Continua após publicidade

Sobra mês no fim do dinheiro: 9 programas gratuitos para o fim de semana

De roda de chorinho a exposições de arte, passando por duas feiras e um concerto no Forte de Copacabana, opções para se divertir sem coçar o bolso

Por Kamille Viola
Atualizado em 23 fev 2024, 17h30 - Publicado em 23 fev 2024, 15h27

Corpo Popular

Último fim de semana para conferir a mostra de Leandro Vieira, Carnavalesco da Imperatriz. Com curadoria de Daniela Name, a exposição debate a construção artística de fantasias nos dez desfiles criados por Vieira para o Carnaval carioca, jogando luz sobre quem as quem as veste. Serão exibidos croquis, projetos e instalações, entre outros.

Paço Imperial. Praça XV de novembro, 48, Centro. Ter. a dom., 12h/18h. Grátis. Até domingo (25).

Diálogos

Com curadoria de Edson Cardoso, a mostra propõe o diálogo e o convívio das diferenças por meio da arte, reunido artistas brasileiros e suecos. Há trabalhos figurativos e abstratos, de nomes como Glauco Cibella, Samantha Quintans, Angela Oker-Blom e Olli Malmivaara, entre outros.

Continua após a publicidade

Ava Galleria Rio. Fábrica Bhering. Rua Orestes, 28, 2º andar, Santo Cristo. Abertura: Sex. (23), 15h. Qua. a sáb., 11h/17h. Grátis. Até 9 de março.

Entrelinhas do Cotidiano

A mostra de videoarte é a terceira e última etapa da exposição Caleidoscópio: O Cotidiano em Movimento, que busca explorar as múltiplas facetas do dia a dia por meio da arte. Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a coletiva reúne trabalhos de 22 artistas, combinando elementos do cinema, das artes visuais e da performance em uma única mídia.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 30 de março.

Continua após a publicidade

Exposição Rio Open

Com a chancela do torneio, a mostra reúne curiosidades sobre o Rio e itens de tenistas campeões, como a Moeda do Coin Toss de Rafael Nadal, a bola da final de Dominc Thiem, a munhequeira da final de Christian Garin e o tênis e a camisa da final do Cameron Norrie. Há também uma área sensorial com mãos de jogadores, entre outras atrações.

Shopping Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco, 290, piso L. Grátis. Sex. e sáb., 10h/22h. Dom., 12h/21h. Até domingo (25).

Feira Circuito Carioca da Gema

Continua após a publicidade

Formado por artesãos e microempreendedores, o projeto pousa no Flamengo, com produtores de moda, acessórios, artesanato, gastronomia e mais. 

Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho, no Flamengo. Dom. (25), 9h. Grátis.

Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades

No sábado (24), a companhia apresenta na Praça Mauá o espetáculo O Belo Amor — Nove Mulheres em Estado de Poesia, com criação e direção de Ligia Veiga, diretora artística do grupo, a partir de poemas e cantos de Conceição Evaristo, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Clementina de Jesus, Girley Miranda e outras autoras. O espetáculo reúne música e coreografias com perna de pau.

Continua após a publicidade

Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, Centro. Sáb. (24), 17h. Grátis.

Junta Local

A feira de pequenos produtores, a maioria de gastronomia, realiza seu pouso semanal em Laranjeiras e o mensal na famosa Praça dos Cavalinhos, na Tijuca. Em fevereiro, o evento da Zona Norte tem horário especial, para fugir do calor, começando e terminando mais tarde que o usual.

Travessa Euricles de Matos, Laranjeiras. Sáb. (24), 8h/15h. Grátis. Praça Xavier de Brito, Tijuca. Dom. (25), 13h20h. Grátis.

Continua após a publicidade

Orquestra de Violões do Forte

A apresentação marca a abertura dos concertos mensais da orquestra no local e também a celebração do Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês. Em homenagem à data, os músicos irão executar quatro obras chinesas, todas com arranjos especialmente produzidos para o projeto. O evento contará ainda com a participação de integrantes da Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa e com uma performance de kung fu.

Forte de Copacabana. Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Copacabana. Sáb. (24), 18h. Grátis.

Zé Paulo Becker e Choro na Varanda

O violonista comanda o evento ao lado de Silvério Pontes (trompete), Kiko Horta (acordeon), Luis Barcelos (bandolim), Joana Queiroz (flauta), Joana Silveira (clarinete), Rafael Mallmith (violão 7 cordas) e Bernardo Aguiar (pandeiro). No repertório, mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e outros, além de muito improviso.

Blue Note Rio. Calçadão. Avenida Atlântica, 1910, Copacabana. Dom. (25), 16h. Grátis. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.