Continua após publicidade

Clube de leitura do CCBB debate adaptação de clássico Clarice Lispector

Na agenda da semana, Shopping Leblon recebe workshop de produção de peças com material descartado e turismo sustentável vira pauta no Hotel Nacional

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 3 jun 2024, 13h12 - Publicado em 3 jun 2024, 13h10

O mês de junho está começando, mas a agenda de encontros e palestras pelo Rio está cheia. Sempre é tempo de estimular o pensamento crítico. Confira, abaixo, algumas opções.

+ Aposentado da Guarda Municipal, cãozinho busca novo lar

Clube de Leitura do CCBB reflete sobre A paixão segundo G.H.

Reunindo a biógrafa de Clarice Lispector, Nádia Batella Gotlib, a atriz Maria Fernanda Cândido, o diretor Luiz Fernando Carvalho e a roteirista Melina Dalboni, que transpuseram o clássico para o cinema, o Clube de Leitura do CCBB vai propor uma reflexão sobre o livro, o filme e a adaptação das linguagens.

Afinal, roteirizar textos tão densos como os de Clarice Lispector é uma baita responsabilidade. Maria Fernanda Candido, que estrela o filme dirigido por Carvalho, vai ler seus trechos prediletos do livro, convidando, na sequência, para uma conversa franca e direta com a plateia.

Continua após a publicidade

O encontro acontece na quarta (5), às 15h30, com mediação de Suzana Vargas, curadora do clube.

O livro conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir da protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, a personagem principal depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e, lançando-se para fora do humano, e redescobrindo a própria natureza.

“Para o público, é uma chance imperdível de aprofundar sua reflexão sobre as relações entre cinema e literatura, sobre a força das imagens e da interpretação. GH ganha forma, volume, um rosto”, define Suzana.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66. Qua. (5), 15h30. Grátis. A retirada dos ingressos acontece na bilheteria ou pelo site, a partir das 9h do dia do evento.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

De Portas Abertas para o Saber oferece workshops e debates no Shopping Leblon.

Gratuito, o projeto promove diversas atividades para os cariocas. Na quarta (5), às 17h, o designer Leo Jarlicht, CEO da Vaique, marca de bolsas produzidas com material reciclado, vai falar sobre o próprio trabalho e ainda ajudar os participantes a criar uma peça com itens descartados.

Já no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, a antropóloga Ana Paula Alves e a jornalista Leila Sterenberg conversam sobre o amor nas artes e na cultura.

Continua após a publicidade

No dia 19 de junho, será a vez do jornalista André Fran, responsável por programas como Não Conta Lá Em Casa, do Multishow, bater um papo sobre turismo cultural e viagens para destinos inusitados com Alberto Blois.

Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon. Quartas, 17h. Grátis, com inscrições pelo site.

II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, no Hotel Nacional.

De olho no desenvolvimento econômico e social, diversas cidades ao redor do planeta vêm investindo no turismo sustentável, segmento que gera renda e empregos dignos, além de atrair um perfil de viajante mais consciente e disposto a pagar por experiências autênticas, contribuindo com a cultura e a economia local.

Continua após a publicidade

O Dia do Meio Ambiente foi escolhido para o evento, que acontece no Hotel Nacional, nesta quarta (5), entre 9h e 18h. O ciclo de debates conta com a participação de Tonika Thompson, embaixadora de Barbados no Brasil; Stephanie Horel, gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil; e Adelardus Kilangi, embaixador da República da Tanzânia no Brasil. Os três participarão de um painel sobre os aprendizados vindos do exterior e como alguns países têm feito a transição para um turismo sustentável.

Já Daniela Maia, secretária municipal de turismo do Rio de Janeiro, receberá importantes nomes da gastronomia para um bate-papo sobre o setor como vetor de transformação para o turismo mais sustentável.

+ Sucesso em São Paulo, bar de vinhos na torneira vai abrir em Botafogo

“Acreditamos que a sustentabilidade é um pilar essencial para a nossa indústria, que hoje se tornou um dos motores da economia brasileira. Será um dia inteiro de debates sobre a importância do turismo sustentável tanto no setor público quanto no privado”, adianta Ricardo Carvalho, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus), responsável pelo evento.

Continua após a publicidade

+ As mudanças no câmpus Praia Vermelha da UFRJ com a reinauguração do Canecão

Hotel Nacional. Avenida Niemeyer, 769, São Conrado. Qua, (5), 9h/18h. A partir de R$ 210,00 mais taxas. Ingressos pela Sympla.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.