Quase 40 filhotes de cavalo-marinho ameaçado de extinção nasceram no AquaRio
Durante o mês de fevereiro, o espaço promove uma série de atividades educativas para sensibilizar sobre a conservação da espécie
Com aproximadamente 15 centímetros, o pequenino cavalo-marinho é um dos animais aquáticos em ameaça de extinção no país – as três espécies encontradas no Brasil são classificadas como “vulneráveis” pelo ICMBio. No mês de fevereiro, a importância deste animal para o ecossistema marinho será tema de atividades educativas e de uma exposição de fotos no AquaRio, na Zona Portuária. À frente de uma pesquisa sobre a reprodução da espécie, o aquário abriga hoje cerca de 40 filhotes que nasceram no local.
+ Museu de Astronomia e Ciências Afins reabre para visitação com exposição interativa
A programação do Mês do Cavalo-Marinho conta com diferentes atividades para o público infantil, como a “Busca dos cavalos-marinhos”, um circuito em que as crianças devem perguntar curiosidades sobre a espécie para os educadores ambientais do AquaRio. Os pequenos também poderão jogar no “Tabuleiro humano”, que transforma as crianças em peças de um jogo e testa os conhecimentos sobre o animal homenageado.
De segunda à sexta, às 13h30, é realizado o AquaEduca, no Grande Painel, trazendo um bate-papo com o time de biologia do aquário para tirar dúvidas sobre o animal. Já aos fins de semana, às 13h30 e às 15h30, o projeto “Costurando Histórias” apresenta uma história contada e cantada para o público.
A partir do dia 11 de fevereiro, o atrativo turístico também recebe diariamente um teatrinho de fantoches temático, com sessões às 10h30 e às 11h30. E ao fim do circuito, os visitantes poderão ver uma exposição fotográfica com imagens cedidas pelo projeto Cavalos-Marinhos do Rio. A programação completa pode ser conferida no site do AquaRio.
Classificado como um peixe, o cavalo-marinho se alimenta de pequenos crustáceos, larvas e ovos de peixes. Desta forma, a espécie ajuda a controlar as populações de animais no local e a manter o equilíbrio do ecossistema.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Uma peculiaridade do cavalo-marinho é a sua forma de gestação: o macho é quem carrega os filhotes, por cerca de 16 dias. Após esse período, nascem cerca de 1.000 filhotinhos, mas grande parte acaba sendo facilmente predada na natureza.
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). Seg. a sex., 9h/17h (entrada até às 16h); sáb., dom. e fer., 9h/18h (entrada até às 17h). A partir de R$ 70,00. www.aquariomarinhodorio.com.br.