Casa do Choro promove festival on-line com shows e aulas sobre o gênero
Programação gratuita conta com apresentações de Cristóvão Bastos, João Camarero e João Lyra até sexta (23)
O dia 23 de abril não é só a data em que celebra-se e renova-se a fé no Santo Guerreiro. É, também o dia escolhido para exaltar um ritmo essencialmente carioca: o choro.
Para não passar em branco, a Casa do Choro promove, entre segunda (19) e sexta (23), uma programação on-line com shows e aulas gratuitos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Ao reunir estudantes, profissionais e amadores num mesmo ambiente virtual, a Casa do Choro não apenas dará continuidade às atividades culturais e de pesquisa que consolidaram o espaço instalado há 6 anos no centro do Rio de Janeiro, mas também ao trabalho de educação – executado há 21 anos pela Escola Portátil de Música, mantida pelo instituto.
Os workshops estão divididos entre aulas de instrumento – na parte da manhã – e prática de conjunto, à tarde. Serão abordados temas como a história da percussão, além de composições e arranjos típicos do gênero.
+ Lições de João Caetano são transformadas em websérie por Claudio Mendes
Os shows começam com homenagens a Dominguinhos – que completaria 80 anos em fevereiro – e ao compositor, maestro e multi-instumentista Zé Menezes, cujo centenário é comemorado em 2021, nesta segunda (19), a partir das 21h, com mestres da Escola Portátil de Música.
Também há, na programação, apresentações de João Lyra, João Camarero, Cristóvão Bastos e Maurício Carrilho.
Confira a programação completa no site.
+ Semana de Arte Moderna de 1922 é tema de debates on-line do Instituto Moreira Salles
As concorridas rodas de choro serão transmitidas ao vivo pelo Instagram (@casadochoro). “Vai ser interessante ver o festival nesse novo formato, adequado aos tempos de pandemia. Se por um lado os shows e as aulas não podem ser presenciais, por outro a transmissão dos eventos pela internet faz com que as apresentações passem a ter um alcance muito maior que em qualquer edição anterior. Nossa programação poderá ser acompanhada de qualquer canto mundo”, conta o músico e jornalista Pedro Paulo Malta, apresentador das rodas de choro virtuais.
+ Claudio Lins celebra repertório teatral de Chico Buarque em shows on-line
Operando atualmente de forma on-line, a Casa do Choro espera, em breve, lançar a Choro Timeline – uma linha do tempo virtual e interativa sobre o gênero musical.
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara





