Continua após publicidade

Atores cegos apresentam clássico de Nelson Rodrigues no Rio

Encenada no escuro, peça convida público a entender a história através de outros sentidos

Por Renata Magalhães
Atualizado em 8 mar 2017, 18h29 - Publicado em 8 mar 2017, 18h28

Sucesso em São Paulo, o projeto Teatro Cego chega ao Rio com o espetáculo O Grande Viúvo, baseado no conto de Nelson Rodrigues. Atores cegos e sem a deficiência apresentam a montagem em uma sala completamente escura, onde os espectadores se veem obrigados a entender o enredo estimulados por sons, vozes e cheiros. As sessões acontecem de sexta (9) a domingo (12), no Teatro Fashion Mall.

O público divide o palco com o elenco, formado por seis atores – metade com deficiência visual – e três músicos que têm o desafio de interpretar a trilha sonora do espetáculo na mais completa escuridão. Logo na entrada, os espectadores recebem ajuda dos atores para chegar até o palco. O formato Teatro Cego propõe ao espectador que enxerga, um mergulho na realidade das pessoas com deficiência visual, recorrendo a outros sentidos e à intuição para compreender a trama.

Para o diretor Paulo Palado, que também atua na peça, a experiência vem sendo um grande aprendizado. “Quando as luzes se apagam, somos todos iguais”, afirma. Luiz Mel, que assina a direção musical e a produção da montagem, acredita que o projeto tem dois grandes objetivos: “Queremos dar às pessoas com deficiência a oportunidade de trabalhar no teatro – tanto como atores quanto na produção – e também oferecer aos que enxergam a oportunidade de viver uma experiência inovadora.”

Continua após a publicidade

A trama trata do drama de um viúvo que, após perder sua adorada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à sua amada. Porém, não antes de construir um mausoléu para repousar junto da esposa. Inconformados com essa decisão, seus familiares tentam, a todo custo, convencê-lo a desistir do suicídio e, para isso, inventam calúnias sobre a falecida.

Teatro Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899, São Conrado. Quinta (9), 21h; sexta (10), 21h30; sábado (11), 19h e 21h30; domingo (12), 20h. R$ 50,00. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.