Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta com shows de Arlindinho e Olodum

Além das atrações musicais, evento gratuito, que acontece de sexta (7) a domingo (9), terá feira gastronômica, aulas de culinária e debates

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2025, 16h37 - Publicado em 4 nov 2025, 12h46
Grupo Olodum
O Olodum é a atração de sábado, às 19h30, no palco instalado na Praça da Pira (./Divulgação)
Continua após publicidade

Com shows de Olodum, Arlindinho, Teresa Cristina, Grupo Arruda e da bateria da Imperatriz Leopoldinense, o Festival Gastronomia Preta volta ao Centro Cultural Banco do Brasil e à Praça da Pira de sexta (7) a domingo (9). Além das atrações musicais, o evento gratuito, em sua terceira edição, terá feira gastronômica com estandes de empreendedores, cozinha show com apresentações ao vivo de chefs e personalidades do setor e ciclo de debates onde serão discutidos temas como identidade cultural, racismo, inclusão de pessoas pretas no mercado de trabalho, empreendedorismo e representatividade. No encerramento, haverá a entrega do tradicional Prêmio Gastronomia Preta, que reconhece profissionais em 25 categorias. “Em 2025 queremos que o festival esteja entre as grandes festas populares gratuitas do Rio, lembrado pelo preço justo da comida e por atrações potentes”, afirma Breno Cruz, professor da UFRJ e idealizador da iniciativa.

 

Breno Cruz
Professor da UFRJ, Breno Cruz é o idealizador do prêmio e do Festival Gastronomia Preta (Lipe Borges/Divulgação)

A feira gastronômica, com 34 estandes, reúne empreendedores que passaram pela qualificação do Pretonomia, projeto de extensão da UFRJ, também idealizado por Breno Cruz, e desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Rio Othon Palace.

+Maior horta urbana da América Latina é inaugurada no Rio; veja onde fica

Com o DJ Bola comandando o som ambiente nos dois primeiros dias de evento, a programação musical do festival começa na sexta, com show do Grupo Arruda, às 19h30, e de Arlindinho, às 21h30. O Arruda volta no sábado (8), às 15h30, antes dos aguardados shows do Olodum, às 19h30, e da bateria da Imperatriz Leopoldinense, às 22h. O encerramento, no domingo (9), acontece em clima de celebração, com a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, às 17h30, seguida pelos shows de Teresa Cristina, às 19h, e da bateria da Imperatriz, às 22h.

Continua após a publicidade

Na Cozinha Show, no sábado e no domingo, o público poderá acompanhar de perto os preparos e histórias de chefs nacionais e internacionais que compartilham saberes, técnicas e tradições afro-brasileiras. A programação acontece na Sala Multiuso do terceiro andar do CCBB Rio e reúne nomes como Marcos Avalon, Bruna Felizardo, Allan Mamede, Eliane Dias, Ariana Bento, Sebastian Januário, Sidy Gueye, Sarah Koné e Anderson Sousa.

Kátia e Bianca Barbosa
Mãe e filha, as chefs Kátia e Bianca Barbosa participarão do ciclo de debates do Festival Gastronomia Preta (./Divulgação)

Já o Ciclo de Debates, mediado por Karine Oliveira, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, promove rodas de conversa sobre temas como gestão financeira e raça, representatividade na mídia, ancestralidade na gastronomia, insegurança alimentar e liderança negra no poder público. Participam das discussões Patrícia Marins, Aline Santos, Pablo Ramoz, Mariana Bispo, Alexandre Henderson, Kátia e Bianca Barbosa, Vanessa Rocha, Tia Maria Melo, Breno Cruz, Cláudia Ribeiro, Marina do MST, Josué Richardson, Edson Menezes, Marlí Peçanha, Rafaela Bastos e Rodrigo Toledo.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Destaque  no primeiro Guia do Afroturismo Brasileiro, lançado em julho deste ano pelos ministérios do Turismo e da Igualdade Racial, o festival se consolida como um importante ativo de interesse cultural do Rio. “A iniciativa reafirma seu protagonismo no calendário de eventos e reforça o mês da Consciência Negra como um momento de celebração, aprendizado e união”, acrescenta Cruz.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O Festival Gastronomia Preta tem patrocínio do Banco do Brasil e da Prefeitura do Rio.

Centro Cultural Banco do Brasil – Área externa. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Entrada gratuita. Sex.(7),  18h/23h, e sáb. (8) e dom. (9), 12h/23h.  @ccbbrj 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês