda uma obra diferente, tem duração de quatro semanas e atende crianças de uma faixa etária específica (5 a 8 anos; 9 a 12; e 13 a 21 anos). Os autores Conceição Evaristo, Daniel Mundurku e Bia Bedran vão comparecer, também por chamada de vídeo, ao último encontro de cada ciclo para uma interação, que será aberta ao público.
Todas as crianças vão receber um exemplar do livro trabalhado, adequado à sua faixa etária.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O encontro virtual com a educadora Bia Bedran, acontece nesta segunda (13), às 14h. Para assistir, é só acessar a página do projeto no Facebook.
+ Sete livros de autores negros para ler em família
Em agosto e setembro, respectivamente, o projeto recebe Daniel Munduruku e Conceição Evaristo. O livro de contos Olhos D’água, sobre vidas negras e pobres perdidas tragicamente e que quando muito rendem um registro nos noticiários, será estudado pelos alunos.