Nova parada: após Gávea e Madureira, Busão das Artes estaciona na Praça Mauá
É a terceira parada do veículo adaptado que exibe trabalhos de artes visuais e experimentos interativos de abordagem científica. Visitação é gratuita
Depois de passar pela Gávea e por Madureira, o Busão das Artes chega esta quinta (10) à sua terceira parada: a Praça Mauá. O projeto, na verdade, é um caminhão de 15 metros adaptado para receber trabalhos de artes visuais e experimentos interativos de abordagem científica. A visitação é gratuita.
+ Festa Literária das Periferias vai celebrar autores do modernismo negro
Quem for conferir vai descobrir, por exemplo, que existem mais de um quatrilhão de bactérias na Terra, dos quais 100 bilhões habitam o corpo humano e 99,99% ainda sequer foram descobertas.
O Busão traz por exemplo aquela que é a mais completa biometria de um ser humano: a microflora do umbigo, mais específica do que qualquer outra característica individual. Ela está representada nas fotos do artista plástico Vik Muniz que, em parceria com o engenheiro biomédico Tal Danino, fez retratos bacteriológicos de personalidades brasileiras, como Camila Pitanga e Mariana Ximenes.
+ Oscar 2022: veja a lista completa dos filmes indicados e onde assistir
Já obra A Vida Vem da Luz Invisível — Os Povos que Moram no Nosso Corpo, do artista Jaider Esbell (1979-2021), da etnia Macuxi, faz alusão à constante metamorfose que é a vida e foi produzida especialmente para o Busão.
+ Quase 40 filhotes de cavalo-marinho ameaçado de extinção nasceram no AquaRio
Suzana Queiroga criou uma instalação que permite ao visitante interagir com uma simulação do ambiente das bactérias. Com recortes em placas de policarbonato alveolar em cores translúcidas, ela construiu uma obra que une o conceito das placas de Petri — usadas para o cultivo e análise de microorganismos em laboratório — com a proposta de sua série O Mundo Segue Indiferente a Nós.
+ A Marrom tá on: Alcione faz show em todas as quartas de fevereiro
A obra O Beijo da Pikaia, de Walmor Correa, envolve de forma bem-humorada sereias e pikaias, uma espécie de animal marinho que viveu há cerca de 500 milhões de anos, no período Cambriano.
+ Adiado para março, Show de Verão da Mangueira terá participação de Gal Costa
Com o sucesso, a exposição itinerante vai se estender até maio e ganhou uma nova parada: a Cidade das Artes, onde vai abordar também a temática do meio-ambiente. Dois artistas serão convidados a criar obras que se somarão ao projeto, dessa vez abordando a questão ambiental.
Busão das Artes. Praça Mauá, s/nº, Centro. 10 a 13 de fevereiro, 16 a 19 de fevereiro e 21 a 24 de fevereiro, 9h/17h. Visitas agendadas: 9h/11h e 15h/17h. Grátis Até 24 de fevereiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui