Continua após publicidade

Grátis: aniversário de Drummond terá curso e filmes on-line

Programação, tradicionalmente desenvolvida pelo Instituto Moreira Salles, marca os 118 anos do nascimento do poeta mineiro

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 30 out 2020, 11h01 - Publicado em 29 out 2020, 20h16
drummond 2
Carlos Drummond de Andrade: poeta nascido em 31 de outubro de 1902 ganha homenagens do IMS (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Em 31 de outubro de 1902, na cidade mineira de Itabira (MG), nascia o poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes da cultura brasileira. Para celebrar a obra do escritor, o Instituto Moreira Salles promove, desde 2011, o Dia D – Dia Drummond, com uma extensa programação.

+ Maria Ribeiro: “Descancelando 2020”

Em 2020, o Dia D vai acontecer somente pelas plataformas digitais, com um curso gratuito, ministrado pelo ensaísta, músico e professor José Miguel Wisnik, e a exibição de dois filmes sobre a vida e a obra do poeta mineiro.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A partir de seu ensaio A maquinação do mundo (Companhia das Letras, 2019) Wisnik, em três aulas, aborda a presença de Itabira nos poemas e textos memorialísticos de Drummond. O curso passa também pelos quiprocós que resultaram na criação da Companhia Vale do Rio Doce e na sua consequente ação sobre o pico do Cauê, o que desencadeou a reação de Drummond em poemas, crônicas e textos jornalísticos de intervenção.

Continua após a publicidade

Wisnik observa a atualidade das duras críticas de Drummond, quando não só Itabira – mas também o Brasil e o mundo – se depara com as tragédias de Mariana e Brumadinho. Todo o conteúdo estará disponível no site Dia Drummond.

Lançados pelo IMS em DVD em 2012 e 2014, respectivamente, os filmes Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade serão disponibilizados gratuitamente no mesmo site.

+ Saudades de ir ao cinema? Confira as estreias do mês

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho, Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade reúne quatro escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos.

Continua após a publicidade

+ Veja Rio Recomenda: mostra imersiva, peça on-line e show de Jorge Aragão

Já Consideração do Poema é composto por leituras de poemas de Drummond por poetas, escritores, compositores, atores, intelectuais e outras figuras públicas, a exemplo de Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso e Chico Buarque. A direção é de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura, e fotografia de Alexandre Wahrhaftig.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.