Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

CCBB recebe mostra de filmes do astro de Hollywood Steve McQueen

Ao mesmo tempo, as Casas Casadas, em Laranjeiras, vão homenagear a influência do ator americano na cultura pop com exposição

Por Marcela Capobianco Atualizado em 2 mar 2021, 12h38 - Publicado em 2 mar 2021, 12h20

Um dos principais fenômenos da era de ouro de Hollywood, o ator Steve McQueen será homenageado numa mostra de filmes que começa no Centro Cultural Banco do Brasil nesta quarta (3).

Steve McQueen – The King of Cool estava prevista para o ano passado, para comemorar os 90 anos de nascimento do ator, mas foi adiada por causa da pandemia. Com curadoria do jornalista, crítico e diretor de cinema Mario Abbade a programação conta com 29 produções, entre filmes estrelados por McQueen e documentários que abordam a carreira do artista.

+ As novidades do streaming em março

Além da filmografia, apresentada em sessões presenciais, haverá debate, aula magna, palestra, lives e sessões com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda descritiva e interpretação em libras) pela internet. Toda a programação será gratuita.

Em português, o apelido The King of Cool seria algo como “o rei dos descolados”. Steve McQueen (04/03/1930 – 07/11/1980) é lembrado por interpretar personagens icônicos, de forma única. O ator ficou marcado por papéis de anti-heróis no cinema, como o ladrão de luxo Thomas Crown, o policial Frank Bullitt e o jogador de poker Cincinnati Kid.

Foi ele quem desafiou a lógica dos mocinhos de Hollywood e acabou se tornado um dos símpobos da contracultura nos EUA. Fora das telonas, ele foi um grande ícone da moda masculina e influenciou milhões de homens ao longo de décadas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Entre os filmes que serão exibidos estão Sete Homens e Um Destino, Fugindo do Inferno, Crown, o Magnífico, Bullit e Papillon.

Segundo o curador, a mostra serve tanto ao estudo das artes cênicas quanto à análise de um fenômeno cultural. “McQueen faz parte de uma linhagem de nomes que constituem marcos da arte dramática, e é preciso que a sua filmografia seja observada e analisada sob essa perspectiva”, avalia Mário Abbade. Expoentes do cinema contemporâneo como Kevin Costner, Pierce Brosnan e Bruce Willis o apontam como herói e inspiração para se tornarem atores.

Continua após a publicidade

+ Série Cidade Invisível, da Netflix, é renovada para a segunda temporada

Nesta quarta (3), às 19h, a crítica de cinema Ana Carolina Garcia vai conversar com Mario Abbade sobre o legado de McQueen no perfil da produta BLG (@blgentretenimento) no Instagram. Já no sábado (6), às 14h, será transmitida a palestra A Narrativa Cinematográfica em Imagens – O Que Está por Trás de Cada Cena. A inscrições – gratuitas – devem ser feitas pelo site Sympla e a transmissão será via Zoom.

As atividades vão até 29 de março e a programação completa pode ser consultada pelo site do CCBB.

+ Postos da orla são estampados com imagens do Rio antigo

Casas Casadas

Nesta quarta (3), o Centro Cultural Cavideo, na sede da RioFilme, nas Casas Casadas, em Laranjeiras, vai inaugurar uma exposição sobre Steve McQueen.

Com a curadoria do produtor e diretor Cavi Borges e montagem de Fabiano Fernandes, a mostra reúne objetos sobre o astro, como cartazes originais de filmes, bonecos, roupas inspiradas em figurinos do ator e miniaturas de carros usados por McQueen em longas.

Também haverá exibição de filmes no ABC Cursos, em todas as terças de março. O evento fica em cartaz até 31 de março.

As Casas Casadas ficam na Rua Leite Leal, 11, em Laranjeiras, e funcionam das 10h às 16h.

Continua após a publicidade
Publicidade