Clique e assine por apenas 4,90/mês

Festival de teatro on-line terá cenas curtas e debates sobre o ofício

Iniciativa da Associação de Produtores de Teatro traz atores consagrados e chama atenção para campanha de doações a trabalhadores que estão parados

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 8 Maio 2020, 11h37 - Publicado em 8 Maio 2020, 11h34

Desde que o período de isolamento social foi decretado, a Associação de Produtores de Teatro do Rio (APTR) vem fazendo uma série de ações para ajudar trabalhadores que, da noite para o dia, ficaram sem fonte de renda e sem perspectiva de melhora. Neste fim de semana, no entanto, a ação pretende exaltar a arte do ator e valorizar o ofício de quem precisou se afastar dos palcos. Através das redes sociais da APTR, artistas como Amir Haddad, Armando Babaioff, Leandra Leal, Vera Fischer, Caio Blat,  Heloisa Périssé e Ney Latorraca vão participar do evento, seja enviando vídeos, participando de leituras teatrais ou debates sobre a arte de interpretar. A mostra tenta ampliar a arrecadação de doações para a campanha APTR ao Lado do Trabalhador de Teatro, que já beneficiou 500 profissionais e suas famílias, com um cartão Vale Refeição, no valor de 500 reais. A meta, agora, é alcançar 1000 contemplados. Em todas as ações, haverá um código QR da Sympla ou este link, pelo qual o público pode fazer a sua contribuição.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Confira a programação completa:

Terceiro Sinal:

Continua após a publicidade

Textos e provocações de profissionais da cadeia produtiva do teatro –atores, criadores, técnicos, produtores – sobre as sensações (frio na barriga, coração palpitando, fome…) após o terceiro sinal, que antecede a entrada dos atores em cena. Vídeos curtos com impressões pessoais para Instagram, Facebook e Youtube serão postados de sexta (8) a domingo (10). Participarão desta ação: Alan Rocha, Aloisio de Abreu, Amir Haddad, Armando Babaioff, Betty Gofman, Carla Faour, Fábio Enriquez, Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, Françoise Forton, Guilherme Weber, Gustavo Gasparani, Helga Nemetik, Kelzy Ecard, Leandra Leal, Lilian Valeska, Luis Lobianco, Marcos Veras, Marta Paret, Renato Machado, Rodrigo Pandolfo, Sabrina Korgut, Susana Ribeiro, Tadeu Aguiar, Wanderley Gomes e outros.

+ Cineasta Domingos Oliveira ganha mostra on-line gratuita

A abertura acontecerá com um texto de Eduardo Bakr interpretado por Bel Kutner, Camila Amado (áudio), Carol Aguiar, Flavia Santana, Françoise Forton, Gilberto Gawronski, Leticia Soares, Luiz Guilherme, Marcelo Alonso Neves (música), Miriam Freeland, Mouhamed Harfouch, Roberto Bontempo, Tadeu Aguiar, Vera Fischer, entre outros.

Cenas de Casa:

Continua após a publicidade

Interpretações de textos teatrais, poemas ou letras de música enquanto o artista executa alguma atividade cotidiana da quarentena, como lavar louça, fazer faxina, passar roupa, preparar a refeição). A ideia é utilizar a casa como elemento de inspiração. A diretora Monique Gardenberg sequenciou onze vídeos curtos, dirigidos e produzidos por artistas como Luisa e Guel Arraes, Caio Blat, Deborah Evelyn, Caco Ciocler, Drica Moraes, Laila Garin, entre outros. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube e na página do Facebook da APTR.

+ Zeca Pagodinho, Roberto Carlos e Anitta farão lives no fim de semana

Na Coxi@:

Live no Instagram da APTR, de até uma hora, com artistas convidados, transmitida, de sexta (8) a domingo (10), às 18h. Serão abordados temas transversais sobre cultura e o cotidiano na pandemia. As atrizes Elisa Lucinda e Mariana Lima já confirmaram presença.

Continua após a publicidade

APTR Convida:

Bate-papo com o produtor teatral Eduardo Barata. Um encontro teatral entre 3 ou 4 profissionais de relevância para a cena brasileira. A transmissão será ao vivo, de sexta (8) a domingo (10), sempre às 19h, via Instagram, Facebook e Youtube, pelos perfis oficiais da APTR.

+ Setor audiovisual sofre para sobreviver na pandemia

Nesta sexta (8), as atrizes Grace Passô, Inês Viana, Teuda Bara e Denise Fraga falam sobre mulheres e coletivos teatrais. No sábado (9), será a vez dos atores Diogo Vilela, Ney Latorraca, Lucio Mauro Filho e Heloísa Périssé discutirem sobre o teatro e o humor. Já no domingo (10), entram em cena, pela internet, claro, as artistas Nicete Bruno, Eva Wilma e Léa Garcia

Continua após a publicidade

Sexta-feira / 08 de maio Mulheres e coletivos teatrais Diogo Vilela, Ney Latorraca, Lucio Mauro Filho e Heloísa PérisséSábado / 09 de maio Teatro e humor Nicete Bruno, Eva Wilma e Léa Garcia num papo inspirado no Dia das Mães: o mãetriarcado teatral.

@to Musical:

Live no Instagram da APTR, de até uma hora de duração, de artistas convidados. A transmissão acontecerá de sexta (8) a domingo (10), às 21h, pelo @aptroficial. Os artistas apresentarão canções de sua preferência, conversando sobre espetáculos musicais e interagindo com o público. Entre os nomes confirmados estão Lucinha e Claudio Lins, mãe e filho, Thati Lopes e Evelyn Castro.

Publicidade