Carnaval das artes: o funcionamento de centros culturais no feriadão

O CCBB faz um viradão da concorrida mostra de Leandro Erlich. Museu do Amanhã, IMS e Museu do Pontal também abrem durante a folia

Por Kamille Viola
Atualizado em 22 fev 2022, 19h51 - Publicado em 22 fev 2022, 17h13
Obra da exposição A Tensão, de Leandro Erlich, em que o visitante tem a impressão de se estar dentro de uma piscina, vendo as pessoas que olham para ela da borda
A piscina: sucesso na exposição ilusionista de Leandro Erlich, no CCBB (Guyot - Ortiz/Divulgação)
Continua após publicidade

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

A concorrida exposição A Tensão, de Leandro Erlich, estará aberta ao público nos quatro dias de folia, com um viradão de sábado para domingo e horário diferenciado na segunda, terça e Quarta-Feira de Cinzas. Além disso, haverá discotecagem dos DJs Nepal e Facchinetti. Novos lotes de ingressos serão disponibilizados nesta quarta (23). Além disso, o CCBB Educativo oferece visitas mediadas às 10h, 12h e 16h, com agendamento prévio, e a atividade Ateliê Aberto, às 13h e às 16h no sábado e domingo e às 13h a 15h na segunda e terça, com retirada de senha uma hora antes na bilheteria.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Das 9h de sáb. (26) às 20h de dom (17). Seg. (28) e ter. (1), 09h/18h. Qua. (2), 13h/21h. Grátis. É preciso retirar os ingressos pelo https://www.eventim.com.br.

Instituto Moreira Salles (IMS)

O espaço funciona no sábado e domingo de Carnaval, e reabre na Quarta-Feira de Cinzas. Atualmente, está em cartaz a exposição Espíritos Sem Nome, do fotógrafo Mario Cravo Neto (1947-2009). A mostra reúne 322 itens, entre fotografias, vídeos, desenhos, álbuns, documentos e instalações. A natureza, o povo da Bahia e a religiosidade são alguns temas de destaque na obra do artista, que foi o primeiro fotógrafo brasileiro a alcançar reconhecimento internacional. Hoje, seus trabalhos estão em importantes coleções pelo mundo, como a do MoMa, em Nova York, e do Museu Reina Sofia, em Madri. 

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Sáb. (26) e dom. (27), 10h/18h. Fechado seg. (28) e ter. (1). Grátis. https://www.ims.com.br

Continua após a publicidade

Museu do Amanhã

O museu vai funcionar durante todo o feriado, inclusive na segunda, dia em que normalmente está fechado. Além da exposição principal, o público vai poder ver a mostra temporária Fruturos — Tempos Amazônicos, que traz, ao longo de sete áreas, a grandeza, a biodiversidade e o conhecimento presentes no maior bioma tropical do mundo. O público poderá se sentir parte da floresta a partir da ambientação, com atividades interativas, elementos que revelam a diversidade da Amazônia e a atmosfera sonora da região.

Praça Mauá, 1, Centro. Sáb. (26) a qua. (2), das 10h às 18h (entrada até 17h). R$ 15,00 e R$ 30,00. Cariocas e moradores da cidade pagam meia. Ingressos pelo https://www.eventim.com.br.

Museu do Pontal

O centro cultural abre no sábado e no domingo. Entre as atrações, o conjunto de exposições Novo Ares! Pontal Reinventado, que conta com várias obras interativas em uma mostra de longa duração e cinco temporárias. Além disso, os visitantes têm à disposição as atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e Baú de Brinquedos Populares, em horários pela manhã e à tarde.

Continua após a publicidade

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Sáb. (26) e dom. (27), 10h às 18h. Grátis. É recomendado agendar pelo https://www.sympla.com.br.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.