Arte digital: jardim sensorial feito com animação é a nova atração do CCBB
Instalação Floras foi criada especificamente para o lugar por Rejane Cantoni e propõe uma reflexão sobre a relação entre a natureza e as novas tecnologias
A recepção do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) vai se transformar em um jardim sensorial feito de luz e cores, com flores e folhas digitais movidas pelo vento, tempestades, pássaros e muito mais. A partir desta quarta (1), o espaço passa a ser ocupado pela instalação Floras, de Rejane Cantoni.
+ Festival Novas Frequências apresenta 40 atrações gratuitas até 5 de dezembro
A obra site specific (criada especialmente para o lugar) é composta de 50 animações geradas por processos algorítmicos e está em constante transformação, o que significa que o espectador pode voltar a ela diversas vezes que nunca vai encontrar a mesma instalação. Além disso, o público pode interagir pelo perfil @nft_floras, no Instagram. A cada vez que alguém dá uma curtida em um dos vídeos publicados, o programa interpreta o like e, como resultado, novos vídeos são gerados.
+ Mais um palco de volta: Teatro Cesgranrio reabre com musical natalino
Rejane Cantoni criou instalações em importantes instituições e participou de mostras de arte eletrônica e digital em diversos países. Pesquisadora de sistemas de informação, em seus trabalhos discute a relação entre o homem e as máquinas. Em Floras, ela propõe uma reflexão sobre a natureza e novas tecnologias como blockchain, cryptoart e NFTs.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Abertura: Qua. (1), 9h. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui