Conheça as casas temáticas que continuam a funcionar na Paralimpíada
Nove países mantêm seus espaços de hospitalidades abertos ao público. Suíça, Alemanha, Colômbia e Japão são algumas das casas que oferecem opções de gastronomia e cultura
Grande atração durante os Jogos Rio 2016, as casas temáticas dos países atraíram centenas de milhares de visitantes com uma boa oferta de cultura, gastronomia e diversão. Muitas já se despediram do Rio, mas algumas delas continuam abertas ao público até o fim da Paralimpíada, que vai de 7 a 18 de setembro. Nesse período, 22 modalidades esportivas serão disputadas por atletas com deficiência. Enquanto as competições rolam nas arenas, oito espaços de hospitalidade oferecem as mais diversas atividades. Confira a programação:
ALEMANHA
OliAle – Alemanha na Praia
Ponto de encontro na areia do Leblon, o pavilhão da Alemanha reabre nos dias 26, 27 e 28 de agosto com uma amostra da cultura e da gastronomia local, de salsichas e linguiças a cerveja artesanal. Transmissões ao vivo, DJ e atividades esportivas fazem parte da programação, que pode ser conferida no Facebook do Consulado-Geral da Alemanha no Rio. Durante os Jogos Paralímpicos, passa a funcionar de quinta a domingo.
Endereço: Praia do Leblon (em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Datas e horários de funcionamento: 26, 27 e 28 de agosto, das 11h às 18h; durante os Jogos Paralímpicos, de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30
BRASIL
Casa Brasil
Instalada em dois armazéns no Píer Mauá, a casa brasileira oferece a turistas (e cariocas) um pouquinho da cultura local, com oficina de preparação de café e degustação de chocolate, cachaça e vinho. Shows de música brasileira e exposições, além de simuladores de realidade virtual e esportes para crianças, completam a programação.
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: até 6 de setembro, das 14h às 20h. De 7 a 18 de setembro, das 10h às 20h
COLÔMBIA
Casa Colômbia Rio 2016
Degustação de café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó, e mostra de peças do artesanato colombiano estão entre as atrações da primeira casa temática do país em Jogos Olímpicos.
Endereço: Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h
GRÃ-BRETANHA
British House
Depois de ocupar o Parque Lage nos Jogos Olímpicos, a residência oficial britânica migra para o Shopping Metropolitano a partir do dia 7. Além de celebrar as vitórias dos atletas paraolímpicos, a programação visa a promover a cultura, educação e esportes do Reino Unido. Para visitar, é preciso se inscrever no site oficial.
Endereço: Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h
ITÁLIA
Casa Itália
O espaço que funcionou na Olimpíada no Clube Costa Brava, no Joá, apenas para convidados, terá novo endereço a partir do dia 6: uma paróquia no Recreio, a poucos quilômetros do Parque Olímpico. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.
Endereço: Paróquia Imaculada Conceição (Rua Humberto Cozzo, 41, Recreio)
Datas e horários de funcionamento: 6 a 17 de setembro (horário a confirmar)
JAPÃO
Casa Japão – Tóquio 2020
Próximo país a sediar os Jogos Olímpicos, o Japão recepciona atletas e visitantes que quiserem ter uma experiência da “omotenashi”, a hospitalidade japonesa, na Cidade das Artes. A lista de atrações inclui culinária japonesa, a cargo do restaurante Ten Kai, performances de tradicções culturais e experiências interativas. A principal exibição promove os Jogos Tóquio 2020. Confira a programação.
Endereço: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: de 8 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dia 17 de setembro, apenas com convite)
MÉXICO
Casa México
No Museu Histórico Nacional, a casa reabre no dia 3 de agosto com exposições e dicas de turismo no país. Para as crianças, vale conhecer a mostra interativa Frida e Eu, inspirada na artista plástica Frida Kahlo.
Endereço: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 3 de agosto a 15 de setembro, das 10h às 17h30
PYEONG CHANG
Casa PyeongChang
Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia terá degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing.
Endereço: Quiosques QL03/ QL04 (Avenida Atlântica, praia do Leme)
Datas e horários de funcionamento: 7 a 18 de setembro (horário a confirmar)
SUÍÇA
Baixo Suíça 2016
Com filas diárias e atividades gratuitas para todas as idades, o espaço conta com pista de patinação de gelo sintético ao ar livre, um trem com óculos de realidade virtual e um globo de neve gigante, sucesso entre a criançada,q eu voltam a funcionar a partir do dia 7. Na ala gastronômica, destaque para o típico churrasco suíço feuerring, degustação de raclete e workshop de chocolate. Veja programação completa.
Endereço: Campo de beisebol (Lagoa Rodrigo de Freitas)
Datas e horários de funcionamento: Entre 24 de agosto e 6 de setembro, de quarta a sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo das 11h às 23h. De 7 a 18 de setembro, diariamente das 11h às 23h.